• Ceclin
set 24, 2018 0 Comentário


Feiras da Economia Solidária acontecem em Chã de Alegria, Feira Nova, Glória e Lagoa de Itaenga

Mata Norte e Recife recebem feiras de economia solidária  

Feira de Glória do GoitáCinco municípios da Mata Norte e o Recife irão receber feiras de Artesanato e Agricultura Familiar em uma ação realizada pela  gerência de Economia Solidária da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq) pelo Projeto Promoções de Ações Integradas de Economia Solidária em Pernambuco (INTEGRA). A ação tem como objetivo o fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária e as parcerias entre os mesmos e as instituições públicas.

A feira contempla artesanatos variados, alimentos provenientes da agricultura familiar e seu beneficiamento. Os preços são populares.

No Recife, o primeiro espaço a receber a feira itinerante é a Agência do Trabalho, na Rua da Aurora, na Boa Vista, nos dias 25 e 26 de setembro, até as 13 horas. Em seguida, é a vez do Centro Cultural de Santo Amaro nos dias 3 e 4 de outubro pela manhã e à tarde.

Na Mata Norte, os eventos acontecerão em cinco municípios: Feira Nova (28 e 29/09), Carpina (3 e 4/10), Chã de Alegria (5/10), Lagoa de Itaenga (10 e 11/10) e Glória do Goitá (13/10). Os produtos expostos serão de empreendimentos de economia solidária provenientes de nove municípios Tracunhaém, Carpina, Glória do Goitá, Chã de Alegria, Feira Nova, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Paudalho e Nazaré da Mata.

Em Lagoa de Itaenga, haverá um evento cultural e palestras sobre empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária. Já em Glória do Goitá, a feira estimulou a criação do Dia do Empreendedor, realizado pela primeira vez este ano no segundo sábado de outubro. Diversas ações estão programadas com o apoio do Sebrae e da Secretaria de Saúde como orientação aos empreendimentos, regularização de documentação e exames de saúde. Em Chã de Alegria o evento coincidirá com a Festa da Padroeira da Cidade e em Feira Nova com a Festa da Farinha.