• FAMAM
  • Ceclin
out 31, 2008 0 Comentário


Estado terá plano inédito para juventude

JULIANA ARETAKIS

Garantir os direitos dos jovens através de ações e políticas públicas. O anseio que sempre foi uma antiga reivindicação da juventude pernambucana ganhará mais expressão, hoje (31), com a sanção do Plano Estadual da Juventude e do Conselho Estadual de Políticas Públicas da Juventude, às 16h30, em frente ao Palácio do Campo das Princesas.

O Estado será o primeiro do País a possuir o plano, onde serão contempladas as áreas de mundo do trabalho, cultura da paz e não violência, diversidade, saúde, educação e cultura.
As propostas a serem implementadas foram obtidas após entrevistas com cerca de 2.500 jovens de 12 regiões do Estado, em 2007, e com mais dez mil jovens, este ano. As ações devem ser executadas em dez anos.
De acordo com o gerente de articulação da Secretaria Especial de Juventude e Emprego (Seje), Felix Aureliano, o plano irá assegurar a garantia dos direitos sociais e econômicos dos jovens. “Este é o primeiro marco legal destinado aos jovens do país. É nessa parcela da população que encontramos as maiores divergências e os piores indicadores de desemprego, educação e mortalidade. Porém, agora será lei e eles terão todos os direitos”.
(Folha de Pernambuco).