• FAMAM
  • Ceclin
dez 14, 2018 0 Comentário


Estudantes de Nutrição da UFPE Vitória criam produtos à base de beterraba

Turma elaborou produtos do decorrer da disciplina e realizou exposição.  Fotos: Divulgação

Turma elaborou produtos do decorrer da disciplina e realizou exposição. Fotos: Divulgação

Exposição dos produtos desenvolvidos a partir do processamento da beterraba aconteceu na última quarta-feira (12)

A beterraba foi a bola da vez deste semestre na disciplina de Tecnologia de Alimentos realizada no curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, localizado em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. A disciplina é coordenada pelo professor Leandro Finkler em colaboração com a professora Zelyta Pinheiro de Faro e, a cada período, os alunos buscam desenvolver produtos com base em um insumo.

A exposição dos produtos desenvolvidos a partir do processamento da beterraba aconteceu na última quarta-feira (12/12), após a apresentação do trabalho final da turma, e incluiu xarope de beterraba, água gaseificada, geleia, beterraba minimamente processada, picles, sacolé gourmet, refogado de folhas e talos, chips, corante natural, espetinho e extrato fermentado, tudo elaborado no Laboratório de Tecnologia de Alimentos do CAV.

Nesse semestre, houve a continuação da colaboração da cervejaria PatL ou para a produção da cerveja de beterraba – no ano passado, já havia sido produzida uma versão com jerimum. Além disso, houve a elaboração de produtos “tipo”, como é o caso do carpaccio, da farofa e do caviar. “O produto tipo caviar trouxe à disciplina um conceito que vem ganhando espaço, que é o da gastronomia molecular”, afirmou Finkler.

O professor comemora o sucesso da metodologia desenvolvida e implementada tanto em sala de aula quanto no laboratório. Para ele, o grupo de universitários que desenvolveu os produtos vem fortalecendo ainda mais a ideia de que a aprendizagem deve ser empreendedora. “Encontrar potencial produtivo para o que é produzido no interior está sendo a grande recompensa”, comemora.

Produtos com beterraba vão de sacolé e geleia até cerveja e carpaccio

Produtos com beterraba vão de sacolé e geleia até cerveja e carpaccio