• Ceclin
jan 02, 2019 0 Comentário


Confira dicas para conquistar um emprego em 2019

Há Vagas

vagas-para-estagio-2012-avonManter as redes sociais profissionais atualizadas, reformular o currículo e manter a objetividade na busca do emprego. Estas são as principais orientações de especialistas quando o assunto é recolocação profissional no mercado de trabalho. Apesar da retomada ainda lenta da economia, a construção de uma boa imagem pode auxiliar quem está desempregado no caminho de volta ao emprego formal em 2019.

Um desses caminhos é a construção de um bom currículo. Segundo a coach e especialista em LinkedIn e currículo, Raquel de Oliveira Amaral, o documento deve ser claro e sucinto nos objetivos do candidato. “Primeiro: o currículo nunca deve passar de uma página. Além das informações essenciais, como nome, email, telefone e endereço, ele deve conter no objetivo qual a vaga que o candidato quer ocupar. Ele deve fazer um resumo explicando quais as suas principais qualificações e sua trajetória profissional”, explica.

De acordo com ela, um dos principais desafios para quem precisa entrar no mercado é mostrar seus pontos positivos e suas principais conquistas como profissional. “A pessoa deve se mostrar. O currículo deve se aproximar ao máximo do que o recrutador quer. Então, se, por exemplo, o candidato está procurando algo relacionado a vendas, ele deve procurar apresentar quais as características principais naquela função. Da mesma forma, a orientação vale para outros perfis de candidatos”, afirma Raquel de Oliveira.

Outra forma possível de conquistar uma vaga de emprego é através do LinkedIn, rede social profissional composta por mais de 500 milhões de usuários. Para conquistar os recrutadores da rede, com empresas nacionais e multinacionais envolvidas, o perfil deve atender às especificidades da área requisitada.

Logo no início, o candidato deve ter a apresentação e perfil aberto para análise de recrutamento. Isso porque no momento em que a empresa fizer o filtro do profissional, os canais de e-mail e telefone devem ficar claros para possíveis contatos no futuro.

Como a rede social possui filtros, a ponte de contato vai ser guiada por palavras-chaves. “Geralmente, a empresa coloca as 10 competências que requer de um profissional. Então é essencial que ele coloque na rede social quais as suas para poder entrar naquele filtro. Você deve atentar para esses detalhes para não perder aquele emprego. Um passo muito importante também é manter o perfil atualizado. O sistema vai perceber que você está entrando todos os dias e começa a te mandar vagas, por exemplo”, completa Raquel de Oliveira.