• Ceclin
dez 04, 2015 0 Comentário


Comunidade acadêmica IFPE elege nova reitora; Vitória tem novo diretor

Mauro França é eleito novo diretor do Campos Vitória

Mauro França é eleito novo diretor do Campus IFPE Vitória

Com 53,9%, a professora Anália Ribeiro foi eleita pela comunidade acadêmica para assumir a reitoria do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) a partir de 2016. A votação ocorreu nesta quarta-feira (2) e mobilizou docentes, técnicos-administrativos e estudantes os 16 campi do Instituto, além dos polos de Educação a Distância.

A reitora eleita é formada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é doutora em Psicologia Cognitiva pela mesma instituição. Anália ingressou no Instituto em 1994 e já esteve à frente das direções de Ensino e de Assistência ao Estudante e também das pró-reitorias de Ensino e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, à qual esteve vinculada desde 2012 até o início da campanha eleitoral.

O segundo colocado, Valbérico Cardoso, Diretor do Campus Recife, obteve 40,65% dos votos. Os outros três candidatos somaram juntos pouco mais de 5%. Apesar de o resultado estar consolidado, a apuração ainda não foi integralizada pois falta efetuar a contagem dos votos depositados nas urnas dos polos de Educação a Distância (EAD) localizados em Santana do Ipanema (AL), Dias Ávila (BA) e Águas Belas (PE), que estão a caminho da capital.

O quantitativo de votos pendentes, no entanto, é pequeno e não é suficiente para alterar o quadro atual. De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, a previsão é de que a contagem seja finalizada até esta sexta-feira (4). O resultado, no entanto, será homologado pelo Conselho Superior do IFPE, na reunião extraordinária agendada para o dia 14/12.

No IFPE Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, o Professor Mauro França, de 49 anos, obteve 54,32% do universo de 834 votantes. Sua adversária, Professora Ana Patrícia obteve 45,68%. Mauro contou com o apoio do atual gestor do IFPE Vitória, Sérgio Paulo D’Oleron, pelo qual conquistou expressiva votação de 460 estudantes, 33 professores e 40 funcionários do campi.

“A votação de ontem ocorreu normalmente, sem ocorrências ou pedidos impugnação. Contamos com a colaboração observadores externos vindos da OAB, do Ministério da Educação e da Procuradoria Federal para que todo o processo transcorresse dentro da normalidade. Por volta da 1h da madrugada, já tínhamos o resultado definido”, afirmou o presidente da CEC, Hallyson Freitas.

O pleito também serviu para eleger os novos (as) Diretores (as) Gerais de nove campi do IFPE. São eles: Ezenildo de Lima (Campus Afogados da Ingazeira), Adalberto Arruada – Professor Cumaru (Campus Barreiros), Francisco Chagas (Campus Belo Jardim), Elaine Cristina (Campus Caruaru), José Carlos de Sá (Campus Garanhuns), Ênio Camilo (Campus Ipojuca), Valdemir Mariano (Campus Pesqueira), Marivaldo Rosas (Campus Recife) e Mauro França, clique AQUI para acessar a apuração dos votos. (Campus Vitória de Santo Antão).

com Informações da Assessoria