• Ceclin
out 06, 2010 3 visualização 5 Comentários


Eleições 2010 em Vitória de Santo Antão (II)

OS “FEDERAIS” DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
Gráfico do Blog O Grito da Juventude.

Não é de hoje que Vitória de Santo Antão tem postulantes à vaga no Congresso Nacional. 
Já tentaram Tomé Ferraz, Bione, Antonio de Lemos, Irmão Eletricista, Breno Ramos, dentre outros. Contudo, nenhuma pra valer mesmo!
Decerto, o Município alimenta muito bem essa ideia de ter um deputado Federal de Vitória, a constatar pelo volume de votos dados nas três últimas eleições à Câmara dos Deputados a quem se aventura.

Presenciamos nestas eleições 2010 cinco candidatos a deputado Federal radicados em Vitória de Santo Antão. Nenhum logrou êxito. A saber: Egildo do Livro (PHS), Gilvan Contador (PDT) – que chegou a ser candidato a Prefeito da cidade na última eleição; Davi Preto (PTC) – ligado ao Dep. Henrique Queiroz (PR); Carlos Alberto (PV) que fez dobradinha aqui com o gravataense Joaquim Neto (PSDB) para estadual; além de Verônica ((PMN) – uma ilustre desconhecida do bairro de Água Branca, todos da Vitória de Santo Antão.

Vale destacar apenas a perfomance positiva de Egildo do Livro que foi o mais votado, obtendo dentre estes 4.454 votos em todo Pernambuco, destes, 3.419 votos apenas em Vitória de Santo Antão. Outro, foi o contabilista Gilvan Leonel que ficou conhecido na eleição passada como candidato a prefeito, obtendo como candidato a deputado Federal o total de 2.526 votos no Estado, destes, 1.082 só em Vitória.
Dos outros, Davi Preto com 2.517 votos no geral e 1.890 votos só em Vitória. Davi já disputou vaga para Vereador e tentou pela segunda vez a Federal, todos sem êxito. O líder comunitário Carlos Alberto já foi ligado ao grupo de Paulo Roberto, obteve 797 votos em Pernambuco e apenas 563 em Vitória de Santo Antão. Carlos Alberto já foi candidato a deputado estadual e a vereador, ambos sem êxito.
Já  Verônica obteve no geral 490 votos, destes, 357 em Vitória. O PMN  lançou ela para Federal, bem como  a sua irmã para estadual, a fim de cumprir as exigências de vagas para mulheres na chapa proporcional.
Dos cinco candidatos a Federal radicados em Vitória, apenas Egildo do Livro e Gilvan Contador reúnem as condições necessárias para disputar com êxito uma das vagas à Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão nas eleições 2012.
por Lissandro Nascimento.