Arquivos do Blog

Leitores do Blog reclamam da escuridão em pátio de eventos da Vitória de Santo Antão


patio vitoriaMoradores dos bairros nos arredores do Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, na área central da Vitória de Santo Antão, Zona da Mata, reclamam da precária iluminação pública naquele espaço que fica no final da Avenida Mariana Amália. No período noturno, muitos moradores que caminhavam no pátio deixaram de fazer suas atividades por receio da violência agravada com a falta de iluminação.

Esta via urbana liga diretamente a cinco bairros, sobretudo o Alto Nossa Senhora do Amparo, que dá inclusive acesso ao Alto da Balança, porém os transeuntes que precisam passar pelo pátio, à noite, passam amedrontados, tendo em vista que as luminárias do espaço estão desligadas. Inclusive o pátio de eventos foi palco, no início deste ano, de cenas de extrema violência… lembre conosco clicando AQUI, bem como já foi alvo de outras críticas… perceba AQUI, sem qualquer intervenção dos que fazem o Poder Público local.

Esta sugestão de pauta foi enviada para o Whatsapp a Voz da Vitória (81) 9 9992-9364, assista o vídeo…

 

 

Série de assaltos amedronta população da Vila Natuba em Vitória


page

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, o leitor pode encaminhar sua sugestão de conteúdo para nossa equipe, com fotos, vídeos, denúncias e reclamações. Basta adicionar nosso número (81) 9 9992-9364 e ver sua matéria publicada no maior Portal de Notícias da região.

Uma onda de  assaltos têm aterrorizado a população da Vila Natuba, área rural da Vitória de Santo Antão, Zona da Mata. As investidas ocorrem em plena luz do dia quando os criminosos não se intimidam para efetuar os assaltos.

Alguns moradores apelaram para nossa redação enviando um apelo às autoridades pelo nosso WhatsApp A Voz da Vitória (81) 9 9992-9364, e solicitam maior ronda policial no local.

De acordo com uma moradora que pediu para não ser identificada, afirma que os moradores estão preocupados. “Todos aqui estamos fáceis para sermos roubados por bandidos que trazem as mesmas características de outras abordagens. Suspeitamos que seja gente da redondeza, pois conhecem bem o local”, destacou.

 

Polícia aponta envolvimento de padrasto do jovem que matou a tia estrangulada em Vitória


Anderson Germano tentou macular a cena do crime simulando o suicídio de Silvânia. Fotos: WhatsApp do A Voz da Vitória – [81] 99992-9364

Anderson Germano tentou macular a cena do crime junto com o padrasto simulando o suicídio de Silvânia. Fotos: WhatsApp do A Voz da Vitória – [81] 99992-9364

Há um novo envolvido no caso do jovem que matou a tia em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Trata-se do padrasto dele, Moacir Domingos Gonçalves, de 46 anos, preso por desacato e resistência a prisão, pelo Delegado da 17ª Delegacia de Homicídios de Vitória, Ariosto Esteves.

A Polícia Civil concluiu o inquérito do homicídio registrado no último dia 19 de agosto, quando a dona de casa Silvânia Germano da Silva, 33 anos, foi morta esganada na cozinha de sua casa, no Bairro Alto José Leal, pelo próprio sobrinho, Anderson Germano da Silva, 23, conhecido por “Branco”. Entenda o caso clicando AQUI.

Anderson confessou o crime depois que montou a cena da morte tentando levantar a tese de suicídio, porém não obteve êxito. Segundo o Delegado Ariosto Esteves, Moacir foi incluso no inquérito também acusado pelo crime, depois que Anderson soube que a vítima tinha em casa cerca de R$ 3 mil. Sabendo que o enteado furtaria o valor,  Moacir foi ajudá-lo, contudo, Silvânia reagiu a investida criminosa e entrou em luta corporal com o sobrinho, o que fez o padrasto dele colaborar na execução do assassinato e macular a cena deste crime.

 

 

Matrícula de novos alunos do IFPE Vitória será no dia 10 de setembro


IFPE VitóriaProcedimento é para os candidatos aprovados no Vestibular 2015.2

No próximo dia 10 de setembro serão realizadas as matrículas dos candidatos aprovados no Vestibular 2015.2 para as vagas no curso técnico Subsequente em Agroindústria ofertado pelo Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). As matrículas dos retardatários acontecem no dia seguinte (11). Os candidatos que não comparecem ao campus nessas datas para efetuar o procedimento perderão as vagas.

Para realizarem a matrícula, os candidatos devem comparecer ao Campus Vitória nos horários das 8h às 11h e das 13h às 16h, e apresentar os documentos exigidos no edital. São eles: carteira de identidade, CPF, cópia e original da certidão de nascimento ou de casamento, uma foto 3×4 recente, título de eleitor (se for maior de 18 anos) e documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar (para os maiores de 18 anos do sexo masculino).

É necessário apresentar ainda o certificado original de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau) e Histórico Escolar ou declaração de conclusão com validade para 30 dias. Os candidatos que optaram pelo sistema de cotas devem ter uma atenção especial com a documentação. A lista com os documentos exigidos e relacionados na Portaria nº 18 de 11/10/2012 do MEC está disponível no Manual do Candidato, que pode ser consultado no endereço: http://cvest.ifpe.edu.br.

Mais informações sobre a matrícula dos novos alunos podem ser obtidas através do telefone (81) 3114.1948. As aulas para os novos alunos do Campus Vitória começam no dia 14 de setembro.

Com Informações da Assessoria. 

 

 

Vitória estreia com goleada no PE Sub-23


Foto: Michell Santana/Panorama Esportivo PE

Time completo em busca por uma das vagas à elite do futebol Pernambucano em 2016. Foto: Michell Santana/Panorama Esportivo PE

do Panorama Esportivo PE

O Vitória estreou com o pé direito no Campeonato Pernambucano Sub-23, jogando fora de casa, a equipe venceu o Olinda no Estádio Olindão, pelo placar de 3×0.

Ainda no primeiro tempo, Mercinho abriu o placar aos trinta minutos. Alan Rocha de pênalti e mais uma vez Mercinho, marcaram os gols na segunda etapa.

No domingo (30), o tricolor das Tabocas realizará sua estreia diante da torcida vitoriense, o duelo contra o Timbaúba, será às 16h. Tentando esquecer da derrota e buscando a reabilitação, o Olinda jogará contra o Íbis, fora de casa, no estádio Paulo Petribú, na cidade de Carpina, também no domingo, às 15h.

 

 

Mondelēz amplia programa para escolas de Escada, Glória e São Lourenço


Programa Ação Saudável é ampliado para mais 282 escolas do Estado de Pernambuco. Com novo aporte, Mondelēz International Foundation fortalece programa que beneficiará 700 mil pessoas em três Estados do País

horta1

Estatísticas sobre hábitos alimentares no Brasil, apontam que um terço das crianças brasileiras estão acima do peso ou obesas – índice que pode ser considerado epidemia. Para mudar essa realidade, o caminho é investir em esforços conjuntos que promovam conscientização e engajamento da sociedade. Por isso, depois de colher ótimos frutos nos últimos três anos, o Programa Ação Saudável recebeu R$ 10 milhões da Mondelēz International Foundation para expandir suas atividades para 1.000 escolas e 700.000 crianças, pais e membros da comunidade, até 2016. Além das nove cidades atendidas pelo programa até 2013, Escada, São Lourenço da Mata e Glória do Goitá também receberão a iniciativa.

No interior do Estado do Pernambuco, o programa que promove qualidade de vida baseado em três pilares: nutrição, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento da comunidade, chega a 45 escolas municipais de Escada, 35 escolas de São Lourenço e 31 escolas de Glória do Goitá, todos da Zona da Mata.

Além disso, o Ação Saudável foi ampliado em Recife e Vitória de Santo Antão, cidades que já participavam do programa. Em Vitória de Santo Antão, onde a Mondelēz produz chocolates, além das 20 escolas atendidas pelo programa até 2013, outras 43 passarão a receber o trabalho das parceiras. Já na cidade de Recife, além das 204 escolas que já eram beneficiadas pelo programa, 132 novas escolas passarão a receber a iniciativa.

O novo investimento no programa está alinhado à estratégia “Chamado para o bem-estar”, compromisso global da companhia para a melhoria do bem-estar do planeta e de seus habitantes, e que tem como um dos objetivos desenvolver parcerias com as comunidades para a promoção de estilos de vida mais saudáveis.

Nesta nova fase do programa, dois eixos de atuação foram incorporados ao escopo de saúde e nutrição: o de esporte e o de engajamento da comunidade. A INMED Brasil segue com a responsabilidade de levar educação nutricional e melhoria de saúde para alunos, educadores e comunidades atendidas pelo programa, por meio da formação de 1400 merendeiras e de 6500 professores. Outros dois parceiros são, agora nessa nova etapa, agregados ao programa: o Instituto Esporte & Educação (IEE) e a Evoluir, com recurso de 2, 5 milhões da Mondelēz Brasil via lei Rouanet. O IEE, que é presidido por Ana Moser, uma das maiores jogadoras da história do voleibol brasileiro, será responsável pela capacitação de 500 professores de Educação Física para promover atividades esportivas nas escolas.

O sucesso da execução do Programa Ação Saudável e a sua consequente ampliação também é fruto da contribuição das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente de todos os municípios onde o programa está presente. As parcerias com esses órgãos também visam possibilitar que as ações desenvolvidas no programa sejam absorvidas pelas redes de ensino locais e transformadas em práticas permanentes.

mondelez-acao-saudavel-2“A essência do Ação Saudável está no nosso DNA, por isso é um grande prazer articular esforços para ampliar e aprofundar uma iniciativa relevante para o desenvolvimento das comunidades do entorno de nossas unidades. Esta nova fase do programa também é uma forma de reforçar nosso compromisso com o País”, comenta Gisele Sigel, Gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Mondelēz Brasil, sobre o valor estratégico do programa para a companhia.

Programas iniciados na Austrália, China, Índia e Rússia também receberam aporte para serem ampliados em suas respectivas regiões, contribuindo para o objetivo global da Mondelēz International de promover hábitos saudáveis às crianças e suas famílias.

Confira abaixo os detalhes de cada eixo do Ação Saudável e as respectivas parceiras: 

Nova fase para Inmed Brasil

Parceira desde 2009, o trabalho da Inmed Brasil chegará a mais 312 escolas distribuídas pelas cidades onde o programa já existe e outras 258 em localidades que serão incluídas a partir do segundo semestre deste ano. Sobre o significado desta nova fase, a presidente da Oscip, Joyce Capelli, comenta: “O Ação Saudável é um programa que incorpora vários aspectos que a Inmed Brasil acredita ser estruturais para mudanças sustentáveis nas comunidades brasileiras. Uma vida mais saudável e com mais qualidade deve iniciar com as crianças, com educação para mudanças cotidianas de comportamento. Por isso, temos enorme satisfação em fazer parte da expansão da abrangência desses benefícios para mais comunidades brasileiras”.

Os novos participantes receberão suporte nos mesmo eixos que o Ação Saudável atuou até agora: desde a montagem de hortas escolares e atividades para combate à desnutrição e à obesidade infantil, passando pela formação de merendeiras, professores e familiares, até o diagnóstico e tratamento de doenças como verminoses e anemia. Também será mantido o modelo de atuação no qual as escolas recebem treinamento durante três anos para desenvolver e sustentar as iniciativas apreendidas ao longo deste ciclo. Joyce Capelli ressalta, também, o sucesso da parceria com a companhia nos últimos anos: “A Mondelēz possibilitou que intervenções inovadoras fossem desenvolvidas para inspirar milhares de crianças e suas famílias a adotar hábitos de vida mais saudáveis, se manterem ativas e ainda se divertirem neste processo”.

IEE e a educação pelo esporte

Com a chegada do IEE ao programa, serão implementados oito pólos  de treinamento de professores de Educação Física e diretores de escolas municipais para atender 12 municípios – Bauru, Piracicaba e São Bernardo do Campo (SP); Recife, Vitória do Santo Antão, Chã de Alegria, Pombos, São Lourenço da Mata, Escada e Glória do Goitá (PE);  Curitiba e Araucária  (PR). As 430 escolas que já receberam o Ação Saudável em sua primeira fase, passarão a receber as ativações do IEE junto às novas participantes do programa, abrangendo 1.000 escolas.

O objetivo final desta capacitação é ampliar e qualificar as atividades esportivas para os alunos dos municípios participantes. Alexandre Arena , coordenador pedagógico do IEE, reforça o potencial da integração do projeto de formação de professores na plataforma Ação Saudável: “Acreditamos que esta parceria fortalecerá o acesso à prática esportiva de qualidade, norteada por princípios do esporte educacional (inclusão, diversidade, construção coletiva, educação integral e autonomia). Como resultados, temos uma formação de crianças e jovens mais críticos, participativos e mobilizados para os hábitos de vida ativa”.

Evoluir e o Festival Ação Saudável

A Evoluir participa do Programa Ação Saudável por meio da criação do material didático a ser trabalhado nas escolas para difundir conceitos de qualidade de vida e sustentabilidade e realiza o Festival Ação Saudável, com o apoio de Mondelēz Brasil. Para 2015, o evento está programado para acontecer no 2º semestre nas cidades de: São Bernardo do Campo, Araucária, Bauru e Piracicaba. Com formato itinerante, o Festival é um evento de educação, conscientização e diversão que promove e valoriza a qualidade de vida. Em 2014, levou música, teatro, danças, brincadeiras e a exposição Brasil de Todos Nós para 134 mil visitantes entre as cidades de São Paulo (SP), Vitória de Santo Antão (PE), Recife (PE) e Curitiba (PR).

“A Evoluir está muito contente em celebrar essa parceria, pois acreditamos que o programa Ação Saudável é fundamental para a educação. É inspirador poder colaborar com ações que incentivam as pessoas a viverem melhor, com mais saúde e alegria, e temos certeza que esse é o legado que esse programa está construindo”, destaca Fernando Monteiro, diretor da Evoluir.

Mondelez

Sobre o Programa Ação Saudável

Idealizado em 2010, pela Mondelēz International Foundation e Mondelēz Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: nutrição, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento da comunidade. Com atuação em escolas públicas dos Estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná, a iniciativa contribui para o desenvolvimento das comunidades, a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e promove a mudança de comportamento das famílias. O programa conta com três reconhecidas instituições Inmed Brasil, Instituto Esporte e Educação (IEE) e Evoluir Educação para a Sustentabilidade. Desde seu lançamento, o Ação Saudável já envolveu 430 escolas e impactou 200 mil crianças, suas famílias e comunidades.  Em 2014, além de ter sido reconhecido como uma das “50 Iniciativas do Bem” do ano, o programa recebeu novo investimento de R$ 10 milhões da Mondelēz International Foundation.  Até 2016, o Programa estará em 1000 escolas e atenderá 700 mil crianças, pais e membros da comunidade.

Sobre a Mondelēz Brasil

Mondelēz International é líder mundial em chocolates, biscoitos, balas e bebidas em pó. A companhia engloba as marcas de snacks da antiga Kraft Foods, após a cisão da operação norte-americana de alimentos em outubro de 2012. No Brasil, possui seis fábricas nos Estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco e emprega cerca de 13 mil pessoas. A empresa tem em seu portfólio marcas valiosas, como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Oreo, Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia. A Mondelēz International tem uma receita anual de aproximadamente US$ 34 bilhões e opera em mais de 80 países. Visite www.mondelezinternational.com/br

 

 

Corredores vitorienses na XIV Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro


training zoneApós participar da Maratona Internacional de São Paulo, a equipe de corredores treinados pelo Professor Cristiano Irineu vai participar neste final de semana de mais uma competição de grande repercussão. A XIV Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro costuma reunir cerca de 20 mil corredores de todas as partes do mundo. São 21km e 97 metros de lindas paisagens por quase toda a orla marítima da cidade maravilhosa.

A prática esportiva vem recebendo muitos adeptos em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Com a revitalização das praças, academia da melhor idade e várias turmas com atividades funcionais, o vitoriense encontrou uma forma prazerosa de melhorar a saúde e a boa forma. A presença de várias academias e o curso de Educação Física no CAV-UFPE também colaboram para a expansão dessas práticas.

Vitória deseja e torce por uma boa corrida aos atletas que levarão o nome da Terra das Tabocas presentes neste evento, a saber: Djalma Júnior, Waldiney Santos, José Carlos da Silva, Rosângela Martins, Lílian Cardoso, Nayade Nagry e Júnior Dutra.

A XIV Meia Maratona do Rio será transmitida pela Rede Globo, durante o Programa Esporte Espetacular, neste Domingo (30/08), a partir das 8h20.

 

 

CEAM Vitória traz dicas de como lidar com as dificuldades de aprendizagem


como lidar com as dificuldades de aprendizagemQuando se trata das “Dificuldades de Aprendizagem”, vez ou outra as pessoas sentiram maior ou menor dificuldade para aprender alguma coisa em sua vida escolar. Por essas e outras razões as dificuldades de aprendizagem são identificadas por diferentes critérios que implicam em distintas definições. Historicamente, as crianças foram o maior foco das atenções, devido ao fato de estarem em defasagem idade/série e fora do ritmo da sala de aula em determinadas tarefas específicas ou mesmo componente curricular. Também se salienta que atrelado a todas essas questões, um comportamento inadequado pode está na origem da classificação das dificuldades de aprendizagem.

Na busca em tratar de temas que envolvam a educação infanto-juvenil, o Blog A Voz da Vitória traz na sequência dicas de como lidar com esta situação. Esclarecendo, o Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM), em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, através da Psicopedagoga Joselma Dantas reforça esta questão. O CEAM é composto por competentes profissionais que têm o seu trabalho exclusivamente voltado para aquelas crianças, jovens e adultos que têm dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.

“Vale salientar que os problemas escolares que envolvem distúrbios de aprendizagem são de ordem neurológica. Já as dificuldades de aprendizagem escolar são de origem pedagógica e ambas levam o estudante ao fracasso escolar, mas, nem todas as dificuldades ou problemas são distúrbios de aprendizagem”, complementa a Psicopedagoga Joselma Dantas.

psicopedagogo-1024x683Também se deve lembrar que os transtornos de aprendizagem não devem ser confundidos com outras deficiências como o atraso mental, o autismo, a surdez, a cegueira e ou os transtornos de comportamento. “Nenhuma dessas deficiências constitui um transtorno de aprendizagem”, salienta a psicopedagoga. As dificuldades de aprendizagem específicas podem ser mais compreendidas se examinadas no contexto da definição legal da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (LDB), a qual fornece uma definição em etapas, em que uma dificuldade para aprender pode levar a uma dificuldade de aprendizagem.

Quanto as causas das dificuldades de aprendizagem, Joselma Dantas ressalta que estas podem ser de natureza físicas, sensoriais, neurológicas, emocionais, intelectuais ou cognitivas, educacionais, e por fim, socioeconômicas. Todas essas causas originam distúrbios que irão se constituir nos diferentes problemas de aprendizagem. Nesta perspectiva, vale frisar ainda que o indivíduo tem uma estrutura geral única, indivisível de modo que se houver perturbação em uma área, naturalmente outras áreas ficarão comprometidas.

No que se refere aos fatores que interferem para que o processo de aprendizagem aconteça com eficácia, deve-se considerar que há uma multiplicidade destes, e os mesmos intervêm para o surgimento escolar como resultado do processo de aprendizagem. Destaca-se os fatores orgânicos, específicos, emocionais ou psicógenos e ambientais. Por fim, a profissional ressalta que é importante destacar que o diagnóstico multidisciplinar dos distúrbios ou transtornos de aprendizagem tem permitido um aprofundamento e proporcionado maior clareza na intervenção terapêutica a partir de um intercâmbio entre os profissionais das áreas de Saúde e Educação, favorecendo, sobretudo, melhores condições de aprendizagem.

CEAM VITORIASERVIÇO 

Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM)

Praça da Matriz da Vitória de Santo Antão/PE

Telefones: (81) 3526.4904 / 98686.4707 (Oi) / 97914.8887 (Tim) no horário comercial.

 

 

Pioram as condições do Lot. Belo Horizonte, em Vitória. Moradores culpam Joaquim!


Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, o leitor pode encaminhar sua sugestão de conteúdo para nossa equipe, com fotos, vídeos, denúncias e reclamações. Basta adicionar nosso número (81) 9 9992-9364 e ver sua matéria publicada no maior Portal de Notícias da região.

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, o leitor pode encaminhar sua sugestão de conteúdo para nossa equipe, com fotos, vídeos, denúncias e reclamações. Basta adicionar nosso número (81) 9 9992-9364 e ver sua matéria publicada no maior Portal de Notícias da região.

A péssimas condições das principais ruas do Loteamento Belo Horizonte, que fica por trás do Estádio Carneirão, em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata, se agravaram nos últimos dias. Os problemas e as denúncias são antigas, tendo em vista que o Blog tem atendido aos apelos de seus leitores que residem na localidade a longo tempo, por sinal, a última abordando este descaso no Bairro foi publicada recentemente, confira AQUI.

Tanto os motoristas quanto os transeuntes trafegam no Bairro com grande dificuldade, convivendo com vias esburacadas ‘em chão de terra batida’, sem qualquer calçamento e saneamento básico. Lama, entulhos e matagal se espalham na localidade.  Na manhã da última terça-feira (25), um ônibus coletivo da linha local ficou atolado na lama por cerca de 1hora em decorrência dos esgotos que correm a céu aberto, nas proximidades do Estádio vitoriense.

Essa denúncia mais uma vez se soma as que foram enviadas para nosso Whatsapp A Voz da Vitória (81) 9 9992-9364. “Essa é a situação que estamos passando nas principais ruas do Loteamento Belo Horizonte, imagine nas outras ruas”, disse um morador que presenciou o atoleiro do veículo. “Nem um trator e piçarros mandam pra cá para diminuir esta difícil situação. Ano passado o filho do prefeito (Dep. Joaquim Lira) garantiu pra comunidade que o pai ia resolver, depois levamos um chute na bunda! Só foi a eleição passar”, disse uma jovem moradora indignada.

Essa não é a primeira vez que esse tipo de problema acontece com o coletivo e as ruas permanecem intransitáveis, reforçam. “São muitos buracos e agora no período da chuva o problema se agrava junto com os esgotos, o que faz com que a lama tome conta causando o atolamento de veículos”, explicou o jovem que também entrou em contato com o nosso aplicativo, salientando que o problema se agravou depois que o esgoto tomou conta da principal artéria.

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, o leitor pode encaminhar sua sugestão de conteúdo para nossa equipe, com fotos, vídeos, denúncias e reclamações. Basta adicionar nosso número (81) 9 9992-9364 e ver sua matéria publicada no maior Portal de Notícias da região.

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, o leitor pode encaminhar sua sugestão de conteúdo para nossa equipe, com fotos, vídeos, denúncias e reclamações. Basta adicionar nosso número (81) 9 9992-9364 e ver sua matéria publicada no maior Portal de Notícias da região.

 

 

Time do Vitória estreia nesta quinta-feira no Pernambucano Sub-23


tb4_22832Quinta-feira (27), começa o Campeonato Pernambucano Sub-23. A primeira rodada começa com 12 equipes na briga pelo acesso para a primeira divisão do Campeonato Pernambucano 2016.

A competição tem dois grupos com seis clubes cada. O Grupo A é formado por Afogados, Araripina, Petrolina, Flamengo de Arcoverde, Belo Jardim e Serrano. Já o Grupo B tem em sua composição o Vitória, Timbaúba, Ipojuca, Íbis, Olinda e Barreiros.

Confira abaixo a primeira rodada do campeonato:

Araripina x Petrolina (Chapadão do Araripe)

Afogados da Ingazeira x Flamengo de Arcoverde (Vianão)

Serrano x Belo Jardim (Nildo Pereira)

Íbis x Barreiros (Paulo Petribu)

Olinda x Vitória (Olindão)

Timbaúba x Ipojuca A. Clube (Ferreira Lima)

 

Com Informações da Assessoria. 

 

 

Verdades do Governo Elias Lira (II): na contramão da Educação!


Dando sequência as ‘verdades do Governo Elias Lira’ em Vitória, Elias Martins comprova que as contas da gestão são carregadas de proselitismo político (Leia AQUI), agora, uma das pastas mais ricas em recursos públicos, Educação, revela que esta Prefeitura tem postura tacanha no trato da gestão pública

A atual gestão da Prefeitura de Vitória tem visão tacanha no trato da coisa pública. Foto: Divulgação

A atual gestão da Prefeitura de Vitória tem visão tacanha no trato da coisa pública. Foto: Divulgação

Criado em 2005, pelo INEP, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), passou a avaliar a qualidade do ensino fundamental País afora.

O fato ocorreu no quinto ano, segundo mandato da Administração do ex-prefeito da Vitória de Santo Antão, José Aglailson (PSB).

Na avaliação inicial, Vitória se deu muito mal – Nota 3,0 para 1ª à 4ª Série e Nota 2,4 para 5ª à 9ª.       A partir daí foram definidas metas até 2021.                            Os exames são realizados à cada 2 anos.             Observe o quadro abaixo:

tabela ideb I

O quadro mostra que a atual administração do Prefeito Elias Lira (PSD) na época, 2009, parecia dar um novo rumo a rede municipal de ensino da Vitória de Santo Antão. Reagiu no Fundamental I, e retroagiu no Fundamental II, mas na média geral foi positivo.             Depois, nunca mais foi capaz de cumprir ao menos as metas definidas pelo INEP.

Esse ano, teremos uma nova rodada de avaliações.

Detalhe:  Tive acesso a formatação da avaliação.  Se montada uma boa estratégia, as metas são cumpridas sem maiores atropelos.  Se excelente, buscamos as melhores classificações.

Temos um exemplo de compromisso com a Educação em nosso Município, que pode ser seguido.     Escola Major Manuel Fortunato – Mantém-se há muito tempo no topo do ranking entre as escolas da rede de ensino.  Em 2013 – Nota 5,2 para o Fundamental I.

Agora vamos aos números financeiros que andaram paralelamente aos péssimos números de avaliação.

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – EVOLUÇÃO DE GASTOS COM EDUCAÇÃO

dados educação vitoria

                Os R$ 71.258.966,58 gastos em 2014 com 17.045 estudantes vinculados ao ensino fundamental da Vitória de Santo Antão, representaram nada mais que R$ 348,39 / mês por aluno, quando não se precisava gastar mais que R$ 305,60.

Vitória de Santo Antão roda, roda e não consegue ao menos cumprir as pífias metas estabelecidas pelo INEP.

Qual o proprietário de Escola de Ensino Particular que não adoraria ter a sua disposição estes recursos mensais por aluno, sem inadimplência?

MELHORES MUNICÍPIOS BRASILEIROS EM 2014  

dados educação III

                Poderíamos não ser os melhores, mas Nota 3,8 para Séries Iniciais enquanto o melhor já chegou à 8,0?

Nota 2,9 para Séries Finais enquanto o melhor já chegou à 6,9?

Depois de seis anos de gastos, os benefícios à nossa Educação Fundamental não são nada agradáveis sob a Administração do Prefeito Elias Lira.

                O FUTURO DE NOSSA EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL CONTINUA SOMBRIO!!!

                Como diz Boris Casoy:                  “É UMA VERGONHA!”

 Martins Colunista

 

Por Elias Martins, colunista do Blog

 

 

 

 

 

 

Após morte de idoso em Vitória, terreno baldio no Bairro do Cajá requer fiscalização


20150826064043Um terreno baldio situado no Bairro do Cajá, área urbana da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, virou alvo de queixas entre vizinhos, após a morte de um homem que oficialmente ainda não se sabe sua causa mortis. Suspeita-se de infarto fulminante ou vítima de eletricidade, entenda melhor clicando AQUI.

De acordo com as imagens enviadas por uma leitora do Blog que não quis se identificar no nosso Whatsapp A Voz da Vitória (81) 9 9992-9364, mostram o local totalmente abandonado, com muito lixo e esgoto, animais soltos, com proliferação de répteis e insetos, além do muro que margeia a propriedade constar de fios elétricos soltos, alguns destes pertencentes a cerca elétrica que serve de proteção a um estabelecimento comercial da área, por sinal este terreno fica situado por trás de um mercadinho. Há o esgoto que corre a céu aberto clandestinamente, e quando chove inunda várias residências no setor.

“A situação é bem preocupante,  pois várias crianças mesmo após o acidente com o finado cidadão, brincam nesta propriedade”, alertou a sugestão no WhatsApp.  Os moradores deste setor reclamam do  abandono e da falta de providências do Poder Público local. Solicitam que a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Compesa e a Celpe façam uma averiguação nesta área, próxima a Cerâmica. Confira as imagens…

page

 

 

Blog revela gastos da Prefeitura no São João da Vitória de Santo Antão


são joaõ vitoria 2015

Sete bandas do São João de Vitória custaram R$ 563 mil. Foto: Pedro Silva / AVV Imagem

Os gastos públicos para realizar os festejos juninos da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, ocorridos no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, localizado no final da Avenida Mariana Amália, foram publicados pela Prefeitura da Vitória, na página 25 do Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (26).

Das oito bandas que constaram na programação oficial, pelo menos sete delas foram contratadas pelo valor de R$ 563 mil. A contratação da dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano para apresentação nas festividades juninas, custou R$ 100 mil, pagos a Empresa B H Show Produções Artísticas Ltda, com CNPJ nº 14.754.804/0001-90.  Por sua vez, a Banda Musical Wesley Safadão e Garota Safada, pagou-se a Luan Promoções e Eventos Ltda com CNPJ nº 05.102.456/0001-86, o valor de R$ 252 mil.

A dupla sertaneja Victor & Leo, contratado pela empresa Vida Boa Shows e Eventos Ltda com CNPJ nº 09.074.157/0001-36, foi pago o valor de R$ 190 mil. Já a Banda musical Namoro Sertanejo, custou R$ 7 mil, pago a J M da Silva Produções e Serviços ME, CNPJ nº 01.514.117/0001-56.

Em contrapartida artistas com menor poder midiático, a exemplo de Silvinho Cavalcanti, recebeu o valor de R$ 6 mil, enquanto o artista musical vitoriense Nildo Ventura recebeu R$ 8 mil pela apresentação no São João 2015.

Os gastos com locação, instalação, produção, montagem e desmontagem de estruturas móveis de uso temporárias destinadas para as festividades juninas em Vitória, custaram a cifra de R$ 681.998,61, conforme Contratos também divulgados no Diário Oficial pagos as Empresas P A Sons e Eventos Ltda ME, com CNPJ nº 04.312.095/0001-30, no valor de R$ 561.170,55, enquanto a M Construções, Comércio Locações e Empreendimentos Ltda ME, CNPJ nº 09.426.656/0001-45, recebeu R$ 120.828,06.

No entanto, a redação do Blog A Voz da Vitória não conseguiu ter acesso aos dados dos valores pagos as atrações como Magnatas, Nação Forrozeira, Capim com Mel, Amigos Sertanejos e Forró da Mídia, os quais também se apresentaram no Pátio de Eventos do São João 2015.

capela cemitérioCAPELA – A reforma da Capela do Cemitério São Sebastião, de Vitória, foi licitada pela Prefeitura conforme publicação do Diário Oficial desta quarta (26). O valor da reforma custará aos cofres públicos R$ 25.282,54. O responsável pela obra será a Construtora Alencar Velez LTDA EPP.

 

 

Comandante do 21º BPM desmente suposto fechamento da Companhia em Escada


Comando do 21º BPM diz que a cidade de Escada recebeu reforços. Foto: Instagram.

Comando do 21º BPM diz que a cidade de Escada recebeu reforços. Foto: Instagram.

Após repercussão de uma notícia que apontava o possível fato da Companhia de Polícia Militar da cidade de Escada, na Mata Sul do Estado, estaria cumprindo determinação de fechamento por parte do Comandante do 21º BPM Monte das Tabocas, sediado em Vitória de Santo Antão, o site TV Replay entrevistou o Major Renato Aragão, quando ele desmentiu esta suposta mudança de Comando para Destacamento em Escada.

Para a surpresa do Major Renato, esta informação não procede, e para esclarecer a população escadense e das cidades circunvizinhas, o Comandante reforçou que a Companhia de Escada não foi fechada. “Muito pelo contrário, recebeu mais reforços e efetivo extra”, assegurou.

“Seria negligência nossa não agir de forma dinâmica e na mesma proporção em que o crime ocorre hoje, pois, o estado de inércia não beneficia ninguém, mas a não ser aqueles que assim gostam de permanecer por conveniência pessoal, e ao próprio crime”, destacou o Major. Ele atestou que o expediente administrativo continua normal, as permanências deixaram de ser soldados e passaram a ser sargentos na mesma escala de 24x72h. Explicou também que estes agentes foram remanejados para reforçar a viatura de Escada e ativou mais um trio da ROCAM, pois antes a viatura estava com apenas 02 PPMM e só havia apenas 01 trio da ROCAM. Antes de assumir o Comando da região, ele lembrou que só havia 01 viatura 24h, além de 01 Patrulha do Bairro até às 23h, bem como 01 trio da ROCAM dia sim e três dias não.

Sobre como está atualmente o esquema de Policiamento em Escada, o Major Renato adiantou que agora há 01 viatura 24h; 01 Patrulha do Bairro até às 23h; 01 trio de ROCAM todos os dias das 15 às 00h; 02 equipes da CIOSAC; além de 02 equipes do GATI e 01 viatura de trânsito.

“Diante do que foi posto e da visível redução dos índices de criminalidade na cidade de Escada, concluímos que mudanças ocorreram sim, mas, para melhor. O Governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social está sensível aos problemas da cidade e vem juntamente com o 21°BPM envidando todos os esforços para que a paz volte a reinar na região e que a população de bem possa andar tranquila nas ruas”, salientou o comandante do 21º BPM.

 

 

Autoridades se reúnem para assegurar segurança em Primavera


reunião segurança Primaverada TV Replay

Buscando dar uma resposta a população quanto ao aumento da criminalidade no município de Primavera, na Mata Sul, ocorreu uma reunião na última sexta-feira (21) com lideranças civis e militares. Segundo dados policiais recentes, houve uma migração de infratores da cidade de Escada para Primavera, em função do trabalho realizado pela Polícia Militar, com operações de inteligência e apreensões de armas de fogo e drogas, além de prisões de pessoas que chefiavam grupos de criminosos na cidade.

Estiveram presentes na reunião o diretor da Usina União, Jair Meireles, a Prefeita Naza (PRTB), os Secretários Pão com Ovo, Romulo César, Jeison Falcão e João Manoel, o Presidente da Câmara de Vereadores, Mima da Banca e o Comandante do 21º BPM, Major Renato Aragão.

Para o Diretor da Usina União, o momento é de ajuda mútua, onde entes políticos municipais, a sociedade civil, Polícia Militar e os empresários, devem se unir para dar uma resposta no combate à criminalidade.

Segundo a Prefeita Naza, tem que ser dado uma resposta rápida a população, implantando ações e projetos para minimizar a criminalidade e devolver o sentimento de cidade pacata. “Próximo passo é convocar uma reunião com o Secretário de Segurança Pública do Estado, para a colocação de um delegado fixo em nosso município, pois a PM precisa trabalhar em conjunto com a Civil em nossa cidade. Outro ponto que estamos propondo é que a Câmara de Vereadores convoque uma audiência Pública, para discutir medidas de segurança em nossa cidade, e uma das medidas que estamos sugerindo é que todos os motociclistas dentro do perímetro urbano, ande sem o capacete, com isso facilitaria a identificação de pessoas em atitudes suspeitas”, adiantou a gestora.

De acordo com o Major Renato, a partir de agora será realizado em Primavera a operação Tolerância Zero, que visa coibir de forma repressiva o crime organizado, “reestabelecendo a ordem pública e trazendo segurança e paz para os moradores”. No último sábado (22), foi realizado uma grande operação na Feira Livre, no Centro comercial.

 

 

Página 1 de 41712345...102030...Última »