• FAMAM
  • Ceclin
fev 12, 2019 0 Comentário


Educação de Escada confirma redução na Taxa de Distorção Idade/Série

Educação de Escada confirma redução na Taxa de Distorção Idade-Série

A distorção idade-série é a proporção de alunos com mais de 2 anos de atraso escolar. No Brasil, a criança deve ingressar no 1º ano do ensino fundamental aos 6 anos de idade, permanecendo no Ensino Fundamental até o 9º ano, com a expectativa de que conclua os estudos nesta modalidade até os 14 anos de idade.

No município de Escada, na Mata Sul pernambucana, em praticamente todos os anos do Ensino Fundamental têm-se registrada a redução dessa taxa de distorção idade/série nas escolas da Rede Pública Municipal. Com exceção do 4º ano (onde se verificou um crescimento), os demais índices se mostram estáveis.

O gráfico que ilustra essa matéria confirma essa tendência. Com dados computados entre os anos de 2012 a 2017 (portanto, num intervalo de 6 anos), a redução foi mais significativa no 3º, 5º, 6º e 7º ano – este último registrando queda de 10 pontos percentuais na taxa.

“Às vezes a criança entra tarde na escola; ou é reprovada; ou desiste e retorna anos depois. Enfim, podem surgir várias justificativas. Essa redução demonstra que estamos corrigindo anualmente um dos grandes problemas da nossa Educação”, destacou Ana Neto, gerente de Ensino na Prefeitura de Escada.