Arquivos do Blog

Prefeitura quer sentenciar o Carnaval de Vitória em uma peça burocrática


Desta vez, a Prefeitura de Vitória inventa um tal de “Decreto do Carnaval”, e a ACTV e a ABTV engolem este engodo. Saiba as razões por que Elias e Paulo Roberto não investem no carnaval das alegorias

carnaval de vitória 2014

Por Lissandro Nascimento

Nas últimas semanas ocorreram três reuniões para tratar dos preparativos para o Carnaval da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, duas delas promovidas pelos representantes da Prefeitura e a outra pela Câmara de Vereadores, através de uma audiência pública. Não tive como participar de nenhuma delas, em virtude da minha agenda de viagens da AblogPE. Pelo que li nos demais Blogs da cidade quanto aos encaminhamentos destes encontros, arrisco seguramente num palpite: os atuais gestores públicos que tratam do Carnaval estão sendo míopes (pra não afirmar coisa pior!) no trato com a maior festa popular da cidade.

Papangus de Bezerros/PE

Papangus de Bezerros/PE

Primeiramente, para ajudar nesta reflexão, gostaria de perguntar ao leitor do meu Blog: o que define a essência (alma) do Carnaval da Vitória de Santo Antão?

Na linguagem da ciência turística, um atrativo turístico cultural se define pela sua singularidade. Exemplos: Escolas de Samba (Rio de Janeiro), Axé (Bahia), Olinda (Orquestras de Frevo); Recife (Carnaval de rua e de palco); Bezerros (Papangus) e por aí vai.  Hoje, num mundo globalizado, onde a tendência é a padronização dos costumes, as pessoas saem ou viajam a procura do “diferente”.

Pois bem, repito: o que define a essência (alma) do Carnaval da Vitória de Santo Antão?

O que fez transformar o secular Carnaval de Vitória em uma referência como o melhor do interior de Pernambuco e o fez definhar e empobrecer nas últimas décadas? Bem, esta discussão daria, certamente, um trabalho acadêmico de Doutorado. Não quero me alongar. Mas, todos concordarão que as alegorias e ou os carros alegóricos atendem ao conceito do diferente da nossa maior festa.

De modo que a experiência dos últimos anos tem mostrado que todos nós vitorienses, principalmente os nossos gestores públicos, não estamos fazendo o “dever de casa”.

Ora, então por que o atual Prefeito Elias Lira (PSD) e a pasta responsável que é a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, na pessoa do visionário e empreendedor Paulo Roberto Leite de Arruda, não investem pesadamente no Carnaval das Alegorias?

Vamos lá! (…)

Carnaval para quem?: O Secretário Paulo Roberto e o Prefeito Elias Lira devem saber.

Carnaval para quem?: O Secretário Paulo Roberto e o Prefeito Elias Lira devem saber.

Os atuais gestores públicos depois da fragorosa, irresponsável, venal, covarde e anti-estratégico projeto de “desorganização” do Carnaval de 2014, decidiram retomar o percurso do Carnaval da Vitória, voltando em 2015 a ser o antigo, em decisão tomada em conjunto com os representantes das troças, clubes e blocos locais. A mudança fará com que o corredor da folia passe pela Praça da Matriz, do Livramento e Avenida Mariana Amália. A Prefeitura de Vitória ainda insiste no “Carnaval de Palco” com a criação de novos polos de animação que serão instalados nas praças do Livramento e Duque de Caxias com suas atrações, da mesma forma que ocorre no Pátio Otoni Rodrigues e Praça da Matriz.

Desta vez, a Prefeitura de Vitória inventa um tal de “Decreto do Carnaval”, pois no ano que vem a responsabilidade de ajuste às normas de segurança ficará por parte da Prefeitura, já que o malfadado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), não será elaborado.  O Decreto é uma série de normatizações definidas pelo Poder Executivo com requisitos voltados ao horário do término dos shows, segurança e outras questões técnicas. Um dos itens, por exemplo, trata-se da questão da altura da fiação, que era responsabilidade dos próprios blocos. Agora, será serviço da Prefeitura. É muita mesquinharia!

Portanto, este “Decreto do Carnaval” estabelece as diretrizes que regulamentam a festa, a fim de garantir a mobilidade e segurança da população e dos foliões. Com a produção do Decreto, o TAC será extinto, onde a dupla acima, não usará mais o Ministério Público como “escudo”. Pelo que se vê, chega Paulo Roberto Leite de Arruda e coloca debaixo do braço (melhor dizendo, debaixo do ‘sovaco’) este Decreto, como fazem os Protestantes com a Bíblia, como se fosse a coisa sagrada que irá resolver todos os problemas do evento. Sinceramente, desculpe-me… P.Q.P.!!!!!

A polêmica que persiste para a próxima edição do Carnaval é a exigência de documentação das troças e demais agremiações para que possam receber cotas de patrocínio do Poder Executivo. A regularização exige a cópia do estatuto, certidões negativas municipal e federal, além de CNPJ e ata de constituições da diretoria.

Carro Alegórico do Clube Vassouras O Camelo - Carnaval de 1928 - Acervo IHGVSA.

Carro Alegórico do Clube Vassouras O Camelo – Carnaval de 1928 – Acervo IHGVSA.

É impressionante como as duas entidades do Carnaval engolem este engodo! Falo da Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense (ACTV) e a Associação dos Blocos de Trios Elétricos da Vitória (ABTV). Não percebo nenhuma das duas entidades abrirem uma pauta de discussão sobre a construção de uma Política de Incentivo à Cultura em Vitória. Não vejo ninguém cobrar a instalação do Conselho Municipal de Cultura. Ninguém discute um plano estratégico de longo prazo para o setor cultural. Ninguém protesta e penaliza os culpados pela falência dos Clubes Carnavalescos que produzem os carros alegóricos. Querem sentenciar o Carnaval da tricentenária Vitória de Santo Antão em uma peça burocrática.

Carnaval para quem?: Charles Romão (ABTV) e Gilberto Lorena (ACTV) devem saber

Carnaval para quem?: Charles Romão (ABTV) e Gilberto Lorena (ACTV) devem saber

Quem deve pautar a discussão do carnaval de Vitória é quem faz carnaval e os seus foliões. Sinceramente, hoje, independente da Prefeitura, o povo é que faz o verdadeiro carnaval vitoriense.

Ademais, amigo leitor deste Blog, considero que estamos muito atrasados neste debate. É preciso entender que a atual lógica que se estabelece na festa é transformá-la numa indústria elitista de lucro. Não podemos aceitar isso! Elias Lira, Joaquim Lira e Paulo Roberto estimulam a política da industrialização do carnaval vitoriense. Na audiência pública do Carnaval na Câmara, Paulo Roberto resumiu o sucesso da sua gestão na festa: “Em todos estes anos tivemos violência zero no Carnaval de Vitória e abolimos os vasilhames de vidros”, concluiu. (sem comentários!).

palco carnaval de vitóriaAgora explico por que eles não investem no Carnaval das Alegorias e insistem no ‘Carnaval de Palco’.

Nos últimos anos, a cidade tem presenciado pesados investimentos no Carnaval de Palco, em detrimento do ‘Carnaval de Rua’. É misturar água com óleo, não funciona! A nossa essência é carnaval de rua com carros alegóricos.

Lira e Paulo Roberto insistem no carnaval de palco em razão dos altos volumes de recursos públicos empregados. Não é vantagem para eles investirem em alegorias, pois implica num investimento público de longo prazo, aonde o dinheiro não chega de forma imediata. Por isso que o Decreto não menciona nenhuma linha sobre as Alegorias. Contratar estruturas metálicas gigantescas de palcos, cantores caríssimos, licitar decoração do corredor da folia em valores que poderiam financiar três carros alegóricos, montar uma gigantesca equipe para cuidar de toda esta estrutura empregando gente e ‘amarrando votos’, licitar diversos equipamentos inclusive de som, alimentação, combustível, empresas para terceirizar estes serviços e “tirar a comissão”.

Ah claro! Um detalhe interessante: vendas de camarotes. Qual a razão de retirar o Quartel General do Frevo da Praça Duque de Caxias e levar para o ‘fim do mundo’ do corredor da folia? Porque lá tem muito espaço para vender camarotes!

Camarores no São João 2014 Nossa Vitória

Investir no ‘carnaval de rua’ e nos carros alegóricos é destinar os recursos públicos diretamente aos clubes carnavalescos, é dotar de uma estrutura menor de organização urbana, é construir uma política de cultura carnavalesca de longo prazo, ou seja, dessa forma os recursos e os investimentos públicos são mínimos. Dificulta pegar no “dinheiro vivo” que sai dos cofres públicos da Prefeitura e penaliza o dinheiro imediato circulando nas mãos destes F.D.P !!!!

Carro Alegórico do Clube Abanadores O Leão

Carro Alegórico do Clube Abanadores O Leão

 

Polícia Civil entregará doações da Campanha Noite Feliz‏; Vitória será beneficiada


PCNesta sexta-feira (19), às 9h da manhã, a Diretoria Integrada do Interior da Polícia Civil 1 fará a entrega dos donativos arrecadados pela Campanha Noite Feliz, realizada em Pernambuco. A instituição beneficiada na área do Agreste, que engloba as AIS 14 (Caruaru), 15 (Belo Jardim), 17 (Santa Cruz do Capibaribe) e 18 (Garanhuns), será o Projeto Viver, localizado na Rua Ulisses Pernambucano, nº 30, Bairro São Francisco, em Caruaru – PE (por trás da Policlínica). O Projeto Viver, existente há mais de 16 anos, trabalha com aproximadamente 70 crianças carentes dos bairros São Francisco e vizinhos. Lá as crianças têm aulas diversas (reforço, inglês, bíblicas), além de alimentação (café da manhã, almoço e lanche).

Na região da Zona da Mata, que engloba as AIS 11 (Goiana), 12 (Vitória de Santo Antão), 13 (Palmares) e 16 (Limoeiro), a entrega dos donativos arrecadados será às 11h da manhã, da sexta-feira (19) e a instituição beneficiada será o Instituto Vitória Humana (IVH), organização não governamental de promoção e defesa de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, localizada na Rua Antônio Pereira de Lima, nº 129, São Vicente de Paulo, Lagoa Redonda, Vitória de Santo Antão.

Com informações da Assessoria. 

 

Por motivo fútil, adolescente de 15 anos é assassinado pela ex-namorada de 17, em Palmares


do Portal PE10

Luiz Fernando Freitas Barbosa, de apenas 15 anosUm adolescente de 15 anos foi morto a facadas na noite dessa terça-feira (16), em Palmares, na Mata Sul. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu no Bairro Newton Carneiro motivado por ciúmes.

De acordo com testemunhas, Luiz Fernando Freitas Barbosa, de apenas 15 anos, estava conversando com sua atual namorada, quando a acusada passou pelo casal e falou algo com a vítima. Após alguns minutos, Cláudia (como foi identificada) voltou ao local já de posse de uma faca e nesse momento, o adolescente levou um chute na perna, ao tentar se levantar, a vítima foi atingida na altura do tórax.

Luiz ainda foi socorrido por populares até o Hospital Regional dos Palmares, mas devido à gravidade dos ferimentos ele não resistiu e faleceu. A Polícia informou ainda que foi realizada uma operação para captura da suspeita.

Na manhã desta quarta, a suspeita de cometer o crime foi presa pelos Policiais. Ela tem 17 anos e foi encaminhada para Delegacia. O corpo de Luiz Fernando foi encaminhado para o IML do Recife. O caso será investigado pela Delegacia Civil de Palmares.

 

Após discussão, adolescente mata ex-namorado a facadas em Palmares


NE10

FacapunhoUm menor foi assassinado a facadas na noite dessa terça-feira (16) em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Civil, Luiz Fernando Freitas Barbosa, de 15 anos, estava conversando com a atual namorada no bairro Newton Carneiro, quando a ex-namorada, de 17 anos, teria passado pelo local e iniciado uma discussão. Após a briga, a adolescente teria ido embora.

Ainda segundo a polícia, a menor voltou depois armada com uma faca e teria esfaqueado o ex-namorado. Ele foi socorrido por populares para o Hospital Regional de Palmares, mas morreu ao dar entrada na unidade de saúde. A suspeita fugiu e até o momento, não foi localizada. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Medicina Legal (IML), em Caruaru, no Agreste.

Raquel Lyra é contra Projeto de Lei das mídias alternativas


AblogPE na Alepe - Foto Kylvio Oliveira  (2)Projeto que democratiza as verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco será retomado pelas mídias alternativas em 2015 

Da Redação da AblogPE 

Representantes da blogosfera pernambucana acompanharam na manhã desta segunda-feira (15/12), a última sessão do ano da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa (CCLJ da Alepe), que tramita o Projeto de Lei (PL) nº 2164/2014, para determinar valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco às mídias alternativas. Por iniciativa da AblogPE, o deputado Ricardo Costa (PMDB) é autor deste PL, que não entrou na pauta mais uma vez, apesar de quatro sessões realizadas e os apelos dos blogueiros junto a deputada Raquel Lyra (PSB), presidente desta Comissão.

AblogPE na Alepe - Foto Kylvio Oliveira  (1)Raquel Lyra chegou a afirmar que o projeto das mídias seria inconstitucional, pois move recursos públicos e mexe com a interdependência entre os Poderes do Estado (Executivo,  Legislativo e Judiciário). “O PL não cria despesas, pelo contrário, ele democratiza as verbas publicitárias já existentes. Raquel Lyra foi omissa e intransigente, dando a entender que nem chegou a ler o projeto e pormenorizou uma proposta plenamente constitucional”, ressaltou Jairo Medeiros, assessor jurídico da  Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE). Ele lembrou que no Estado do Rio Grande Sul esta questão já é Lei, onde as mídias alternativas já são reconhecidas pelo Poder Público gaúcho.

Para o presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento, que fez uso da palavra junto aos membros da CCLJ, o Projeto 2164 é avançado na medida em que democratiza as verbas publicitárias disponíveis no Orçamento Público. “O aval desta Comissão poderia avançar o debate sobre as mídias sociais no próximo ano, na Alepe e na sociedade. É uma pena que este debate seja adiado, sobretudo diante de todos nós que fazemos uma nova mídia comprometida com a disseminação da informação e da cidadania”, destacou.

A atitude da parlamentar em não colocar em pauta o PL nº 2164/2014  foi vista pelos blogueiros pernambucanos como um ato de covardia, tendo em vista que todas as sessões contaram com a presença dos blogueiros de todas as regiões do Estado. Para a blogosfera, Raquel Lyra, filha do Governador João Lyra, decepcionou todos os que fazem a produção de conteúdo para as mídias digitais, pois se mostrou primária na sua posição de contrariedade à proposta.

AblogPE na Alepe - Foto Kylvio Oliveira

 

 

Caminhão carregado com 18 t de cana tomba na BR-101, em Palmares


caminhao em palmaresUm caminhão carregado com 18 toneladas de cana-de-açúcar, tombou na manhã desta sexta-feira (05), na rodovia BR-101, em Palmares, Mata Sul de Pernambuco. O motorista informou a equipe do Portal PE10, que o acidente aconteceu no momento que tentou fazer a manobra no trecho que dá inicio a duplicação da via, onde o veículo tombou.

O mesmo explicou ainda que o acidente teria ocorrido devido ao rompimento da barra da estrutura de ferro, que sustenta o eixo da roda traseira. A situação dificultou o fluxo de veículos no local. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e chegou ao local, mas o motorista não precisou de atendimento.

Com informações do PortalPE10.

 

Filho do prefeito de Catende é assaltado duas vezes em 12 horas


Folha PE

arma-de-fogoO filho do prefeito do município de Catende, na Mata Sul, foi assaltado duas vezes em 12 horas. Ronaldo Alves Cordeiro, de 36 anos, foi abordado por cinco criminosos, na noite da última terça-feira (2), quando chegava na casa onde mora. Os assaltantes renderam os vigilantes e fizeram Ronaldo, a esposa e as funcionárias da casa dele reféns. Na hora do crime, os três filhos – de dois, seis e oito anos – de Ronaldo estavam no local. Como os criminosos não encontraram dinheiro na casa, levaram o filho do prefeito até o posto de gasolina que ele é dono. No local, os criminosos levaram cerca de R$ 10 mil.

Segundo o prefeito de Catende, Otacílio Cordeiro, a investida aconteceu às 18h30 e durou uma hora e meia. Além do dinheiro, os criminosos levaram celulares e objetos pessoais. Na manhã desta quarta-feira (3), por volta das 8h, quatro criminosos foram até a casa de Ronaldo para realizar um novo assalto. Desta vez, os criminosos não conseguiram levar nada e a polícia foi acionada. Houve troca de tiros e perseguição. Ronaldo, que estava sozinho na residência, não foi atingido. Três policiais militares foram baleados e encaminhados a uma unidade de Saúde em Caruaru, no Agreste. Um dos quatro criminosos foi atingido pelos disparos e foi encaminhado para um hospital no município.

Ainda segundo o prefeito de Catende, o filho dele informou que os criminosos que agiram na noite da última terça não são os mesmos que agiram na manhã desta quarta. Apesar disso, o prefeito informou que o criminoso que ficou ferido disse que eles fazem parte da mesma quadrilha e que moram em Palmares, também na Mata Sul. Até o momento, os outros oito criminosos ainda não foram localizados pela Polícia. Após passar pelo atendimento hospitalar, o criminoso ferido, que não foi identificado, prestará depoimento e será encaminhado ao presídio.

Vereador dorme durante sessão da Câmara de Palmares


dedeu-ppl-54123Na ultima sessão de 2014 realizada pela Câmara de Vereadores de Palmares, Mata Sul do Estado, o vereador Dedeu (PPL) dormiu durante a atividade, que foi realizada nesta terça-feira (02). O fato inusitado aconteceu durante o pronunciamento do vereador Antonio Loureiro (PPL) que falava sobre a aprovação do orçamento do município para 2015.

Quando percebeu que o parlamentar estava cochilando durante seu pronunciamento, Loureiro ironizou o fato e pediu para que o presidente da casa, Luciano Júnior, “trouxesse um travesseiro e um lençol’’ para ele. O episódio foi motivo de comentários nas redes sociais.

Com informações do Portal PE10.

Na Alepe, relator é favorável ao Projeto de Lei das mídias alternativas


Ablogpe na Alepe 1Projeto de Lei das Mídias Alternativas não entrou na pauta da CCJ dessa terça-feira (2) e poderá ser  apreciado no dia 9 de dezembro. Relator, Deputado Silvio Costa Filho adiantou parecer pela aprovação. O PL depende agora de Raquel Lyra

Da Redação da AblogPE

Esperado para ser apreciado nesta terça (2/12), o Projeto de Lei Ordinária (PL) nº 2164/2014 de autoria do Dep. Ricardo Costa (PMDB), por iniciativa da AblogPE, não entrou na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Contudo, os representantes da AblogPE destacaram a importância da proposta à presidente da CCJ, deputada Raquel Lyra (PSB), para que o PL seja incluso na próxima pauta da sessão da terça-feira (9), às 10h.

Enquanto os blogueiros aguardam decisão da Comissão da Alepe, o relator do Projeto Silvio Costa Filho (PTB) já adiantou parecer favorável à Blogosfera. “Eu quero parabenizar à todos que fazem as mídias sociais de Pernambuco, a todos os blogueiros, a todos que fazem a TV via internet, que hoje é um importante instrumento para a sociedade pernambucana e brasileira. Eu que conheço o Estado, ando na Região Metropolitana do Recife, percebo a força social que todos vocês representam em Pernambuco. Por isso, nós estamos trabalhando pela aprovação deste projeto, tentar ter a unanimidade na Comissão de Justiça e que o próximo governador possa valer essa lei que será importante para a comunicação pernambucana”, destacou.

AblogPE na Alepe 2O PL destina valor não inferior a 5% da verba publicitária anual dos três Poderes de Pernambuco para as mídias alternativas, do Cais ao Sertão. Agora, cabe à Presidente da Comissão Raquel Lyra, incluir essa pauta na próxima sessão.

Segue o depoimento do Dep. Silvio Costa Filho…

 

Jovem é atropelado na BR 101, em Palmares


(Foto: Marcio Souza / Arquivo / A Voz da Vitória).

(Foto: Marcio Souza / Arquivo / A Voz da Vitória).

NE10

Um jovem de 22 anos morreu atropelado nesse domingo (30) na BR 101, em Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, Tiago José de Oliveira estava atravessando a rodovia quando foi atingido por um veículo, ainda não identificado.

A vítima morreu no local. Seu corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Dois operários da Barragem Serro Azul morrem após andaime despencar


(Foto: Portal PE10).

(Foto: Portal PE10).

NE10

Dois operários que trabalhavam na construção da Barragem Serro Azul em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, morreram após um andaime despencar na madrugada desta sexta-feira (28). De acordo com informações da Polícia Civil, Ramiro dos Santos Soares, de 67 anos e Sílvio Silva dos Santos, de 38, estavam desmontando o andaime quando a estrutura, de aproximadamente 60 metros de altura, despencou.

Ainda segundo a polícia, os dois não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Eles estariam utilizando todos os equipamentos de segurança necessários para este tipo de trabalho em altura. A polícia investiga se os parafusos que firmavam a estrutura junto ao paredão da barragem teriam se soltado, causando o acidente.

Em nota, a Secretaria Estadual de Infraestrutura lamentou o ocorrido e informou que aguarda os relatórios das investigações para definir e adotar os procedimentos necessários. A nota diz ainda que a secretaria dará toda a assistência às famílias das vítimas.

Projeto de Lei sobre publicidade em mídias alternativas tramita na Alepe


Deputado Ricardo Costa é o autor do PL por iniciativa da AblogPE.  Na próxima terça-feira (2), a Comissão de Justiça recebe representantes da imprensa e das mídias alternativas

Por Max Felipe

 Blogueiros na CCJ da Alepe  Fotos AblogPE (3)

O Projeto de Lei Nº 2164/2014, de autoria do deputado Ricardo Costa (PMDB), publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, na edição da sexta-feira (21), foi apresentado na manhã desta terça-feira (25), na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), presidida pela deputada Raquel Lyra (PSB). O deputado Silvio Costa Filho (PTB) foi designado como relator do projeto, que junto com a comissão receberá na próxima terça-feira (2), às 10h, representantes da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – AblogPE, que é a primeira entidade civil no País, voltada a organização dos Produtores de Conteúdo para Mídias Digitais.

Tramitando na Alepe, o projeto institui a Política Estadual de Incentivo às Mídias Locais, Regionais e Produtoras de Conteúdo de Mídias Digitais no Estado, destinando percentual não inferior a 5% da receita anual de publicidade dos três Poderes de Pernambuco, prevista no Orçamento para a divulgação de obras, anúncios, editais, programas, serviços e campanhas em geral.

Blogueiros na CCJ da Alepe  Fotos AblogPE (1)Os veículos beneficiados são jornais e revistas com tiragem de mil a dez mil exemplares; rádios comunitárias, sites, blogs, Tv Web e Rádio Web. “A AblogPE está ajudando muito na formatação desse projeto de lei que, acreditamos, vai incentivar não só a mídia alternativa local, mas todo o Estado”, destacou Ricardo Costa.

Uma comissão da Associação dos Blogueiros, junto com o presidente Lissandro Nascimento, esteve presente durante esta sessão da CCJ na Alepe. “Esse é o reconhecimento do papel social que as mídias alternativas cumprem hoje, e o projeto de Lei assegura um pequeno percentual das verbas públicas destinadas à publicidade a este setor que dissemina a informação e estimula a cidadania, sobretudo nas pequenas cidades”, frisou Lissandro.

Para acompanhar o Parecer do Dep. Silvio Costa Filho na próxima terça (02), setores ligados à Comunicação estão sendo convidados. Ainda na manhã da quinta (11/12), a blogosfera pernambucana fará uma Plenária Estadual a fim de discutir emendas à proposta.

Blogueiros na CCJ da Alepe  Fotos AblogPE (2)

Confira o depoimento do Deputado Ricardo Costa aos blogueiros …

 

 

Farmácia de Pernambuco da Mata Sul é aberta em Palmares


img_0879Desde 2007, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) vem investindo na ampliação e interiorização da Farmácia de Pernambuco, responsável por fornecer, gratuitamente, medicamentos especializados ou de alto custo à população. De um endereço, em 2007, a Farmácia, agora, passa a contar com 30, com a abertura da Unidade Mata Sul (Avenida Luiz de França, 1320, Centro– Palmares/PE), que beneficiará os moradores de Palmares e região. A solenidade de inauguração será nesta terça-feira (25/11), às 11h, com a presença da secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque.
Inicialmente, 280 pessoas cadastradas serão beneficiadas, número que pode subir para até 3 mil, capacidade instalada do local. Segundo o gerente de Organização e Administração das Farmácias de Pernambuco, Sergio Antunes, a nova unidade conta com todos os serviços prestados nos outros endereços e isso evitará que os usuários precisem se deslocar grandes distâncias para receber seus medicamentos. Ele ainda informa que pacientes podem solicitar, na sua unidade de origem, a transferência para o novo serviço.
Atualmente, a Farmácia de Pernambuco conta com 30 unidades, sendo 14 sob gestão direta da SES e 16 em parceria com hospitais, clínicas e municípios. Com isso, o serviço está presente em 11 das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Para atender aos mais de 39 mil usuários, há um portfólio de 234 tipos de medicamentos, em 354 apresentações diferentes.
Com informações da Assessoria.

Caminhão carregado com 18t de cana tomba na PE-126, na Mata Sul


img_4196

Estrutura de ferro que sustenta o eixo da roda traseira teria rompido (Foto: Danilo César/ TV Asa Branca)

 G1 Caruaru  

Acidente ocorreu na tarde desta quinta (20) próximo a Palmares.  Situação não alterou fluxo de veículos no local, segundo BPRv.

Um caminhão carregado com 18 toneladas de cana-de-açúcar tombou na tarde desta quinta-feira (20), na rodovia PE-126, na Mata Sul de Pernambuco. O motorista informou ao repórter Danilo César, da TV Asa Branca, que teria saído de uma estrada de terra e, ao fazer a manobra para seguir no sentido de Palmares, o  veículo teria tombado.
O acidente teria ocorrido devido ao rompimento da barra da estrutura de ferro que sustenta o eixo da roda traseira, também segundo o motorista. A situação não alterou o fluxo de veículos no local, de acordo com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e ninguém ficou ferido.

Em Vitória, Festa de Nossa Senhora do Livramento segue até o domingo (23)


(Foto: Arquivo / A Voz da Vitória)

A Festa de Nossa Senhora do Livramento segue até o dia 23, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado. O início  das liturgias ocorreu no último dia 14, com várias atividades sob o tema “Maria, sinal da libertação de Deus”, a exemplo da Procissão da Bandeira, que saiu da Capela Santa Luzia no Bairro de Jardim Ipiranga.  Até o fim da festa, as noites terão celebrações eucarísticas presididas por diferentes padres. Um deles, Dom Fernando Saburido –  Arcebispo de Olinda e Recife –  participou do novenário nessa terça (18).

No domingo, dia principal das comemorações, acontece a Procissão com a imagem de Nossa Senhora do Livramento, às 17h30. A descida da bandeira encerra as celebrações às 19h.  Barraquinhas com comidas típicas da região e parques de diversão estão funcionando durante os festejos.

Confira a programação (a partir desta quarta):

Dia 19/11 – Quarta – feira

19h – Celebração Eucarística

Presidente : Pe. Creômenes Maciel , SJ-Salvador-BA

Noiteiros: Comunidade De N. Sra do Carmo (Pinga-Fogo), Terço da Misericórdia, Vicentinos, Resgate, Mãe Rainha. 

Dia 20/11 – Quinta – feira

19h - Celebração Eucarística

Presidente: Frei Damião Silva – Paróquia Santo Amaro – Jaboatão Dos Guararapes – PE

Noiteiros: Comunidade de São Sebastião (Mário Bezerra), Nossa Senhora do Amparo, Terço dos Homens, Santo Agostinho (Ivete Lira), São Miguel Arcanjo (Figueira). 

Dia 21/11 – Sexta – feira

19h - Celebração Eucarística

Presidente:  Pe. João Paulo – Gravatá – PE

Noiteiros: Apostolado da oração, Grupo N.Sra do Livramento, Ministros (as) da Eucaristia, RCC, Paróquia de São Vicente, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antão. 

Dia 22/11 – Sábado

19h - Celebração Eucarística

Presidente: Pe. Erasmo Deodato – Gravatá – PE

Noiteiros: Pastoral da Juventude, EJC, EAC, crismados, grupos teatrais.

Dia 23/11 – Domingo  

06h – Girândola Festiva

Celebração Eucarística – Pe. Fernando Castro (Vigário Paroquial)

08h – Batizados

15h30 – Novena de Nossa Senhora do Livramento

16h – Solene Celebração Eucarística Presidida por D. Genival Saraiva (Bispo Emérito de Palmares) .

17h30 - Procissão com a Imagem de Nossa Senhora do Livramento com a Benção do Santíssimo na chegada .

19h – Descida da Bandeira

Encerramento da Festa Religiosa

Observação:  18h – Recitação do Terço.

 

 

 

Página 1 de 5312345...102030...Última »