• Mata Sul
  • Ceclin
jul 14, 2017 0 Comentário


Kits de computadores utilizados para inclusão digital são entregues as Casas das Juventudes

SDSCJ entrega computadores  para Casas das Juventudes. Fotos: Pedro Luiz

SDSCJ entrega computadores para Casas das Juventudes. Fotos: Pedro Luiz

Ação é resultado de parceria com o Banco do Brasil e o Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife

por Alexandre Acioli

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, por meio da Executiva de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), subordinada à SDSCJ e dirigida por João Suassuna, fez a entrega, na manhã da quinta-feira (13), de oito kits de computadores que serão utilizados em atividades de inclusão digital promovidas nas Casas das Juventudes de seis municípios: Bonito, Glória do Goitá, Sertânia, Bezerros, Lagoa de Itaenga e São José do Egito.

Cada kit contém 11 computadores completos (modelo dual core, monitores de LCD) e foram doados numa parceria com o Banco do Brasil e o Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC) /Centro Marista Circuito Jovem do Recife. A solenidade de entrega dos equipamentos ocorreu no auditório do Banco do Brasil, no Bairro do Recife.

João Suassuna afirmou que, mais do que entrega de computadores, o ato representa um investimento da SDSCJ em cidadania, educação, socialização e inclusão sócio-digital dos jovens pernambucanos, através das Casas das Juventudes.

Atualmente, existem 100 Casas das Juventudes instaladas em 99 municípios, em todas as 12 regiões de desenvolvimento do Estado (RD). O programa tem o objetivo de apoiar os coletivos e movimentos juvenis; fomentar o desenvolvimento da autonomia, participação, democratização das tecnologias de informação e da comunicação, além da formação política e cidadã. Atende jovens de 15 a 29 anos de idade.

Capacitação – Além dos kits de computadores, a parceria da SDSCJ/SEPCJ com a CRC e o Banco do Brasil, vai possibilitar uma outra parceria, com a Associação de Telecentros e Negócios (ATN), para a execução de um programa continuado de capacitação  à distância para cerca de 1 mil jovens por ano.

O representante da Superintendência do Banco do Brasil em Pernambuco, Edmilson Duarte, ressaltou a importância da parceria que a instituição e o CRC têm com o Estado, o que já possibilitou a doação de computadores para 85 municípios pernambucanos. O banco também tem uma parceria com a Funase, que possibilitou a implantação de telecentros para cursos de Robótica nas unidades de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. O projeto Pernambuco Digital 2.1 prevê a instalação de 22 telecentros nas unidades de ressocialização da Funase.

Capoeira – A solenidade foi aberta com uma apresentação de maculelê e jogo de capoeira regional, do Grupo Nação Pernambuco, que ministra aulas de cultura popular para adolescentes em processo de ressocialização, no Case de Jaboatão dos Guararapes. O evento de entrega dos kits contou com as presenças de representantes dos municípios beneficiados, da Funase, Fundação Centro de Educação Comunitária e Social do Nordeste (Cecosne), do Serpro, CRC, ATN, Prefeitura do Recife, Centro Marista do Recife e ONG Moradia e Cidadania.