• Ceclin
set 22, 2015 0 Comentário


IFPE Barreiros promoverá cultura surda dia 30

IesaIFPEfullEm comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado dia 26 de setembro, o IFPE-Campus Barreiros promoverá, na quarta-feira (30), o primeiro Encontro Setembro Azul (ESA). O nome faz uma referência à campanha nacional de valorização do Povo Surdo, que promove a cultura surda e mobiliza ações em defesa das escolas bilíngues para surdos.

“Setembro é importante, porque diversos marcos para a comunidade surda aconteceram neste mês, por exemplo: a fundação do Instituto Nacional de Surdos; o reconhecimento da profissão de intérprete de Libras, além da comemoração do dia da Língua de Sinais e do dia Internacional dos Surdos”, explica o intérprete de Libras do Campus Barreiros, Carlos Eduardo de Oliveira.

Promovido pelo Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas (Napne) do Campus Barreiros, o evento contará com palestras e oficinas. Às 9h, a assistente social surda, Mariana Hora, falará sobre “A Importância e os desafios do movimento Surdo”.

Em seguida, o intérprete de Libras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Roberto Carlos, ministrará a palestra “A inserção do tradutor-intérprete de Libras nas Universidades”. E, à tarde, Thiago Cezar conduzirá a oficina “Tradução e interpretação de músicas em Libras”.

O encontro ainda contará com a participação dos surdos do Campus, que atuaram como monitores do evento e darão depoimentos sobre sua experiência na instituição.O evento é aberto ao público e acontecerá no auditório central, das 9h às 16h.

Com Informações da Assessoria