Arquivos do Blog

Polícia prende assaltante de Van que faz a linha entre Escada e Vitória


Mário Miguel, 48 anosNa tarde da última sexta-feira (28/08), no Engenho Genipapo, às margens da rodovia PE 45, entre as cidades de Escada e Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul de Pernambuco, uma van de lotação que fazia esta rota foi tomada de assalto.

Policiais do GATI vinculados ao 21º BPM, após perseguição, conseguiram prender um dos assaltantes, que é ex-presidiário por ter cometido duplo homicídio em Palmares. Mário Miguel de Souza, de 48 anos, foi preso com um revólver calibre 38, com 4 munições deflagradas e 1 pinada, 6 aparelhos celulares, R$ 557,15, além de vários outros pertences das vítimas que estavam na Van. O comparsa que estava com ele conseguiu evardir-se pelo canavial.

Aproveitando a presença do efetivo policial, o motorista da Van parabenizou o trabalho da Polícia Militar e solicitou mais policiamento no trecho, que devido aos buracos, os veículos têm que reduzir a velocidade e isso facilita a ação de bandidos.

com informações da TV Replay

 

 

Com vagas em Palmares e Caruaru, Ministério Público Federal seleciona estagiários


EstágioEstão abertas as inscrições para o processo seletivo que vai selecionar estagiários de Direito para trabalhar no Ministério Público Federal (MPF). Só podem participar da seleção os estudantes com pelo menos 40% da carga horária do curso concluída. É preciso, ainda, estar matriculado em uma das instituições de ensino que firmaram acordo com a Procuradoria da República em Pernambuco (PRPE). A lista completa das instituições pode ser conferida no edital.

Os selecionados vão trabalhar 20 horas por semana na unidade da PRP no Recife e nas Procuradorias da República nos municípios do Cabo de Santo Agostinho/Palmares, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina/Juazeiro. O valor da bolsa é de R$ 850, além do auxílio transporte. As inscrições seguem até o dia 24 de agosto, às 18h, pela internet.

Neste primeiro momento, os estudantes devem preencher uma ficha de inscrição relativa à unidade do MPF para a qual deseja concorrer. Para validar a candidatura, os universitários devem se dirigir ao órgão escolhido até o dia 28 de agosto e levar originais e cópias dos seguintes documentos: ficha de pré-inscrição, identidade, CPF, comprovante de matrícula e um documento que comprove a conclusão de pelo menos 40% da carga horária ou dos créditos do curso. No caso de deficientes físicos, é preciso levar original e cópia do laudo médico. Cotistas devem levar uma declaração de opção de seleção por sistema de cotas.

O processo seletivo será composto por provas objetiva e dissertativa. Ele vale por um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Dez porcento das vagas são destinadas a pessoas com deficiência e/ou cotistas.

 

 

Nesta quarta, “Dia Estadual de Mobilização” acontece em várias cidades de Pernambuco


Dia Estadual de MobilizaçãoDiante do descaso que passa a segurança pública de Pernambuco, nesta quarta-feira (26) acontece o Dia Estadual de Mobilização da Polícia Civil. Em todo Estado, a partir das 9h, vão acontecer, simultaneamente, diversas ações de conscientização, denunciando o aumento da violência. Ao todo serão dez cidades mobilizadas nesta quarta-feira.

Recife realizará um grande movimento na Praça do Derby. As demais cidades são Palmares (Praça Paulo Paranhos), Goiana, Caruaru (Marco Zero), Garanhuns (Espaço Colunata – em frente a Ferreira Costa), Arcoverde (Praça da Bandeira), Afogados da Ingazeira (Avenida Rio Branco e Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara), Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina (em frente à Prefeitura).

Mais uma vez o Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) está realizando esses atos para mostrar à sociedade que o número de homicídios, assaltos e furtos estão aumentando por falta de condições adequadas de trabalho e número insuficiente de policiais nas ruas. As estruturas das delegacias, seccionais e institutos da Polícia Civil estão em péssimas condições de funcionamento e faltam equipamentos e materiais para dar andamento aos inquéritos e as investigações.

com informações da Assessoria

 

Competições no Campus Vitória encerram III Jogos Intercampi


IFPECompetições de Xadrez, Voleibol e Maratona Cultural realizadas no Campus IFPE Vitória de Santo Antão, na última sexta-feira (21), marcaram o encerramento da terceira edição dos Jogos Esportivos Intercampi do IFPE. Durante uma semana, estudantes de todos os campi da Instituição participaram de uma programação repleta de disputas em diversas modalidades. Os campi Barreiros, Belo Jardim, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão foram as sedes dos jogos, organizados pela Diretoria de Assistência Estudantil (DAE).

Os jogos de Voleibol aconteceram na quadra poliesportiva do campus e reuniram seis equipes – quatro masculinas e duas femininas – dos campi Garanhuns, Pesqueira, Caruaru e Barreiros. O estudante Pedro César, aluno do curso técnico em Informática, é um dos integrantes do time garanhunense e vê os jogos como uma oportunidade que vai além da prática do esporte e da competição: “É importante também para interagir com outras equipes, conhecer novas pessoas e os outros campi do IFPE”.

A Maratona Cultural teve início com um vocal dos alunos do Campus Palmares. Em seguida, o público presente no auditório do prédio central pôde conferir apresentações de danças dos campi Garanhuns, Caruaru e Barreiros, além de poesia, com o Campus Belo Jardim, e um vídeo, produzido por alunos do Campus Olinda. À tarde foi realizada a segunda parte da competição: um jogo de perguntas e respostas composto por quatro baterias, com cinco questões cada uma.

O torneio de Xadrez reuniu 57 competidores, sendo 47 do masculino e dez do feminino. Foi o maior torneio da modalidade já realizado no Intercampi, segundo Kênio Menezes, coordenador-técnico do Campus Recife. Os cinco melhores jogadores e as cinco melhores jogadoras disputarão os jogos regionais, no Rio Grande do Norte, ainda neste semestre.

Com Informações da Assessoria

 

 

Missa em homenagem a Dom Acácio, primeiro bispo de Palmares, reúne milhares de fiéis


Seus restos mortais foram transladados da matriz de Nossa Senhora da Penha, na cidade de Gameleira

Seus restos mortais foram transladados da matriz de Nossa Senhora da Penha, na cidade de Gameleira

Uma das figuras mais conhecidas e admiradas do município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, foi homenageado nesta segunda-feira (24). Os restos mortais de Dom Acácio Rodrigues, bispo emérito da cidade, foram trazidos para cidade de Palmares cinco anos após sua morte.

Seus restos mortais foram transladados da matriz de Nossa Senhora da Penha, na cidade de Gameleira, na Mata Sul, onde se encontrava sepultado desde o dia para a catedral de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Uma procissão foi realizada formado por fiéis católicos que acompanharam  o percurso e percorreram as principais avenidas até a catedral onde foi realizada uma concelebração eucarística presidida pelo bispo de Palmares Dom Henrique Soares da Costa.

Também estiveram presentes o arcebispos de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o  bispo Dom Dino Marchió da cidade de Caruaru e o bispo emérito de Palmares Dom Genival Saraiva de França, a missa contou com  inúmeros padres, diáconos e seminaristas, além das religiosas que representaram várias congregações religiosas de Palmares e da região Mata Sul.Restos mortais ficarão em Palmares.Após a missa, os restos mortais do primeiro bispo local foram sepultados no ossuário existente no interior da Catedral.

Histórico:

Dom Acácio Rodrigues Alves nasceu em Garanhuns (PE) no dia 09/04/1925,. No dia 14/07/1962, o Papa Paulo VI o nomeou bispo dos Palmares. Tomou posse na sua 1ª Diocese – Palmares – em 23 de setembro de 1962,tendo como lema: Unum in Christo (Um em Cristo).

Ao completar 25 anos de bispado, apresentou ao Papa João Paulo II a sua dispensa,renunciando ao múnus pastoral em 14/07/2000, sendo substituído por Dom Genival Saraiva de França que assumiu a diocese  de Palmares no dia 28 de outubro de 2000.Dom Acácio faleceu no Recife, em 24/08/2010, e foi sepultado no dia seguinte na matriz da Penha, em Gameleira.

Portal PE/10

 

 

Prefeito de Chã Grande, Daniel Alves ingressa no PSB


Ao lado de Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, Daniel Alves adere à sigla. Foto: Alikam Paixão

Ao lado de Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, Daniel Alves adere à sigla. Foto: Alikam Paixão

O Prefeito de Chã Grande, Daniel Alves de Lima, é um dos mais novos integrantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB), do Governador Paulo Câmara. A filiação do gestor que atualmente exerce seu terceiro mandato e vai disputar a reeleição no próximo ano, aconteceu durante o programa “Agenda 40″, na cidade de Palmares, na Mata Sul, no último Sábado (21).

O evento reuniu quase 2 mil participantes e contou com a presença de vários prefeitos dos municípios da Zona da Mata Sul. Daniel deixou o Partido Progressista – PP, partido pelo qual foi eleito em 2012, e assumiu o controle do PSB em Chã Grande. O mesmo caminho tomou o Prefeito de Amaraji (Confira AQUI).

Político experiente e bem articulado, o mesmo vinha sendo sondado pela cúpula estadual do PSB desde o início de sua gestão, ainda no ano de 2013, pelo então Governador Eduardo Campos. Com a adesão oficializada, Daniel será o candidato apoiado pelo Governo nas eleições de 2016 e já conta com um arco de alianças composta pelas siglas PT do B, PTB, SDD, PDT, PSD, DEM e o PSL.

 

 

Rapidinhas Policiais da Região do final de semana


Entregador de gás executado em Paudalho

Milton Cesar de Andrade Silva, 42 anosNa noite deste domingo (23), um homem foi assassinado com cerca de cinco disparos de arma de fogo na Rua Luiz Maranhão, no Centro de Paudalho. O entregador de gás Milton César de Andrade Silva, conhecido por “Ducoco”, 42 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo na região da cabeça. Ele estava com sua filha de apenas 02 anos no colo, quando a largou e acabou alvejado. Segundo informações da PM, a primeira suspeita é de um acerto de contas, pois supostamente atuava com envolvimento no tráfico de drogas na área do Alto de Dois Irmãos.

Estudantes são estupradas em Condado

Duas jovens foram arrastadas para dentro de um matagal, no final da Avenida 15 de Novembro, no Centro da cidade de Condado. O crime foi registrado na madrugada deste domingo (23). Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar, as estudantes, de 16 e 14 anos, estavam em companhia de um casal de adolescentes quando foram abordadas por um homem encapuzado vestido com um casado preto, o qual os obrigou a entrar em um matagal, onde consumou o estupro contra as duas adolescentes.

As vítimas foram socorridas para o hospital local, onde receberam os primeiros atendimentos, e em seguida encaminhadas para o Hospital Agamenon Magalhães, no Recife. O caso foi registrado na 53ª DP, em Condado.

Em Aliança, homem sofre tentativa de homicídio num Centro de Candomblé 

Um homem foi alvejado por três disparos de arma de fogo durante um assalto cometido dentro de um centro de Candomblé, que estava sendo realizado na noite deste domingo (23), na Rua da Palha, no bairro do Rosário, em Aliança, na Mata Norte. Edílson Rodrigues da Silva, de 31 anos, estava no lugar quando um homem, identificado apenas por Gordinho, chegou e anunciou o assalto, levando o celular da vítima. Na fuga, o acusado efetuou três disparos de arma de fogo, atingindo Edílson nas costas e de raspão na testa e boca.

A vítima foi socorrida para o Hospital local onde recebeu atendimento médico e em seguida foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife. O caso foi registrado na 48ª DP.

Em Ferreiros, homem tenta estuprar criança de 05 anos

estuprador_ferreirosUm homem foi preso em flagrante após tentar abusar sexualmente de uma criança de apenas 05 anos de idade. O crime foi registrado pela Polícia Militar na noite do sábado (22), na zona rural da cidade de Ferreiros. A garota informou a sua genitora que o acusado, José Feliciano de Farias, 43 anos, retirou a roupa dela e estava retirando suas vestes. José tentou fugir, mas foi detido por populares que o agrediram.

Ele foi socorrido para o hospital da cidade, onde recebeu atendimento médico e em seguida foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, onde se encontra custodiado.

Em Palmares, Seresta deixa uma pessoa morta e duas baleadas

Uma pessoa foi morta e duas ficaram feridas quando participavam de uma Seresta em um bar, localizado no Engenho Coiceiro – Seresta Barracão de Coiceiro, em Palmares, na Mata Sul, por volta das 21h. do Sábado (22).

Após um tumulto provocado por tiroteio, Girliarde Pereira da Silva, de 30 anos, foi atingido com uma perfuração provavelmente por arma branca (Faca) no lado direito do tórax. Segundo a PM, outras duas pessoas foram baleadas por disparos de arma de fogo. As duas pessoas atingidas foram socorridas para a emergência do Hospital Regional dos Palmares. Luana Marília de Souza Silva, 20 anos, foi atingida por um disparo na perna direita e após os primeiros socorros foi liberada e passa bem. Gleibson Alves da Silva foi atingido por dois disparos na cabeça, o qual foi feito os primeiros socorros, mas devido a gravidade dos ferimentos foi transferido em estado grave para o Hospital de Restauração, no Recife. Ninguém foi preso.

 Homem de 35 anos é assassinado com cinco tiros em Água Preta

Um homem de 35 anos foi assassinado na noite desse domingo (23) em Água Preta, na Mata Sul. O crime ocorreu na Quadra 41, no Bairro Nova Água Preta. Segundo a Polícia, a vítima teria se envolvido em uma discussão com a mulher do suspeito de assassiná-lo. Ronaldo Araújo da Silva, de 35 anos, foi baleado com cinco perfurações de arma de fogo, sendo, dois no tórax, dois nas costas e um no braço esquerdo.

Ainda de acordo com o Boletim de Ocorrência, o suspeito de cometer o crime é Fábio Martins da Silva (Fabinho da Seresta) que segue foragido. O corpo do homem foi removido por uma funerária local para ser feito o laudo da perícia. O crime será investigado pela Delegacia de Polícia de Água Preta.

Homem é preso tentando entrar com drogas dentro de pães na Cadeia do Carpina

Josimar Josué da SilvaUm homem foi preso em flagrante, na manhã desse domingo (23), quando tentava entrar com drogas dentro da Cadeia Pública do Carpina, na Mata Norte. A droga estava escondida dentro de dois pães, que seriam entregues a um detento da unidade prisional.

Homens da PM que fazem a guarda na cadeia, encontraram 50 gramas de maconha e duas pedras de crack estavam dentro dos pães. O acusado tentou fugir em uma motocicleta 50 CC, mas foi capturado pela Polícia. Na residência de Josimar Josué da Silva os Policiais encontraram mais entorpecentes.

 

 

 

Prefeito de Amaraji segue para o PSB


prefeito de AmarajiO Prefeito de Amaraji, na Mata Sul, deixou o Partido da República – PR e passou a fazer parte do PSB, do Governador Paulo Câmara. O ato de filiação de Jânio Gouveia aconteceu no último Sábado (22), durante o programa “Agenda 40″, em Palmares.

Na mesma ocasião, seu sobrinho, Juninho Gouveia, também se filiou a sigla socialista. “Juninho” será apoiado por Jânio Gouveia nas eleições de 2016. Reeleito em 2012, Jânio ficará de fora da próxima eleição municipal.

por Ismael Alves, do Blog Visão da Gente
Foto: Alikam Paixão.

 

 

Carreta tomba na BR-101 em Palmares


Carga se espalhou pela via. Foto: WhatsApp A Voz da Vitória (81) 9 9992.9364

Carga se espalhou pela via. Foto: WhatsApp A Voz da Vitória (81) 9 9992.9364

Uma carreta tombou no município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. O acidente ocorreu na rodovia BR-101, próximo ao quilômetro 183, na tarde deste Sábado (22).

De acordo com Polícia Rodoviária Federal (PRF), não houve vítimas e o trânsito segue com normalidade no local. A carga caiu próximo ao acostamento.  Não se sabe a causa do incidente.

 

 

Encontro de Gênero, Raça/Etnia e Saúde do Trabalhador, dias 24 e 25, em Caruaru


Encontro_de_Genero_1Para fomentar debates e construir propostas sobre políticas públicas na área de gênero, raça/etnia e saúde do trabalhador, a direção do Sindsep-PE iniciou em julho uma série de encontros com os servidores da base. Semana que vem será realizado o segundo deles (ver programação AQUI), dessa vez na cidade de Caruaru, na Gerência Executiva do INSS, localizada na mesma rua da subsede do sindicato.

O primeiro Encontro de Políticas Públicas: Transversalizando gênero, raça/etnia e saúde do trabalhador foi no final do mês passado, em Garanhuns. O evento é destinado aos servidores da base do sindicato. Até o final deste ano, o Sindsep deve realizar um total de seis encontros. As outras cidades a sediarem o evento serão Palmares, Vitória de Santo Antão, Petrolina e Salgueiro.

Os encontros estão discutindo textos sobre gênero, raça, etnia e saúde do trabalhador que foram trabalhados no último Congresso do Sindsep, realizado em agosto de 2013.  Além disso, a ideia é aproximar o servidor do interior do Estado à direção regional da entidade e ao sindicato como um todo.

PROGRAMAÇÃO AQUI

 

 

WhatsApp do A Voz da Vitória ultrapassa 5 mil usuários


A VOZ DA VITORIA mosaicoPelo aplicativo, o número é (81) 9 9992-9364 

Sempre pioneiro quando se trata da mídia digital na região da Mata Sul pernambucana, o Blog A Voz da Vitória chega a uma nova marca de superação: ultrapassamos cinco mil usuários que entraram em contato diretamente pelo aplicativo de mensagens WhatsApp (81) 9 9992-9364.

Implantado em maio de 2014 neste site, o WhatsApp do A Voz da Vitória é hoje ao lado de nossa Fanpage (Notícias A Voz da Vitória), principal elemento de contato direto com o nosso leitor. Além de mandar fotos e vídeos, os leitores enviam material pelo Whatsapp ou pelo Viber que hoje corresponde diariamente a 40% de sugestão de nossa pauta. Das pautas sugeridas pelos internautas, estamos tendo um aproveitamento de mais de 70%, com matérias publicadas ao longo deste período.

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, o leitor pode encaminhar sua sugestão de conteúdo para nossa equipe, com fotos, vídeos, denúncias e reclamações. Basta adicionar nosso número (81) 9 9992-9364 e ver sua matéria publicada no maior Portal de Notícias da região.

Somos na recente história da mídia digital vitoriense, o segundo Blog (pois o primeiro não atua mais), a registrar todos os acontecimentos da Vitória de Santo Antão na página eletrônica. Antes de completarmos um ano de existência, atingimos a marca de 01 milhão de acessos, e até agora, somos o único Blog na Mata Sul do Estado a se aproximar dos 09 milhões de acessos. Fomos o primeiro site da cidade a implantar comentários nas postagens apenas pelo Facebook, bem como primeiro também a utilizar outras redes sociais como: Youtube,  Instagram e Twitter.

O pioneirismo também se deu na cobertura dos acontecimentos políticos e policiais na internet, sobretudo sendo o primeiro Blog a acompanhar as sessões legislativas da Casa Diogo de Braga, bem como o primeiro veículo digital a promover o debate de ideias na região. O único site também de Vitória a externar publicamente sua audiência através do contador exposto na nossa página.

Ano passado, o A Voz da Vitória em pesquisa oficialmente divulgada, foi o Blog mais lembrado pelos cidadãos de Vitória, Pombos, Glória do Goitá, Lagoa do Itaenga, Primavera, Feira Nova e segundo lugar em Escada. Em todas estas cidades este site foi premiado e é referência na disseminação da informação, inclusive junto as grandes agências de publicidade do Grande Recife.

A constante interação com o público, faz do nosso leitor, um participante ativo de nosso Portal na Web. Além disso, outra coisa é bastante cara para nós e não abrimos mão: a nossa independência!

Portanto, tá fora?! Só falta você! Então nos adicione no WhatsApp!

Viu alguma situação inusitada? Quer fazer denúncias sobre o Transporte Público, Saúde, Educação ou algum Serviço Público? Na mensagem, não se esqueça de enviar seu nome e o local onde o fato foi registrado. Grave um vídeo, faça uma foto, sugira uma pauta, fiscalize, denuncie e envie para nossa redação.

Grato a todos, afetuoso abraço!

Lissandro Nascimento

 

 

IFPE abre inscrições para cursos em Palmares


ifpeForam abertas nesta segunda-feira as inscrições para cursos técnicos gratuitos no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). São 64 vagas para a área de informática, todas para o Campus Palmares. As inscrições seguem até 31 de agosto.
Para participar da seleção, é necessário se apresentar no Campus, com documentos de identificação e histórico escolar. O processo seletivo, que dispensa provas, leva em conta o desempenho dos estudantes no Ensino Médio.

Dois cursos estão sendo oferecidos: Manutenção e Suporte em Informática e Rede de Computadores – ambos na modalidade subsequente, com opção para manhã e tarde. Metade das vagas são destinadas aos cotistas que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. Também há um sistema de subcotas, que considera aspectos de renda e raça.

O Campus fica na sede da Autarquia Educacional da Mata Sul (Aemasul/Famasul), na BR-101, no Engenho São Manoel.

Outras dúvidas devem ser esclarecidas pelo telefone (81) 98491-6605 e pelo e-mail cvest@palmares.ifpe.edu.br.

Barragens para evitar novas cheias atrasam ou não saem do papel em AL e PE


barragem serro azulCarlos Madeiro, do UOL, em Palmares (PE)

Prometidas como solução para evitar novas enchentes na Mata Sul de Pernambuco, as cinco barragens para conter a água dos rios no interior pernambucano estão atrasadas em mais de dois anos. Já em Alagoas, nenhuma das barragens prometidas saiu do papel.

Das barragens pedidas pelos governos estaduais, apenas as cinco de Pernambuco estão em obras. Deveriam ter sido entregues até 2013 — duas tinham promessa de conclusão em 2012. O lançamento das obras contou inclusive com a presença da presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2011. Mas as obras caminharam a passos lentos e nenhuma delas foi entregue.

Em junho de 2010, as enchentes em Alagoas afetaram 29 municípios, deixando um saldo de 27 mortos e mais de 70 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas. Em Pernambuco, os alagamentos atingiram 68 municípios, matando 20 pessoas e deixando 80 mil desabrigadas ou desalojadas.

No último dia 11, o UOL visitou o canteiro da maior das barragens, a do Serro Azul, no rio Una, em Palmares, que terá capacidade de acumular 303 milhões de m³ de água. Orçada em R$ 246 milhões, a obra deveria ter sido entregue em fevereiro de 2012, mas está incompleta e praticamente parada.

A reportagem não teve autorização para visitar a obra, mas deu para perceber que poucas pessoas trabalhavam no local. Segundo apurou o UOL com um dos funcionários, houve uma paralisação da obra por conta de falta de recursos e demissão de empregados no ano passado. A obra teria sido retomada há dois meses, mas com apenas cerca de 50 pessoas atuando no momento.

O Ministério da Integração Nacional informou que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) destinou R$ 368 milhões para a execução das cinco barragens em Pernambuco. Há ainda recursos do Estado de contrapartida. Do total federal, R$ 226,8 milhões já foram pagos. “Todas as obras estão em andamento”, afirmou a pasta, dizendo ainda que as obras devem ficar prontas em 2016, sem precisar meses ou justificar os atrasos. Procurado, o governo de Pernambuco não se pronunciou sobre as obras.

hosp regional de palmares

Medo dos moradores
Enquanto as barragens não saem do papel, o medo de uma nova tragédia toma conta das três cidades mais atingidas da Mata Sul de Pernambuco: Palmares, Água Preta e Barreiros. O centro de Barreiros, por exemplo, fica vizinho ao rio Una e não foi transferido mesmo após ser invadido pelas águas em 2010 e 2011.

Em Água Preta, muitos moradores não escondem o medo de uma nova tragédia. Ivonete Lucas de Souza, 65, diz que, sem as barragens, a chegada da chuva é sinal de grande preocupação. “Eu vivo com muito medo. Queria vender a casa aqui, mas ninguém comprar porque sabe que é da enchente”, disse.

Já Luiz José Silva, 71, diz que preferiu não deixa a área que alagou em 2010 porque se recusa a viver em uma “casa minúscula” dos novos conjuntos que foram construídos em Água Preta. “Ninguém daqui quis ir, porque não é sempre que tem uma cheia daquelas. Medo tem, mas fazer o quê? Melhor aqui, todos juntos, que naquele conjunto longe”, afirmou.

A situação é similar na cidade vizinha de Barreiros, onde moradores vivem ao lado dos rios. Ângela Maria da Silva, 60, mora na rua do Carrapicho, que teve pelo menos metade das casas destruídas pela cheia, mas prefere morar na casa onde viveu sempre viveu.

“Não tenho medo [de uma nova cheia], mesmo sem barragem. Eu gosto é quando o rio enche e eu pego camarão”, afirmou, citando que “perdeu tudo” em junho de 2010. “Mas já recuperei quase tudo, estou bem.”

 

 

Criança de 2 anos é atingida por tiro acidental na cabeça em Quipapá


Do NE10 Interior

tirosUma criança de dois anos foi atingida por um disparo de arma de fogo acidental na manhã desta sexta-feira (7) em Quipapá, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Civil, Caio Adriel Almeida de Souza estava na casa que morava no Sítio Correntes quando foi atingido pelo disparo na cabeça.

O menino foi socorrido para o hospital municipal e em seguida transferido para o Hospital da Restauração (HR), no Recife. A unidade de saúde informou que o estado de saúde da criança é considerado estável. Ele está consciente e permanece em observação.

Ainda segundo a polícia, o responsável pelo disparo seria um tio da criança, de 14 anos, que estaria manuseando a arma. O menor foi levado, junto com a avó e representantes do Conselho Tutelar, para a delegacia de Palmares, onde está sendo apresentado.

 

 

Dificuldade de aprendizagem agora tem tratamento em Vitória de Santo Antão


CEAM VITORIACrianças, jovens e adultos que têm dificuldades no processo de ensino-aprendizagem contam com serviço especializado para atender a região de Vitória 

A área da Educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os estudantes paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas. É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.

Para isso, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, conta com o Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM), que funciona desde 03 de fevereiro de 2014, quando foi inaugurado na Praça da Matriz. O CEAM é composto por competentes profissionais que têm o seu trabalho exclusivamente voltado para aquelas crianças, jovens e adultos que têm dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.

A Clínica propõe um desenvolvimento psicopedagógico, na medida em que seus profissionais trabalham o problema que a criança, adolescente e ou adulto apresentam, procurando no decorrer do tratamento, uma melhora bastante significativa no seu aprendizado e consequentemente na sua vida. Ao longo deste tempo, o CEAM realizou mais de 2.400 atendimentos, sob as mãos de Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Oftalmologistas e Nutricionistas. Idealizadores desta iniciativa na região, as Psicopedagogas Luciene Santos e Joselma Dantas, bem como o Neuropsicólogo Ítalo Bruno Gomes, asseguram que o Centro vem proporcionando mudanças na vida destas pessoas. “Constatamos que havia um vácuo no atendimento destes problemas na região de Vitória. A partir do momento que esta demanda surgia, atuávamos sozinhos na busca de soluções. Com o tempo decidimos nos unir para oferecer este serviço de modo ainda melhor, buscando proporcionar um tratamento com atividades multidisciplinares”, justificou Ítalo Bruno, quando indagado pela abertura do CEAM.

A iniciativa deu tão certo que estes profissionais vão ampliar estes serviços em outro endereço. Previsto para mudar de imóvel nas próximas semanas, o CEAM deve permanecer atuando nas proximidades da Praça da Matriz de Santo Antão. “Com o aumento da demanda e o desafio de melhorar a qualidade do atendimento prestado, decidimos ampliar nossa estrutura física para outro espaço, procurando cada vez mais oferecer comodidade e mais opções de tratamento aquelas crianças com dificuldades de aprendizagem”, pontuou o Neuropsicólogo.

CEAM VITORIA 2

Neste novo imóvel que passa por reformas, o CEAM contará com apoio pedagógico (reforço escolar) e também atendimentos com estimulação psicomotora. O Centro terá mais espaço físico para oferecer palestras e cursos voltados ao aperfeiçoamento dos profissionais que lidam com a Educação, voltados tanto para a rede de ensino público quanto para o setor privado.

Como se trata de um problema de alta incidência que afeta as famílias de todas as esferas sociais, numa sociedade cada vez mais antenada com a formação e a informação, as crianças e adolescentes são os primeiros a sinalizarem dificuldades de aprendizagem. Quem precisar de uma orientação em razão de ter casos como esse em casa, os interessados podem agendar por telefone uma avaliação no CEAM sem nenhum custo inicial. É só procurar a Clínica e será disponibilizado um orçamento que se adeque ao perfil familiar.

SERVIÇO

Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar (CEAM)

Praça da Matriz da Vitória de Santo Antão/PE

Telefones: (81) 3526.4904 / 98686.4707 (Oi) / 97914.8887 (Tim) no horário comercial.

 

 

Página 1 de 6212345...102030...Última »