• Ceclin
set 17, 2018 0 Comentário


João Santos pretende requalificar o Programa Chapéu de Palha

O candidato também se compromete a buscar o fortalecimento da Agricultura Familiar. Foto: A Voz da Vitória

O candidato também se compromete a buscar o fortalecimento da Agricultura Familiar. Foto: A Voz da Vitória

por Lissandro Nascimento

O candidato a deputado estadual de Pernambuco João Santos Silva (PCdoB) prestigiou na manhã do último domingo (16/9), a assembleia geral dos trabalhadores assalariados da área rural da Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, quando na oportunidade reafirmou compromissos com a categoria baseado em sua plataforma de propostas que pretende efetuar na construção do futuro mandato na Alepe.

Santos é presidente licenciado da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF-PE) e conhece de perto a realidade do agricultor.   Os assalariados da área rural estão discutindo sua pauta de reivindicações da 39ª Campanha Salarial dos Canavieiros e das Canavieiras, puxada pelo Sindicato de Trabalhadores/as Assalariados/as de Vitória (STTAR), situado no Centro da cidade. João Santos se lembrou na abertura da assembleia da realização da primeira greve articulada pela sua gestão à frente do sindicato em Vitória, instalada na Destilaria JB. Ele aproveitou para agradecer o reconhecimento de todos pelo legado deixado pelo seu pai, Manoel Santos, fundador do órgão sindical na cidade.

LEIA TAMBÉM:

Canavieiros da Vitória de Santo Antão buscam assegurar valorização do Piso

Vitória de Santo Antão acolhe João Santos como candidato estadual

João Santos pretende requalificar o Programa Chapéu de Palha 16.09.2018“Vamos ser deputado para garantir a luta do campo e defender o fortalecimento da agricultura familiar e buscar melhorias para os trabalhadores canavieiros. Nosso mandato é coletivo e também será itinerante, pois estará sempre se reunindo com as bases sindicais nos mais de cem municípios onde estamos presentes. O mandato será de vocês!”, adiantou João Santos que recebeu calorosa recepção da platéia.

João Santos citou que uma de suas propostas se for eleito deputado estadual será articular a requalificação do Programa Chapéu de Palha. Instituído pelo Governo de Pernambuco, o Programa foi criado para combater os efeitos do desemprego decorrentes da entressafra da cana-de-açúcar e da fruticultura irrigada e das condições adversas para a pesca artesanal. Contribui para as áreas de Educação, Saúde, Cidadania, Habitação, Infraestrutura e Meio Ambiente no campo, gerando renda, reforço alimentar, capacitação e melhoria da qualidade de vida da população afetada. “Vamos propor para alterar no Chapéu de Palha o acesso daqueles que já recebem o Bolsa Família. É preciso que todos tenham acesso a bonificação integral independente de estar inserido ou não no Bolsa Família”, propõe. A atual regra não permite que canavieiros que já tenham acesso ao Bolsa Família, esses estarem inseridos no Chapéu de Palha.

O candidato também se compromete a buscar o fortalecimento da Agricultura Familiar, bem como defende mecanismos que articulem o acesso ao crédito do PRONAF e a Assistência Técnica no campo (ATER), além de propor a isenção total de impostos sobre os produtos da Agricultura Familiar. Ele ainda sugere, caso seja eleito, políticas fiscais diferenciadas para as agroindústrias familiares, a regularização da política fundiária e ampliação do Crédito Fundiário como principais formas de desenvolvimento socioeconômico do meio rural, baseado na economia solidária e no cooperativismo.

ESCADA

Renildo Calheiros e João Santos PCdoB 2018

Após cumprir agenda em Vitória, o candidato João Santos participou ao lado do candidato a deputado Federal Renildo Calheiros (PCdoB), de uma Prosa Política com dezenas de trabalhadores da Agricultura Familiar da área rural da cidade de Escada, na Mata Sul, na manhã do domingo (16/9). O evento foi numa casa de shows às margens da rodovia BR-101, quando na oportunidade consolidou o apoio de lideranças do setor às candidaturas do PCdoB. A atividade de campanha abriu uma rede de apoios para a divulgação da candidatura de João Santos no Município.

PERFIL - De Vitória de Santo Antão, João Santos Silva (ex-PT), 58 anos, casado, pai de quatro filhos, é um dos fundadores e presidente licenciado da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF-PE) e coordenador licenciado da Política Sindical da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (CONTRAF). João Santos é filho do saudoso Manuel Santos, fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória. Seu pai foi o primeiro vereador comunista eleito na cidade no início da década de 1980.

Começou sua militância aos 15 anos quando se filiou ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória, onde coordenou assentamentos. Foi assessor do Polo Mata Sul da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (FETAPE), coordenando a organização dos Sindicatos dos Trab. Rurais (STR’s) daquela região, criando o Fundo Agrário. Em 2003, fundou a FETRAF-PE, na qual ocupa o cargo de presidente. Uma vida política intrinsecamente ligada à voz do campo.