Arquivos do Blog

Vitória: Coletivo Galileia realiza ação no dia 03 de agosto‏


(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O Coletivo Galileia, criado recentemente com o objetivo de debater a arte, comunicação, e iniciativas independentes na sociedade, fará uma apresentação artística na segunda-feira (03) de agosto, no Monte das Tabocas, em Vitória de Santo Antão. A ação é a primeira do grupo, justamente no dia em que se comemora os 370 anos da Batalha do Monte das Tabocas, marco histórico para Pernambuco.

O Coletivo Galileia une diversas linguagens culturais como cinema, teatro, música, cenopoesia, literatura, boneco, artes visuais, moda e fotografia. Para acompanhar as ações do grupo,  há uma pagina no Facebook. Basta clicar e conferir: https://www.facebook.com/coletivogalileia.

 

 

Em Vitória, Arreio de Ouro agita Feira de Animais neste Sábado


ArreioAcontece neste Sábado (01), em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata do Estado, mais uma edição da Feira de Animais. O evento deve reunir criadores e expositores de várias regiões no Parque de Exposições e Vaquejada Joaquim Rodrigues de Lira, que fica localizado no Loteamento Conceição II, na área urbana da cidade.

Tradicional, a feira começa logo cedo, às 8h. O movimento é muito intenso, principalmente pela manhã com cavalos em exposição, feira de materiais artesanais e leilões. A parte musical começa pela tarde no palco principal. Nesta edição, dois shows estão agendados. Às 14h, se apresenta Joelson Rodrigues e, em seguida, a festa fica por conta da Banda Arreio de Ouro.

 

 

 

Professora do CAV/UFPE participa de operação na Antártica


A professora Juliana Sayão, do Centro Acadêmico da Vitória de Santo Antão (CAV) da UFPE, foi selecionada para compor a equipe brasileira que participará de uma operação para coleta de fósseis na Antártica, em 2016. A Operantar, nome dado a toda operação de campo na Antártica, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (ProAntar), terá inicio no dia 2 de janeiro de 2016, data em que a equipe sairá de Puerto Mont, no Chile, com destino à ilha James Ross, em um navio da Marinha Brasileira. O grupo de sete professores de universidades brasileiras deverá ficar na Antártica por um período de 60 dias.

Essa será a segunda vez que Juliana Sayão, docente do Núcleo de Biologia do CAV e especialista em arcossauros fósseis, participará de estudos antárticos. Em 2011, ela também fez parte de uma pesquisa do Proantar, que resultou na publicação do registro mais antigo de um plesiossauro na Antártica. Na época, ela contribuiu com as descrições do material coletado em campo, mas não participou da coleta de fósseis no continente gelado.

Em 2014, a professora do CAV também se destacou por integrar um grupo de pesquisadores – das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE) e Rural de Pernambuco (UFRPE) e Regional do Cariri (Urca) – responsável pela identificação do fóssil do Maaradactylus kellneri, que viveu há 111 milhões de anos. O fóssil, de uma espécie de pterossauro inédita no mundo, foi encontrado no município de Santana do Cariri, no sul do Ceará.

Juliana Sayão fez parte da equipe de identificação de pterossauro. Foto: Passarinho

Juliana Sayão fez parte da equipe de identificação de pterossauro. Foto: Passarinho

PROJETO – O Paleoantar é o nome do projeto do qual Juliana Sayão faz parte e que está inserido no ProAntar, programa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Paleoantar é coordenado pelo professor Alexander Kellner, do Museu Nacional/UFRJ, e tem o objetivo de coletar fósseis de vertebrados na ilha de James Ross, para estudos sobre a evolução paleoambiental da Península Antártica.

Juliana explica que, do ponto de vista paleontológico, a Antártica é uma região ainda desconhecida, que desperta grande interesse de pesquisadores de todo o mundo. “Ela guarda importantes informações sobre os organismos que viviam em sua área quando ainda estava agregada ao resto da América do Sul, África, Austrália e Nova Zelândia. As dificuldades de acesso e de trabalho fazem esse local ser tão especial e misterioso”, afirmou.

com informações da Assessoria

 

 

Moradores de Vitória e região poderão acionar a PM pelo WhatsApp


(Aplicativo ajudará moradores na realização de

(Polícia contará com a rapidez do aplicativo pra chegar na ocorrência de imediato- Foto: Reprodução / Internet).

Para ajudar no combate à criminalidade, o 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM), localizado em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, ampliou sua interação com a população. Agora, pelo WhatsApp, os cidadãos podem acionar o apoio policial. A população entra em contato com a PM pelo número (81) 9-9998 – 2777. Segundo o Major Renato, comandante do Batalhão, algumas prisões já foram efetuadas por meio de denúncias feitas com o celular.

A eficiência do serviço se dá porque o WhatsApp possibilita o envio de áudios, imagens, vídeo e mensagens de texto de forma instantânea. A brevidade no contato facilita a chegada rápida da viatura. Além de Vitória, o 21º BPM abrange as cidades de Escada, Amaraji, Pombos e Glória do Goitá.

 

 

PF prende suspeitos de integrar quadrilha especializada em assaltos em rodovias


dupla pf

(Clique na imagem para ampliar – Foto: Reprodução / TV Jornal).

TV Jornal

Ambos praticaram assalto contra o ex-vereador de Vitória, no Sítio Mocotó

A Polícia Federal prendeu dois homens suspeitos de fazerem parte de uma quadrilha que praticava homicídios e assaltos em rodovias no interior de Pernambuco. Robson José da Silva, 29 anos, e Reginaldo Guedes da Silva, 32, foram presos dentro de uma casa no bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Com eles foram apreendidos duas pistolas, 58 munições e uma carteira de habilitação falsa.

Segundo a PF, os dois homens são suspeitos de uma tentativa de homicídio contra uma polícia federal em Moreno e um assalto em Vitória de Santo Antão, que deixou baleado o ex-vereador da cidade, José Geraldo Gomes de Araújo (Entenda AQUI). Robson José da Silva e Reginaldo Guedes foram autuados por porte ilegal de arma, roubo qualificado e falsificação de documentos.

 

 

Garanhuns dá início a encontro de Políticas Públicas promovido pelo Sindsep


Politicas_Publicas_Garanhuns_1Teve início ontem, em Garanhuns, a série de encontros Políticas Públicas de Gênero, Raça e Etnia/Saúde do Trabalhador, promovida pelo Sindsep-PE. O evento, que acontece no Seminário São José, em Heliópolis, até o dia de amanhã, é aberto a todos os servidores públicos. O Sindsep também está promovendo atendimento jurídico no local. No primeiro dia, depois de uma mesa redonda, foi proferida a palestra com o tema ‘Avanços e Desafios do Siass’, pela gerente executiva do INSS em Garanhuns, Eva Lorena Alves Ferreira. Em seguida, foi aberto o debate.

Hoje, será promovido um dia inteiro de palestras e debates. Os presentes poderão assistir a palestras com os temas ‘Avanços e Desafios na Implementação das Políticas Públicas para a População Negra’, ‘A Importância da Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador’, ‘Políticas Públicas para as Mulheres – Avanços e Desafios’ e ‘A Importância da Participação Social na Implementação da Política de Saúde do Trabalhador’.

Também estão previstos outros encontros em Caruaru (dias 12 e 13 de agosto), Petrolina (19 e 20 de agosto), Palmares (2 e 3  de setembro), Ribeirão (29 e 30 de setembro), Vitoria de Santo Antão (6 e 7 de outubro), além de Salgueiro e Recife, com datas ainda indefinidas.

Com informações da Assessoria. 

 

 

Moradores de Cidade de Deus recebem informações sobre emissão do título eleitoral


Cidade de Deus - AssejurPouco mais de 100 moradores do Distrito de Cidade de Deus (às margens da BR-232 – entre Vitória de Santo Antão e Moreno) receberam orientações de como transferir o título eleitoral para Vitória de Santo de Antão. A ação foi  realizada por dois advogados e dois estudantes de Direito que fazem parte da Associação do Setor Jurídico (Assejur).

“Explicamos a todos que a regra será o recadastramento na cidade do Moreno, por determinação da Corregedoria do TRE-PE, mas há a possibilidade de efetuar o recadastro em Vitória, mediante a comprovação de vínculos profissionais, comunitários, patrimoniais, de serviços públicos e outros”, explicou o advogado Arthur Neves – presidente da Assejur.

Essa ação na comunidade partiu da demanda da Associação dos Moradores da localidade. É que, apesar de Cidade de Deus está em meio a um processo para definir se a comunidade pertence a Moreno ou a Vitória de Santo Antão (o assunto está na Assembleia Legislativa do Estado) os moradores são obrigados a votar em Moreno, enquanto usam o posto de saúde, a escola pública e serviços de coleta de lixo, gestados pela Prefeitura de Vitória.

“O maior resultado de nossa ação hoje foi alertar a população local quanto a obrigatoriedade do recadastramento biométrico, inclusive para  os maiores de 70 e menores de 18 anos que desejem continuar votando. Sendo o único meio de verem assegurados os seus direitos políticos”, lembrou Neves.

O eleitor que tem o título cancelado sofre restrições em diversas áreas como cadastro em programas sociais do governo, nomeação por concurso público, matrículas em instituições de ensino, regularização de CPF, assumir emprego, tirar empréstimos e outras.

Os moradores que desejam fazer o recadastramento em Moreno, precisam levar apenas seus documentos de identificação e o comprovante de residência. Para o recadastramento em Vitória de Santo Antão, será necessária a comprovação de outros vínculos.

Dando continuidade à assessoria jurídica, os advogados da Assejur irão voltar à comunidade para fazer triagem documental destes casos e dar entrada com as solicitações individuais no Cartório Eleitoral do município de Vitória.

O prazo se encerra em 31 de março de 2016, com exceção das transferências dos títulos dos candidatos a Prefeito, Vice e Vereador, que terão seu domicílio eleitoral no local onde pretendem disputar um ano antes do pleito, neste caso, 02 de outubro de 2015.

pagecid de deus

Fotos: Divulgação

ENTENDA

Você sabia que pode votar em uma cidade que você não mora? 

Pouca gente sabe disso, mas qualquer pessoa acima de 16 anos pode alistar-se e votar em outra cidade, diferente da que ele mora. O que muita gente pensa ser crime eleitoral é permitido pela legislação, desde que se comprovem outros vínculos. Está lá no artigo 42 da lei 4.737/1965, conhecida como o Código Eleitoral.

“Art. 42. O alistamento se faz mediante a qualificação e inscrição do eleitor.

Parágrafo único. Para o efeito da inscrição, é domicílio eleitoral o lugar de residência ou moradia do requerente, e, verificado ter o alistando mais de uma, considerar-se-á domicílio qualquer delas”.

“A jurisprudência do TSE é pacífica no sentido de que a comprovação do domicílio eleitoral se dá com a existência de vínculos, incluindo os de natureza econômica, política, comunitária e, até mesmo, afetiva. É que o conceito de domicílio utilizado pelo legislador e pelos Tribunais é bem mais elástico e flexível que o domicílio civil. Podemos verificar a questão em incontáveis decisões do Tribunal Superior Eleitoral”, explica o advogado Arthur Neves, presidente da Associação do Setor Jurídico (Assejur).

Recentemente, no Recurso Especial Eleitoral nº 37481, publicado em 04/08/2014, o TSE sentenciou: “Na linha da jurisprudência do TSE, o conceito de domicílio eleitoral é mais elástico do que no Direito Civil e se satisfaz com a demonstração de vínculos políticos, econômicos, sociais ou familiares”. 

Com isso, um cidadão que mora em Piedade, por exemplo, mas que trabalhe permanentemente em Boa Viagem pode requerer a transferência eleitoral para o município do Recife, já que ele utiliza os serviços públicos da capital, sendo afetado diretamente por todas as condições sociais e políticas daquela cidade.

O conceito aplica-se também às cidades que não são limítrofes. O advogado sugere outro exemplo: “alguém que more em Caruaru e trabalhe em Vitória de Santo Antão. Essa pessoa deve passar o dia todo em Vitória, usar bancos, correios, fazer compras no comércio, pode trazer um filho para estudar numa escola pública do município, se precisar de atendimento médico, terá que contar com a rede de saúde municipal. São fatores que o tornam apto a, apesar de ter domicílio em Caruaru, escolher os governantes de Vitória”, explica Arthur Neves.

Para pedir essa transferência é preciso fazer uma solicitação, por escrito, ao juiz eleitoral do município do qual quer votar com a explicação dos motivos da mudança e, ainda, anexar documentos comprovando a justificativa do pedido.  Pode ser um contrato de trabalho ou contracheques recentes, matrícula em instituição de ensino, prontuários de unidade de saúde, dentre outros. O importante é que com o documento, o juiz tenha elementos para comprovar que o cidadão participa da vida da cidade e tem vínculos sociais, políticos, afetivos ou de negócios que o tornem apto a participar da escolha dos gestores municipais.

 

 

Instituto Histórico comemora mais um aniversário da Batalha do Monte das Tabocas


Monte-das-TabocasNo próximo dia 03 de Agosto comemora-se o 370º aniversário da importante Batalha do Monte das Tabocas. Associando-se aos festejos, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão promoverá solenidade nesta sexta-feira, dia 31/07, às 19h30, no auditório do Teatro Silogeu Professor José Aragão, na Matriz.

Dentro da pauta, o Instituto prestará homenagem a sua presidente de honra recém-falecida, Professora Eunice Vasconcelos Xavier. Na sequência, palestra com o professor Severino Vicente da Silva “Biu Vicente”, professor da UFPE, abordando “Os aspectos da participação católica no Brasil”, além do lançamento do novo site da instituição, recentemente criado (www.ihgvitoriasa.com.br) para divulgar o rico acervo do Instituto pela web.

 

 

 

Oposição vai fiscalizar obras em Vitória de Santo Antão, Gravatá, Bezerros e Caruaru


BR-232_GMOs deputados estaduais da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa realizam nesta quarta-feira (29) mais uma edição do projeto Pernambuco de Verdade. Desta vez, a região visitada será o Agreste, onde os parlamentares vistoriam obras que estão sob responsabilidade do Governo do Estado e que apresentam problemas de paralisação ou baixa qualidade de prestação de serviços à população.

Recentemente, os deputados estaduais levaram o Pernambuco de Verdade às zonas da Mata Sul e Norte do Estado, também com o propósito de promover uma agenda de fiscalizações e encaminhar cobranças de solução ao governo estadual.

O líder da Bancada de Oposição na Assembleia, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) explica que as ações do Pernambuco de Verdade não se limitam à identificação dos problemas nas regiões. O Governo do Estado vai receber formalmente pedidos de informações da Assembleia Legislativa sobre as obras identificadas.

“Estamos reunindo todas as informações que levantamos durante estas visitas para, agora no início de agosto, encaminhar uma série de pedidos de informações ao Governo do Estado. Precisamos que a gestão estadual preste contas, por exemplo, do que não foi realizado dentro da Operação Reconstrução, na Mata Sul, e por quais motivos. Lembro que fomos ao município de Maraial, e lá, onde deveriam existir 744 casas para abrigar as pessoas que moram em áreas de risco, há apenas um terreno abandonado. A barragem de Serro Azul, em Palmares, já recebeu todo o montante de recursos federais previsto mas também não foi entregue”, exemplifica Costa Filho.

O parlamentar lembra ainda que, na visita à Mata Norte, foram identificados graves problemas na prestação de serviços públicos de saúde, com o atraso na reforma e ampliação do Hospital Belarmino Correia e de uma UPA Especialidades construída, mas fechada, em Carpina. “Na Mata Norte também denunciamos que há uma Escola Técnica, no município de Aliança. Ela já poderia estar capacitando os jovens e adultos que desejam trabalhar no pólo automotivo. Porém, lá também só existe um terreno”, acrescenta Silvio.

Jornal do Commercio. 

 

 

Inscrições para o Vestibular Agendado FAINTVISA segue até 28 de Agosto


fachada-faculdade-faintvisa-0-20130123111501 (1)As inscrições para o Vestibular Agendado 2015.2 da FAINTVISA continuam até o próximo dia 28 de Agosto. As inscrições podem ser efetuadas de segunda a sexta (das 08h às 12h, das 13 às 17 e das 19h às 22h) e aos sábados (das 08h às 14h). As mesmas também podem ser realizadas pela internet, em horário integral.

O Stand localizado no Vitória Park Shopping também continuará a inscrever gratuitamente os vestibulandos, de segunda a sábado no horário das 16h às 22h, e aos domingos das 14h às 20h.

A FAINTVISA disponibiliza 18 cursos que serão ofertados no turno noturno. As provas Agendadas serão realizadas até o dia 28 de agosto, sempre às terças-feiras e às quintas-feiras, em dias úteis, das 14h às 17h e das 19h às 22h.

O Processo Seletivo será composto por uma Redação em Língua Portuguesa, no padrão culto, com tema a ser definido pela Comissão Permanente do Vestibular. Esta Redação tem peso 10. Este Processo permite também a utilização do resultado do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – (resultados de 2012 a 2014) para classificação do candidato.

As aulas tem início no dia 04 de agosto de 2015.

A FAINTVISA fica localizada na Rua Jardim São Vicente Férrer, 71, Bairro Cajá, em Vitória de Santo Antão.

 

 

 

6º Leilão de Veículos do Detran/PE acontece sexta-feira em Vitória


Detran PEO 6º Leilão de veículos apreendidos do DETRAN-PE, promovido sob supervisão da Secretaria Estadual das Cidades (SECID), acontecerá no dia 31 de julho, a partir das 9h da manhã, no pátio da empresa Coliseum, localizada em Vitória de Santo Antão, às margens da Rodovia Luiz Gonzaga, a BR 232.

São 405 lotes, compostos por carros e motos pertencentes a dois grupos: os recuperáveis, que podem voltar a circular pelas ruas) e os irrecuperáveis, também conhecidos como sucata. Os interessados em conhecer os lotes, previamente, podem visitar o pátio da Coliseum, nos dias 29 e 30, das 9 às 16h. De acordo com o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, a realização de leilões, pelo DETRAN-PE, está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina que após 90 dias de apreensão, os veículos não reclamados devem ser leiloados. “Os leilões contribuem para a reciclagem automotiva e para a retirada de veículos abandonados nas ruas”, salienta.

O arrematante deverá requerer e pagar pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Cabe a ele também arcar com o valor dos serviços de Baixa do Gravame dentre outras taxas como a de Licenciamento, a de transferência do veículo e a taxa de Emplacamento. O dinheiro arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Quitados os débitos, o resíduo restante – caso haja – volta para o proprietário anterior do veículo.

O Edital, contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, pode ser acessado no site do DETRAN: www.detran.pe.gov.br e também no site da empresa Coliseum. Pode também ser retirado gratuitamente no escritório do Coliseum Leilões  em Vitória de Santo Antão.

Serviço:

6º Leilão 2015 de veículos apreendidos pelo DETRAN-PE

Quando: 31 de julho de 2015, às 9h da manhã.

Onde: sede da Coliseum Leilões, em Vitória de Santo Antão, Rodovia Luiz Gonzaga, BR-232-Km 41- Distrito Ind. Vitória Sto. Antão/PE.

Visitação prévia

Horário: 9h às 16h.

Com informações da Assessoria. 

 

 

Liquidação da Kasa Fina e Juliana Móveis segue até o dia 30


(Móveis e decorações com descontos - Foto: A Voz da Vitória).

(Móveis e decorações com descontos – Foto: A Voz da Vitória).

Ainda dá tempo de aproveitar as promoções na Kasa Fina e Juliana Móveis, em Vitória de Santo Antão. A grande liquidação segue até o dia 30 de julho, com móveis à disposição com 30% de desconto à vista. Outra grande vantagem são os 15% de desconto e a possibilidade de dividir os pagamentos em até 10 vezes.

O colchão unibox para casal, por exemplo, está custando R$ 339,00. Os preços promocionais tiveram início no último dia 03. Corram! ainda dá tempo!

Serviço

  • Liquidação
  •  Kasa Fina (Rua Eurico Valois, Estrada Nova). 
  • Juliana Móveis (Rua Rui Barbosa, Bairro do Livramento)
  • Até 30 de julho.

 

 

 

Eleição para diretor e vice-diretor da UFPE Vitória será dia 31 de agosto


José Eduardo DutraA consulta à comunidade universitária para escolha de diretor e vice-diretor do Centro Acadêmico da UFPE da Vitória de Santo Antão (CAV) para o mandato de 2015 a 2019 será no dia 31 de agosto. A chapa única “Compromisso e mais participação” traz o professor de Genética e atual vice-diretor do Centro, José Eduardo Garcia, como candidato a diretor e o professor de Farmacologia René Duarte Martins como candidato a vice-diretor. A votação será realizada no CAV, das 8h às 20h, e o resultado será divulgado no mesmo dia.

Poderão votar os docentes integrantes das carreiras de Magistério Superior, em efetivo exercício; os servidores técnico-administrativos integrantes do quadro permanente, em efetivo exercício; e os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu do CAV/UFPE. Não poderão participar do colégio eleitoral os professores substitutos e servidores à disposição da Universidade e terceirizados. Cada segmento (docentes, técnicos administrativos e alunos) representa um terço dos votos.

As seções eleitorais serão instaladas nas dependências do Centro Acadêmico de Vitória. Serão três urnas, uma para cada segmento. O eleitor deverá apresentar, no momento do voto, documento oficial com foto e com número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). “A expectativa é muito boa. Nosso grande desafio será investir na infraestrutura, na construção de um campus novo”, afirmou o candidato a diretor, professor José Eduardo Garcia.

 

 

 

Campanha em prol de jovem vitoriense busca apoio para transplante internacional


WeverUm jovem de 18 anos, morador da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, precisa de sua ajuda. Weverton Fagner de Medeiros Gomes, está internado em estado clínico considerado estável no Hospital Otávio de Freitas, em Recife, após fazer uma cirurgia de apêndice e perder 90% do intestino.  A solução é um transplante do órgão, que é realizado fora do País. O procedimento detém alta cifra e chega a custar aproximadamente R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil Reais) no Jackson Memorial Hospital, em Miami, nos Estados Unidos (EUA).

David Luiz

Para arcar com as despesas, amigos e familiares entraram numa corrente solidária nas redes sociais. O movimento em prol do rapaz conseguiu muitos adeptos em pouco tempo. Na página Força Weverton, no Facebook, já são mais de 5 mil curtidas e milhares de compartilhamentos. Entre os que apoiaram a campanha está o zagueiro do Paris Saint Germain e Seleção Brasileira, David Luiz, que divulgou a história em um perfil oficial na rede. A publicação do atleta viralizou em pouco tempo e contabilizou vários comentários positivos.  Para ajudar Weverton, basta doar qualquer valor em conta poupança.

Como ajudar?

Banco do Brasil – Agência: 0233-X

Conta Poupança: 059879-8  –  Weverton Fagner de Medeiros Gomes (CPF: 125.576.404-09). Operação 61.

 

 

Concursados 2006 de Vitória: Acordem!!!


VitoriaPrevPor Elias Martins 

Na primeira semana de março de 2015, divulguei uma série de informações sobre a situação do Instituto de Previdência dos Servidores do Município da Vitória de Santo Antão – VITORIAPREV, e aparentemente neste período pouca coisa mudou em relação as ações necessárias por parte da gestão do Fundo e da Prefeitura de Vitória, na busca do seu equilíbrio financeiro.

Vamos explicar mais uma vez!

Foco nos Concursados de 2006, que tomaram posse a partir de 2007:

Desde 01.01.2007 os únicos recursos das contribuições (servidor + patronal) provenientes dos servidores empossados a partir dos concursados 2006, que podem ser utilizados são:

  • Auxílio Doença;
  • Aposentadorias por Invalidez;
  • Pensões por morte;
  • e Taxa de Administração (Proporcional).

O restante, só a partir da aposentadoria destes concursados, cuja janela se abre a partir de 2017, pela aposentadoria proporcional permitida a partir de 10 anos de serviço público.

concurso 2006

Estima-se que essa diferença de hoje está por volta de R$ 700 mil mensais, e até a aposentadoria de todos os servidores antes do Concurso 2006 acontecer, os aportes mensais só crescerão.

Sob hipótese alguma, que não seja as informadas no inicio desta matéria, o Presidente, os Conselheiros (Fiscal e Administração), Prefeito, Câmara de Vereadores, pode  autorizar movimentações extra-institucionais.

Elas estão acontecendo desde 2007, em especial relacionadas as reservas dos Concursados 2006.         Tais reservas (Fundo Previdenciário) já deveriam ultrapassar o montante de R$ 45 milhões e de acordo com o ultimo relatório DAIR – Demonstrativo de Aplicações e Investimentos dos Recursos, em 30 de abril de 2015 que era de apenas R$ 2.985.833,07, expedido pelo VITORIAPREV neste endereço… http://cadprev.previdencia.gov.br/Cadprev/faces/pages/modulos/didf/consultarDemonstrativos.xhtml 

Para agravar a situação, o DIPR – Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasses, está atrasado desde Janeiro de 2014, impossibilitando a visualização de maiores detalhes sobre o comportamento Administrativo-Financeiro do VITORIAPREV.

A FUTURA APOSENTADORIA DOS CONCURSADOS 2006 ESTÁ IMENSAMENTE COMPROMETIDA.

E aí?

                VÃO FAZER O QUE?

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) enquadra essas atitudes como Crime Contra a Administração Pública, e seu Art. 43, habilita mais uma vez o Sr. Prefeito Elias Lira à um processo de ‘CASSAÇÃO”.

Com a palavra a “Comissão de Finança e Orçamento da Câmara de Vereadores” e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco”.

Martins Colunista

 

Por Elias Martins, colunista do Blog.

 

 

 

 

 

 

Página 1 de 41112345...102030...Última »