Arquivos do Blog

Leitor elogia conteúdo do Blog A Voz da Vitória e abomina oligarquia familiar da cidade

Bom Dia, Prezados do A Voz da Vitória!

Gostaria de parabenizá-los pelas corajosas matérias sobre a classe política (se assim podemos chamá-los) da nossa Vitória de Santo Antão. Adorei o artigo que vocês publicaram sobre as oligarquias familiares que dominam a nossa cidade; realmente, em Vitória podemos ver nitidamente que o Coronelismo ainda existe, assim como, o Voto de Cabresto.

Fiz um pacto comigo mesmo, de que em quanto tiver vergonha na cara não votarei jamais nessas famílias. Quero dizer que continuem assim não se rendendo a essas escórias; são portais de notícias como vocês que nos fazem acreditar ainda no Brasil (e não frases faladas para sensibilizar o povo). E que Deus nos ajude, pois não vejo quem o possa fazer a não ser Ele!”

por Ronaldo Rodrigues.

Confira um dos artigos clicando AQUI

 

 

Vitória: Internauta se queixa de rua em péssimas condições nos Borges

Leitor do Blog, que preferiu não se identificar, reclama das condições inacessíveis de uma via na localidade dos Borges, no Centro de Vitória. A imagem e os relatos foram enviados ao WhatsApp do Portal A Voz da Vitória, através do número (81) 9992.9364.

“A rua que moro, cheia de buraco. Toda vez que vou na Secretaria de Obras da Prefeitura da Vitória de Santo Antão sempre dizem que a máquina está quebrada, e só vejo elas desfilando por aí. Essa rua fica nos Borges, em frente a Oficina do “Peinha”. Toda vez que chove, além dos buracos na ladeira o barro desce pro asfalto. Quando está seco já via pessoas caírem de moto”.

Assaltantes oriundos de Gravatá são capturados em flagrante por assalto em Pombos

O Plantão da Jornada Extra de Segurança da Delegacia de Polícia da 62ª Circunscrição – Gravatá registrou na noite de ontem (23) a prisão em flagrante de Helry Henig Marques, de 18 anos de idade, acompanhado de um adolescente. Ambos são moradores da cidade de Gravatá, no Agreste, e se encontravam na vizinha cidade de Pombos com uma motocicleta Honda modelo CG 125 FAN KS, ano 2011, cor preta, placa PFO-2590 (de Bezerros).

Os dois estavam munidos com um simulacro de arma de fogo quando realizaram um assalto contra outro adolescente, roubando do mesmo o ciclomotor marca Phoenix, 50cc, ano 2011/2012, cor preta, sem placa.

Surpreendidos com a rápida ação da Polícia Militar, contando com a ajuda de populares, se conseguiu localizar a rota de fuga dos suspeitos, o que gerou uma agitada perseguição. Durante a abordagem policial, Helry chegou a sacar a arma de brinquedo da cintura e a fazer menção de que iria efetuar disparos contra a equipe policial, quando o então Cabo Rosaldo, em reação de defesa, acabou alvejando o assaltante no glúteo direito com um tiro de metralhadora.

Com Helry foram encontrados a motocicleta, que havia sido furtada em Gravatá no dia anterior (22) pelo próprio adolescente comparsa nos crimes, além do simulacro de arma de fogo, um telefone celular e seis pedras de Crack; enquanto com o adolescente infrator foi encontrado o ciclomotor que haviam acabado de roubar.

Logo depois, Helry foi socorrido ao hospital de Pombos, de onde foi encaminhado para o Hospital Otávio de Freitas, em Recife, estando desde então custodiado pela PM. Após receber alta, ele será encaminhado ao Presídio da Vitória de Santo Antão. Já o adolescente foi apresentado à Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Pombos, como determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.

com informações do Amaraji Notícias e da Assessoria PM 

 

Em Vitória, alunos da Escola Rotary realizam ato de prevenção à Dengue

Alunos da Escola Rotary, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, realizaram durante a manhã desta sexta-feira (24), um ato de conscientização voltado à prevenção e combate ao Mosquito da Dengue (Aedes Aegypti). Os estudantes, na faixa etária de 06 a 12 anos, saíram pelas ruas do Alto Nossa Senhora do Amparo segurando cartazes e distribuindo panfletos com informações importantes no combate ao mosquito transmissor.

Sobre a Dengue – Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. É estimado que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas morem em países onde a dengue é endêmica.

Na região das Américas, a doença tem se disseminado com surtos cíclicos ocorrendo a cada 3/5 anos. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986, intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente indenes ou alteração do sorotipo predominante. O maior surto no Brasil ocorreu em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados. Atualmente, circulam no país os quatro sorotipos da doença. (Fonte: portalsaude.saude.gov.br).

Leitor denuncia entulhos, poste apagado e mato alto no Lídia Queiroz, em Vitória

WhatsApp do Portal A Voz da Vitória (81 – 9992.9364).

Através do WhatsApp, um internauta enviou ao Blog A Voz da Vitória seu relato a respeito da situação de uma via situada no Loteamento Tancredo Neves, no Bairro Lídia Queiroz, em Vitória de Santo Antão. De acordo com o autor da denúncia, entulhos deixados após uma obra da Prefeitura obstrui parcialmente um dos acessos da localidade. Ainda de acordo com o internauta, o mato alto tem contribuído na proliferação de insetos e répteis. Ele reclama, inclusive, de um poste de iluminação sem funcionamento.

“Prezados do A Voz da Vitória, Bom dia!

Venho através deste informar o abandono da Prefeitura Municipal da Vitória com relação ao Bairro do Tancredo Neves, localizado no Lídia Queiroz, sendo mais especifico por trás do Brasilgás. Eles realizaram o asfalto e deixaram os entulhos e os matos no local do serviço. Já fazem 3 meses e eles não tomaram nenhuma providência com relação a este assunto. Lembrando a Celpe, que há mais de 4 meses esse poste em frente aos entulhos está apagado dificultando a visão durante a noite.”

 Diego Oliveira.

(Imagem mostra mato alto ao lado de residência).

Em Vitória, SINTEPE comemora Dia dos Professores com lançamento de livros

(Fotos: Marcio Souza / A Voz da Vitória).

A comemoração pela passagem do Dia dos Professores não poderia ”passar em branco” pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (SINTEPE). A data, comemorada precisamente no dia 15 de outubro, foi celebrada pelos profissionais da educação nesta quinta-feira (23), em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Educadores e diretores do sindicato estiveram presentes no almoço comemorativo realizado no restaurante Pizza Grill, na área central da cidade.

O ato, além de confraternizar a classe, foi marcado pelo lançamento de dois livros, cuja abordagens estão voltadas ao cotidiano dos professores e os desafios da área sindicalista. Os temas são: “Trabalho na Educação Básica em Pernambuco”, organizado pelas pesquisadoras Dalila Andrade Oliveira e Lívia Fraga Vieira, que compila dados da pesquisa de mesmo nome que traçou um perfil da educação básica no Estado e a realidade socioeconômica dos funcionários do setor; e ”Sindicalismo docente, desafios e perspectivas”, organizado pelas professores Dalila Andrade Oliveira e Savana Diniz Gomes Melo, que faz um apanhado da história do sindicalismo docente e das políticas equivocadas de bonificação em países como Brasil, Argentina, Chile, Canadá e Estados Unidos.

A coordenadora regional do SINTEPE, Clícia Roberta, responsável pela mobilização local,  falou sobre o evento. “Periodicamente, realizamos essas atividades. Hoje, com o lançamento do livro, mostramos que sempre estamos juntos por um ideal”, sentenciou. Rita de Cássia, secretária para assuntos educacionais enfatizou a determinação dos educadores em prol das causas sindicais. “No meio de tantos compromissos, vocês estão aqui. Agradecemos pela presença, e pela determinação dos educadores em sempre participar de atos como esse”, destacou. Ela esteve acompanhada da professora Cleidmar Barbosa, também secretária.

Sobre os livros…. 

(As informações são do site do SINTEPE)

A pesquisa publicada no livro “Trabalho na Educação Básica em Pernambuco” foi encomendada pelo Sintepe junto ao Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais – Gestrado / UFMG. Entre os anos de 2012 e 2013, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, ouviram 1.591 trabalhadores em educação de Pernambuco, entre professores e funcionários de escolas com o objetivo de traçar um perfil socioeconômico dos funcionários da educação pública no estado.

Já o livro ” Sindicalismo docente, desafios e perspectivas” é fruto da necessidade dos pesquisadores em explicar as políticas educacionais de várias partes do mundo. Para tanto, foram feitos interlocuções com pesquisadores da Argentina, Chile, Estados Unidos, Canadá, e de vários estados do Brasil. O livro compila um pouco da história dos movimentos sindicais docentes nesse países e como as políticas educacionais são entendidas pelos trabalhadores em educação dessas localidades.

Confira fotos do evento:

Vitória perde para a Ferroviária no Carneirão

(Foto: Luciano Abreu).

Com o resultado, o Tricolor das Tabocas não possui chances de classificação para as semifinais do Brasileiro Feminino

O Vitória não possui mais chances de classificação para as semifinais do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Nesta quarta-feira (22), o Tricolor das Tabocas perdeu por 2×1 para a Ferroviária-SP, no Estádio Severino Cândido Carneiro, em Vitória de Santo Antão.  Raquel marcou os dois gols da equipe paulista, enquanto Amanda fez o do Vitória.

O Tricolor das Tabocas está na terceira colocação do grupo 6, com quatro pontos, enquanto a Ferroviária lidera a chave, com 13. A segunda posição pertece ao Adeco-SP, com 10, que venceu o Pinheirense por 2×0. Na próxima rodada, o Vitória encara o Adeco, no sábado (25), às 15h30 (horário do Recife), no Estádio Rodolfo Crespi, em São Paulo.

Encontro Internacional de Educação Física acontece na UFPE Vitória

(Evento acontece em novembro no CAV/UFPE - Foto: Marcio Souza / A Voz da Vitória).

Acontece em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, nos dias  10 e 11 de novembro, o V Encontro Internacional de Pesquisa em Educação Física e Nutrição (Eipen). O evento, que abordará temas relacionados às ciências do esporte e sua relação com a nutrição, vai acontecer no Centro Acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE).

Entre os destaques do encontro estão as conferências e seus respectivos temas. Um dos assuntos será abordado pela professora inglesa Susan Ozanne que falará sobre “Programação nutricional de resistência à insulina: causas e consequências” (Nutritional programming of insulin resistance: causes and consequences). Já o professor Dr. Egberto Gaspar de Moura, aborda sobre  ”Obesidade e disfunção endócrina programados pelo ambiente materno”.

Para conferir a programação completa basta clicar AQUI.

Abertas inscrições para Congresso Internacional no IFPE Vitória

(Foto: Divulgação).

Interessados em participar do 1º Congresso Internacional do Programa Despertando Vocações para Licenciatura – COINTER-PDVL já podem realizar inscrição. O evento ocorrerá entre os dias 27 e 28 de novembro, no campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O tema central é a “Formação de Professores e Rede de Cooperação Internacional – uma estratégia multidisciplinar para o fortalecimento da carreira docente em Química”.

As inscrições e submissão de trabalhos poderão ser feitas, gratuitamente, até o dia 31 de outubro de 2014, através do site do evento. O número de vagas é limitado a 200 participantes. Durante o credenciamento, os participantes deverão entregar 1Kg ou cinco pacotes de 200g de leite em pó. O material arrecadado será destinado a entidades filantrópicas do município da Vitória de Santo Antão.

Serão considerados artigos com até quatro autores, incluindo o orientador. O mesmo participante poderá submeter até dois trabalhos como autor, sendo um na modalidade “Comunicação Oral” e o outro na modalidade “Pôster”. A Confirmação das inscrições se dará por homologação a partir do dia 5 de novembro. Será dada prioridade aos inscritos que tiverem trabalhos selecionados para apresentação, seguido do critério de ordem de inscrição.

O Congresso é uma realização do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciatura (PDVL). Entre os objetivos, estão a discussão dos caminhos e perspectivas dos estudos na área de Formação de Professores em Química; divulgação dos conteúdos e resultados de pesquisas; estabelecimento de trocas de experiências entre docentes investigadores do Brasil e do exterior; a contribuição na formação dos estudantes de licenciatura em Química e o estímulo a geração de novas redes de cooperação multicêntricas.

Para as instituições que tenham interesse em conhecer o Programa Despertando Vocações para Licenciaturas, haverá um momento antes do evento, no dia 26, no qual será realizada a apresentação do formato do Programa, suas ações e resultados parciais.

Outras informações, inscrições e submissão de trabalhos através do site: http://www.cointer-pdvl.com.br.

Em Vitória, jovem é morto com tiro próximo ao ouvido na área rural

(Fotos: Eliel Magno / A Cara de Vitória).

Um adolescente de 15 anos foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (22), no Sítio Cacimba, na zona rural da Vitória de Santo Antão,  Zona da Mata do Estado. A vítima foi identificada como Jhonny Victor Silva dos Santos.

Segundo a análise dos peritos, o menor de idade foi assassinado com um disparo de arma de fogo na região da cabeça, próximo ao ouvido.

Jhonny era morador de Glória do Goitá, na Mata Norte, e acredita-se que ele tenha sido atraído até o local para ser morto. O Instituto de Medicina Legal (IML) recolheu o corpo. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios do Município, no entanto, ainda não há informações de suspeitos.

João Álvares completa 80 anos com a missão de celebrar Vitória de Santo Antão

Recentemente registrou-se os oitenta anos do empresário e jornalista vitoriense João de Albuquerque Álvares. A data chegou a ser referenciada inclusive pelo Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, através do Professor Pedro Ferrer,  numa graciosa homenagem que o Jornal da Instituição – O Vitoriense – o fez merecidamente. Recebi também uma cópia que o próprio João Álvares produziu, assinalando sua autobiografia – batizada de SINOPSE – ilustrando, em seu salutar e maduro conteúdo, suas inúmeras atividades e contribuições dispensadas ao longo de sua vida especialmente dedicadas a Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, resumindo in loco suas impressões de vida ao longo dos seus oitenta anos.

Sua impagável contribuição foi quando nos últimos anos produziu o livro sobre a História da Vitória, o que permitiu perpetuar a sequência das obras lançadas pelo ilustre vitoriense José Aragão em sua histórica trilogia, resgatando períodos históricos da cidade desde 1626 até a década de 1980, continuados por Álvares até a presente década, os quais, em suas transcrições, reverberam centenas de textos do Blog A Voz da Vitória (Ver AQUI).

João de Albuquerque Álvares é uma daquelas personalidades que enobrecem as virtudes e a boa essência da vida humana. Sua trajetória é marcada pela seriedade e sensibilidade, atestados como homem de família, honrado também como homem público, além de deter exemplos de bom profissional em tudo que fez, somado ao fato de ser comprometido e dedicado as nobres causas da Terra das Tabocas. Tive o prazer em conhecê-lo ainda adolescente, quando ele atuava como lojista em um estabelecimento comercial no Centro da cidade. Logo adiante, tivemos dois momentos que nos aproximaram e tenho o prazer em destacar: o primeiro foi quando debatemos fatos históricos vitorienses em um programa de rádio que eu apresentava (AQUI); o outro, foi quando eu fui convidado a fazer parte de uma sabatina que lhe foi feita em sua homenagem (AQUI).

CASAL 20 vitoriense: João e Lourdinha Álvares. Foto: Blog do Pilako

Na Sinopse, João Álvares relata suas experiências desde quando veio ao mundo no dia 13 de outubro de 1934. Aos 03 anos, foi acometido pelo vírus da Poliomielite, que o deixou com sequela no pé e na perna direita. Mesmo assim, começou a trabalhar aos 15 anos no antigo Banco Financiador. Em 1960, casou-se com Lourdinha Álvares e constituiu família com quatro filhos e cinco netos. Desde jovem, atuava no setor jornalístico, influenciado pelo professor José Aragão, e paralelamente exerceu a atividade de empresário desde o ano de 1957. Na imprensa, ele editou com oficina própria o Jornal Gazeta da Vitória. Foi correspondente do Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco durante vários anos. Nos jornais vitorienses, João Álvares escreveu para: O Progresso, O Lidador, Vitória Hoje, A Voz da Vitória e o Jornal da Vitória (José Edalvo). Relata ainda sua participação em diversos segmentos sociais, quando atuou praticamente em todas as frentes – carnavalesco, educacional, social, filantrópico e empresarial – onde narra com entusiasmo.

Determinado e motivado a prosseguir, João Álvares anuncia sua próxima obra que pretende deixar de presente às futuras gerações: A Revista – LINHA DO TEMPO. Ele assegura registrar por ordem cronológica os eventos considerados relevantes desde a fundação do Município em 17 de janeiro de 1626 até 17 de janeiro de 2015. O projeto coaduna com a segunda fase que pretende reunir o período de 2015 a 2026, quando Vitória de Santo Antão completará 400 anos de fundação.

 

 

No Feminino, Vitória encara decisão diante da Ferroviária

(Foto: Marcio Souza / A Voz da Vitória).

Em busca da classificação para as semifinais do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, o Vitória, nesta quarta-feira (22), entra em campo para encarar o Ferroviária Ferroviária/SP, às 19h (horário do Recife), precisando de um triunfo. O duelo será realizado no Estádio Severino Cândido Carneiro, em Vitória de Santo Antão.

O Tricolor das Tabocas ocupa a terceira colocação do grupo 6, com quatro pontos. A equipe paulista lidera a chave, com dez. A conquista dos três pontos é primordial para o Vitória, que torce por um tropeço da Adeco, que está na segunda posição, com sete. Na última rodada, as duas equipes se enfrentam em São Paulo.

Com informações da FPF.

WhatsApp: Estrada de acesso ao IFPE Vitória em situação crítica, denuncia internauta

Não é de hoje que surgem reclamações acerca da principal estrada que leva até o Campus IFPE Vitória de Santo Antão, situado em Terra Preta, área rural da cidade. Em julho, a entidade alterou o itinerário do ônibus que transportava os estudantes, devido a péssima condição de acesso. Pelo visto, a história não mudou muito, e pelo que se vê o estado da via continua o mesmo.  Não houve melhorias, e não há previsão para que isso ocorra.

Esta semana mais uma reclamação veio à tona. O internauta José Hemerson Gomes enviou através do WhatsApp do A Voz da Vitória algumas imagens que retratam a situação atual em que vive a estrada e reitera que a obra de um residencial naquela localidade tem agravado o problema.

Confira o relato:

“Boa tarde. Sou morador do planalto Terra Preta que fica próximo ao Residencial Bela Vista. Para chegar em minha residência tenho que transitar na estrada que dá acesso ao IFPE, e devido ao escoamento de água das obras do residencial Bela Vista, parte da estrada, em frente a VALPLAST está em situação precária. Agora imagine nos dias que chove? os moradores da localidade e funcionários e alunos do IFPE estão sofrendo com o descaso causado e com a falta de fiscalização do órgão competente. Desde quando foi feita a terraplanagem do Residencial Bela Vista, há uns 12 meses que estamos nessa situação”. 

WhatsApp do Portal A Voz da Vitória (81 – 9992.9364).

Acidente no interior da Paraíba deixa três vitorienses mortos

(Foto: Aline Galdino / G1PB).

Serão sepultados na manhã desta terça-feira (21) no Cemitério São Sebastião, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, os três corpos das vítimas do acidente que ocorreu na BR 104 – na zona rural da Cidade de Alcantil, no Estado da Paraíba. O acidente aconteceu na tarde do último domingo, quando o motorista do caminhão de placa – KGK 2070, perdeu o controle numa curva da Rodovia e caiu num barranco, deixando o motorista e os dois ajudantes mortos no local.

As vítimas são: Carlos Alberto Batista de Souza, Paulo Rufino dos Santos Júnior, e Gilson José da Silva. Todos de Vitória de Santo Antão, dos bairros de Lídia Queiroz, Cajá e Loteamento Belo Horizonte. Os corpos chegaram no inicio da noite dessa segunda-feira. O caminhão estava com uma carga de tomates e havia saído de Campina Grande com destino ao Município.

De acordo com informações colhidas pela Policia Rodoviária Federal da Paraíba, o condutor e os passageiros foram esmagados pela cabine. De acordo com o Agricultor Joaquim Pereira, morador da comunidade onde foi registrada a tragédia, os acidentes são constantes no local. Recentemente um outro caminhão com uma carga de laranjas também caiu no mesmo barranco. Ele disse que estava chegando em casa quando ocorreu o acidente, e ainda correu para tentar socorrer os ocupantes do caminhão, mas quando viu, já estavam mortos. De acordo com o coordenador do DNIT/PB, Leonardo Martinho, o trecho onde vem ocorrendo os acidentes, será sinalizado em breve.

 

 

Instituto Histórico da Vitória define nova composição de sua diretoria

O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA) realizou na manhã desse domingo (19), a eleição que decidiu a nova composição de sua diretoria para o biênio 2014-2016. Atualmente, quem preside o Instituto é o Professor Pedro Ferrer, sendo ele o único a formar uma chapa para concorrer ao pleito, e como estava previsto, vai ficar na presidência por mais dois anos.

Apenas puderam votar os sócios efetivos que estavam quites com a tesouraria, conforme o regimento interno. Além de Pedro Ferrer como Presidente, a composição ficou a seguinte: Maria de Fátima Alves (1ª vice); Claudemir Coelho (2º vice); Enedino Soares (1º secretário); Claudia Vicente (2º secretário); Carlos Freire (1º tesoureiro); Serafim Lemos (2º tesoureiro); Luciene Freitas (oradora); e Marcelo Hermínio (Dir. de Patrimônio).

Página 1 de 33812345102030...Última »