Arquivos do Blog

Palmares debate transexualidade nesta sexta


transA transexualidade é tema de um evento que será realizado nesta sexta-feira (30), em Palmares na Mata Sul.  Assuntos como mercado de trabalho, saúde e preconceito serão discutidos às 16h, na Praça Dr. Paulo Paranhos centro da cidade. O evento contará com a presença de lideranças do movimento nacional.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi comemorado nesta quinta 29 de janeiro, e tem como objetivo ressaltar a importância da diversidade e respeito para o movimento Trans, representado por travestis, transexuais e transgêneros. O Lema do evento é “Reveja seus conceitos, mude suas opiniões, respeite travestis e transexuais!”

Com informações do Portal PE10.

IPA vai recuperar cinco estradas vicinais da Mata Sul


files_12661_tn_2015012815295198d6O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, atendendo à solicitação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, autorizou a recuperação de cinco estradas vicinais, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Essas estradas dão acesso aos engenhos Bom Gosto, Ribigudo, Catuama, Colombo e Santa Fé. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do IPA, e a Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP). O Instituto disponibilizará patrulha mecanizada, composta de motoniveladora, pá carregadeira e escavadeira.

O diretor de infraestrutura hídrica, Albérico Rocha, já iniciou o levantamento com a quilometragem a ser recuperada e o valor do investimento. O relatório deverá ser concluído até a próxima segunda-feira (2/2). “O objetivo é oferecer melhores condições de tráfego, facilitando o acesso da produção até os locais de moagem”, explicou Rocha.

Pumaty – Dentro dessa ação de recuperação de estradas vicinais, a Mata Sul também foi contemplada com o acesso à Usina Pumaty, no município de Joaquim Nabuco, há cerca de dois meses. Depois da reabertura, a usina Pumaty já moeu 240 mil toneladas de cana de 1,2 mil fornecedores, produzindo 14 milhões de litros de etanol. O gastos com salários e pagamento de fornecedores somam mais de R$ 22 milhões. Por essa estrada, passam mais de 20 caminhões carregados de cana diariamente.

Com informações da Assessoria. 

Celpe promove mutirão de serviços em Palmares


CelpeMoradores do município de Palmares, Zona da Mata Sul, recebem nesta quinta-feira (29), o segundo dia do mutirão de serviço da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).  A ação, que faz parte do Projeto Espaço Celpe, acontecerá no Pátio da Sulanca, localizado na Avenida Miguel Jaceli, das 9h às 16h.

Entre os serviços que serão disponibilizados na agência móvel usada para a iniciativa, a companhia realizará doação de geladeiras e lâmpadas econômicas, além do cadastro na Tarifa Social e o pré-cadastro para o Projeto Nova Geladeira.

Para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia de famílias de baixa renda, o interessado deve apresentar a conta de energia e o Número de Inscrição Social (NIS) ou NB (numeração que consta no cartão bolsa família), além de CPF e RG do titular do NIS.

Serviço
Projeto Espaço Celpe – Palmares
Data: 28 e 29 de janeiro
Local: Avenida Miguel Jaceli – Centro – Palmares (Pátio da Sulanca)
Horário: das 9h às 16h.

Com informações do Diário de Pernambuco.

Palmares deve fazer análises periódicas de qualidade da água


Washing Hands Under FaucetO Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do promotor de Justiça João Paulo Pedrosa Barbosa, expediu recomendação para que o município de Palmares (Mata Sul) mantenha e exerça o controle da qualidade da água disponibilizada para consumo humano, observando as obrigações contidas na Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde. A recomendação foi motivada pelos dados apresentados pelas Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres), que indicaram a presença de bactérias do tipo coliformes totais e Escherichia colinas amostras de água. Esses micro-organismos são indicadores de contaminação na água, que representa risco à saúde da população.

O promotor de Justiça esclarece que Palmares não conta com abastecimento de água realizado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), de modo que o próprio município, por meio da autarquia municipal Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) é responsável pela operação e manutenção do sistema de abastecimento de água.

Por esse motivo, com o intuito de garantir a qualidade da água e descartar os riscos à saúde dos moradores, o MPPE recomendou à administração municipal garantir o fornecimento de água dentro dos padrões de potabilidade previstos pelo Ministério da Saúde (MS); utilizar nas análises dos planos de amostragem os parâmetros estabelecidos na portaria nº 2.914/2011; inspecionar o controle da qualidade da água produzida e distribuída e as práticas operacionais adotadas no sistema de abastecimento regular ou demais soluções alternativas de abastecimento de água (como carros-pipa), tomando as medidas cabíveis para sanar as irregularidades identificadas.

Se, mesmo após adotar essas ações, o município constatar resultados insatisfatórios na análise da água, devem ser feitas novas coletas de amostras em dias imediatamente sucessivos até que se revelem resultados adequados, informando à autoridade de saúde pública as medidas corretivas adotadas. Caso sejam identificados focos de doença diarreica ou outros casos de contaminação pela água, a administração de Palmares deve realizar, com a parceria das autoridades de saúde de Pernambuco, providenciar a análise microbiológica a fim de identificar e combater o foco de contaminação.

Por fim, o município deve desenvolver estratégias para fiscalizar os carros-pipa que atuam na localidade, a fim de cadastrar e conceder autorização àqueles que seguem as normas sanitárias. Os veículos que não atenderem aos requisitos devem ser recolhidos a um depósito público e só poderão ser liberados depois que estiverem de acordo com a legislação.

O promotor de Justiça também recomendou à Geres encaminhar ao MPPE os dados referentes à qualidade da água nas análises produzidas, acompanhados pelos laudos de análises correspondentes. Os documentos devem ainda conter: data e indicação do local de coleta, origem da água coletada, bem como o responsável pelo abastecimento.

Com informações do MPPE. 

Edital de seleção simplificada para professores deve ser corrigido em Palmares


MPPE-LOGO-300x210O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do promotor de Justiça João Paulo Pedrosa Barbosa, recomendou à presidência da Autarquia Educacional da Mata Sul (AEMASUL), em Palmares, providenciar imediatamente alterações no edital de seleção simplificada nº 01/2015. De acordo com o promotor, o edital de seleção simplificada, publicado em 15 de janeiro, prevê a contratação temporária, por motivo de excepcional interesse público, de professores formados em diversas áreas. Ele recomendou que o período de inscrições seja alterado para 30 dias, já que o prazo disponibilizado inicialmente pelo edital foi de apenas cinco dias.

João Paulo Pedrosa Barbosa sustenta que um prazo tão pequeno entre a publicação do edital e o fim das inscrições representa ofensa aos princípios da publicidade, eficiência, razoabilidade e universalidade, uma vez que impede que se dê o amplo conhecimento do processo seletivo para o maior número de interessados. O curto prazo também poderia inviabilizar a participação de alguns candidatos porque não haveria tempo hábil para que eles dispusessem de recursos para pagar o valor de inscrição. “O prazo, compreendido entre os dias 16 e 20 de janeiro de 2015, é inferior ao prazo de 30 dias praticado em regra no ciclo remuneratório regular dos trabalhadores assalariados”, explica o promotor de Justiça.

Outra irregularidade apontada pelo promotor de Justiça e que deve ser corrigida é a falta de previsão para inscrições pelas vias postal e presencial, sendo possível apenas por endereço eletrônico, o que também limita e restringe a participação dos candidatos.

O promotor identificou ainda ausência de isenção da taxa de inscrição para candidatos de baixa renda, assim como também não há a possibilidade de recursos por via postal. A interposição de recursos só poderia ser feita pessoalmente e dentro de 24 horas. “Tal previsão restringe o pleno e igualitário acesso à instância recursal do processo seletivo, afrontando os princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa”, justifica.

Para sanar essas irregularidades João Paulo Pedrosa Barbosa recomendou a disponibilização de inscrições pelas vias postal e presencial, isenção de taxa para os candidatos que comprovarem ser de baixa renda, interposição de recursos pela via postal e a inclusão de uma segunda instância recursal para atender aos candidatos.

Com informações da Assessoria. 

Corpo de homem encontrado em rodovia da Zona da Mata


(Foto: Marcio Souza / Arquivo / A Voz da Vitória).

(Foto: Marcio Souza / Arquivo / A Voz da Vitória).

Um corpo do sexo masculino foi encontrado por moradores de um engenho em um córrego às margens da PE – 126, na manhã desta quinta-feira (22). Segundo informações da Polícia Civil, a vítima de pele morena e 1,60m de altura aparenta ter a faixa de idade entre 39 e 42 anos. O local onde o cadáver foi avistado fica situado entre as cidades de Palmares e Catende, na Mata Sul do Estado.

Segundo o boletim de ocorrências, a vítima estava de bermuda preta e camisa listrada. Na análise preliminar dos peritos, contatou-se que o homem teve um dos braços quebrado, além  de uma perfuração de disparo na região da cabeça.  O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicinal Legal (IML), em Caruaru, no Agreste. O caso será investigado.

FBC vai conferir: Usina Pumaty reabre e já fatura mais de R$ 22 milhões em dois meses


usina Pumaty, localizada na Zona da Mata Sul pernambucanaA reabertura da unidade fabril, que é uma iniciativa de uma cooperativa de produtores de cana, retoma a movimentação econômica da Mata Sul e chama atenção do senador Fernando Bezerra Coelho, que visitará o parque industrial na manhã desta sexta-feira (23), em Joaquim Nabuco

Em pouco mais de dois meses de reabertura, a usina Pumaty, localizada na Zona da Mata Sul pernambucana, já moeu 240 mil toneladas de cana de 1,2 mil fornecedores, produzindo 14 milhões de litros de etanol. O faturamento já chegou na casa dos R$ 22 milhões, gerando mais de R$ 2 milhões somente de ICMS estadual. A volta da unidade industrial foi uma iniciativa de produtores de cana, vinculados à Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP) e ao Sindicato dos Cultivadores de Cana. A experiência chamou a atenção do novo senador, Fernando Bezerra Coelho, que decidiu visitar o parque industrial da usina nesta sexta-feira (23), às 9h30, junto à comitiva de prefeitos da região e representantes do setor canavieiro. A informação é dos presidentes da AFCP, Alexandre Andrade Lima, e do Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado, Gerson Carneiro Leão.

Os expressivos números traduzem o êxito da experiência dos produtores de cana do Estado, que se reuniram em uma cooperativa e decidiram reabrir a usina com o apoio dos proprietários da unidade. Os canavieiros tomaram a iniciativa porque muitos deles não tinham para onde escorrer sua cana. Isso aconteceu porque nos últimos cinco anos mais de 10 unidades industriais do setor fecharam em Pernambuco. “Pumaty inverteu a lógica, e é a primeira a reabrir neste período”, comemora Lima. A usina reabriu em novembro e reaqueceu a economia local de Joaquim Nabuco, cidade onde o parque industrial está instalada, bem como em todas as cidades do entorno que tem tradição na cultura canavieira.

Diante do fenômeno, o novo senador Fernando Bezerra Coelho decidiu que vai conhecer de perto a experiência dos canavieiros na Mata Sul. O presidente da AFCP e do Sindicape aproveitarão para reapresentar ao parlamentar o projeto de reabertura de usinas pernambucanas por meio de cooperativa dos produtores de cana. O setor canavieiro espera do governador Paulo Câmara, que já recebeu o mesmo projeto, o apoio necessário para qualificar o parque fabril de Pumaty, mas também deseja o incentivo governamental para reabrir a usina Cruangi, em Timbaúba, na Zona da Mata Norte.

com informações da Assessoria.

Falta de chuva deixa barragens de cidades de PE em situação de alerta


Imagem 241A falta de chuva na Zona da Mata, no Agreste e Sertão de Pernambuco tem deixado o nível das barragens numa situação preocupante. O nível de alguns reservatórios está muito baixo, e outros estão secos ou quase secos. Moradores da região que não recebem água em casa estão tendo que recorrer a ajuda de carros-pipa.

A barragem de Brejinho, que abastecia o município de Triunfo, no Sertão, está seca desde novembro de 2014. Famílias da região precisam comprar água para fazer as tarefas domésticas. “Não é barato”, diz a motorista Marluce Pereira. Já no Agreste, a barragem de Jucazinho, que abastece a cidade de Surubim e outras 14 da região, conta apenas com 13% da capacidade.

Na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a água do Rio Una está sendo usada em Palmares, mas os moradores convivem com o racionamento. A água só chega na torneira a cada dois dias. “Eu junto água na caixa e no tonel, porque pode chegar [água] e pode não chegar”, conta a dona de casa Viviane Ferreira.

O presidente do Serviço Autônomo Água e Esgoto (SAAE) em Palmares, Alexandre Leão, explica que a região é rica em água, mas não tem armazenamento compatível. “Nós não temos barragem de grande porte que acumule água no inverno, para que, no verão, venha a abastecer normalmente a nossa cidade”, aponta.

Previsão de chuva
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a chuva mais intensa só deve chegar no Agreste e na Zona da Mata em abril, que é quando normalmente começa o período chuvoso. A situação no Sertão é ainda mais preocupante, já que a época chuvosa deveria ser no início do ano.

Conforme o meteorologista Roberto Pereira, a previsão é que o volume de chuvas seja 30% abaixo do habitual. “Com base nos últimos 30 anos, chove em torno de 400 milímetros, mas a previsão é que chova em torno de 270 mm”, detalha.

Pereira lembra ainda do El Niño, fenômeno climático que altera o tempo em vários pontos do continente. “É um aquecimento nas águas do Oceano Pacífico, que faz com que ocorram ventos secos, que descem sobre a região Nordeste, inibindo a formação de nuvens e, portanto, afastando a possibilidade de chuva”, explica.

G1/PE

Prefeitura de Palmares abre processo seletivo


processo-seletivo-prefeitura-de-palmares-pe-1421840110A Prefeitura de Palmares, na mata sul de Pernambuco, realizará processo seletivo para o preenchimento de 359 vagas para profissionais de níveis médio e superior. A remuneração vai de R$ 788,00 até R$ 1.273,03.
As vagas são para as seguintes funções: Profissional de Educação I – 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e Creche e Educação Infantil; Professor de Educação II – 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia e Educação Física; Professores de Educação Especial – Intérprete, Sala Multifuncional e Braile; e Técnico Administrativo e Apoio nas funções de Merendeira, Serviços Gerais, Coordenador de Disciplina, Agente Administrativo, Encanador, Eletricista, Pedreiro, Marceneiro, Pintor e Motorista.
O início das inscrições será nesta quinta-feira (22) até 31/01 e o valor da inscrição varia de R$15,00 a R$25,00 . (Clique aqui) para conferir o edital.
Blog Adriano Monteiro

“Trevo da Morte” na PE-60 faz mais uma vítima fatal, em Barreiros


IMG_1337Um local predestinado para ceifar vidas, localizado na rodovia PE-60, em Barreiros; um trevo que dá acesso à PE 0-96 (Barreiros – Palmares) que recebeu o nome de “Trevo da Morte” pelos constantes acidentes.

Neste sábado (17), o local fez mais uma vítima fatal. Desta vez, um homem identificado como Edvaldo Valentim de Melo, 55 anos, residente no Engenho Tabor, Zona Rural de Tamandaré, seguia pela PE-60, sentido Barreiros, em uma motocicleta modelo “cinquentinha” quando uma Hilux SW4 de placa KJN 0091 de Caruaru tentava fazer um retorno na via quando inevitavelmente provocou a colisão.

A motocicleta ficou cravada na lateral do veículo. E o motociclista, após a colisão caiu na via desacordado. A equipe do SAMU foi acionada e ao chegar tentou reanimar a vítima, mas sem êxito. A equipe do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv) e a Polícia Militar estiveram no local acompanhando os procedimentos.

A esposa da vítima ao chegar e presenciar a cena se desesperou com a tragédia. Populares também se comoveram. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML, no Recife. Vale ressaltar que este já é o terceiro acidente em menos de quinze dias.

Barreiros da Gente . 

 

Acompanhamento de contrato de consultoria gera economia para a prefeitura de Palmares


TCEUma auditoria de acompanhamento realizada pelo TCE na Prefeitura do município de Palmares (Mata Sul) em dois contratos de consultoria com empresas do ramo de engenharia resultou em economia de recursos de R$ 96.455,00. De acordo com levantamento da equipe técnica da Inspetoria Metropolitana Sul, no contrato com a empresa G&G Construtora Ltda (nº 17/2014), foi detectado um excedente a ser pago pelo erário público de R$ 59.780,00. Já no contrato com a empresa Nordestina Construções e Comércio Ltda (nº 21/2014), o excedente a ser pago foi de R$ 36.675,00. As análises resultaram de comparativos de valores pagos a serviços de consultoria em outros contratos da prefeitura.

Ao ser informado do resultado das análises do TCE, o gestor da prefeitura concordou com a avaliação e providenciou o distrato dos contratos, evitando-se assim o prejuízo. O relator do município é o conselheiro Carlos Porto. No ano passado, o trabalho de fiscalização e acompanhamento realizado pelo TCE possibilitou uma economia de recursos de quase 78 milhões de reais.

Com informações do TCE. 

Obra orçada em mais de R$ 1,5 milhão está parada em Palmares


10447077_423985697765606_5872532912312305598_nA obra que daria acesso ao Bairro Quilombo II em Palmares está parada há mais de três meses. A assinatura da ordem para início do serviço de pavimentação foi em agosto de 2014, com previsão de duração de quatro meses, mas não foi cumprida.

Um morador da localidade procurou a equipe do PortalPE10 e  denunciou as dificuldades enfrentadas com a situação. De acordo com o morador, com a paralisação da obra o acesso ao bairro só é feito pela segunda entrada que fica bastante longe da entrada atual as margens da BR-101.

Saiba mais AQUI.

Em Vitória, mudanças no comando do 21º BPM


DSC08147
O Comando do 21º BPM – Monte das Tabocas em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, receberá mudanças em 2015. Quem informa é a assessoria de imprensa da PMPE.
De acordo com o órgão, uma solenidade será realizada na tarde desta quarta-feira (14) para passagem de função de chefias e comandos de unidades da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM); da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP); da Diretoria Integrada do Interior I e II (DINTER I e II) e de duas chefias do Estado Maior.
A área do 21º BPM que compreende as cidades Amaraji, Escada, Primavera, Pombos, Vitória de Santo Antão, Chã de Alegria e Glória do Goitá, quem assume será o Major Hercílio da Fonseca Mamede (Major Mamede). O evento de passagem de unidades será no auditório do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco às 16h, no bairro da Boa Vista, em Recife. Ao todo, serão 28 mudanças.
Os novos comandantes dos batalhões da DIM são:
1º BPM – Tenente-coronel Fernando Correia dos Santos
6º BPM – Tenente-coronel Ricardo José Barbosa da Silva
11º BPM – Tenente-coronel Antônio Tavares Ferreira
12º BPM – Tenente-coronel José Aleixo Barbosa Júnior
13º BPM – Tenente-coronel Carlos José Viana Nunes
16º BPM – Tenente-coronel Alexandre Alves da Cruz
19º BPM – Tenente-coronel Adalberto Freitas Ferreira
20º BPM – Major Rivaldo Souza da Silva
As unidades da DINTER I serão comandadas por:
2º BPM – Tenente-coronel Lindjohnson Félix da Silva
4º BPM – Tenente-coronel Clenildo de Azevedo Nunes
9º BPM – Coronel Marcos Campos de Albuquerque
21º BPM – Major Hercílio da Fonseca Mamede
5ª CIPM – Major Silvestre Silva Dantas
8ª CIPM – Major Edvaldo Heleno de Oliveira
E as Chefias do Estado Maior quem assume são:
1ª Seção – Tenente-coronel Érica Cristina Melcop de Castro e Souza
3ª Seção – Tenente-coronel Eduardo Henrique Senna Costa
Na DIRESP, quem assume são os seguintes:
BPCHOQUE – Tenente-coronel Fernando Aníbal Rodrigues Lima
BPRP – Tenente-coronel Walter Benjamin de Medeiros Filho
BPRV – Tenente-coronel Clóvis Fernando Pereira
CIPOMA – Major Josemar José Diniz Moutinho
CIATUR – Major Idelfonso Elias de Queiroga
CIPCÃES – Capitão Cleto Moraes Ribeiro
CIPMOTO – Major Macos Aurélio Ramalho de Souza
A DINTER II ficará com:
7º BPM – Major Clodoaldo José da Silva
8º BPM – Major José Roberto de Almeida Souza
14º BPM – Major Gildo Tomé da Silva
23º BPM – José Flávio Morais de Santana
1ª CIPM – João Patrício da Silva Filho.

Padrasto é preso por estuprar enteada de 13 anos em Água Preta


AlgemasUm homem de 59 anos foi preso em flagrante nessa quinta-feira (09),  após abusar sexualmente de uma menina de 13 anos em Água Preta, na Mata Sul do Estado. De acordo com o boletim de ocorrência, a Policia Militar foi solicitada para averiguar o caso. Ao chegarem no local, a PM foi informada pela adolescente que  o seu padrasto teria mantido relações sexuais contra à sua vontade.

Após ser interrogado na Delegacia de Palmares, Amaro Araújo da Silva, de 59 anos confessou o crime e foi encaminhado ao Presídio Rorenildo da Rocha Leão, na mesma cidade.   Ao ser realizada um busca dentro da residência do homem foi encontrada uma espingarda “soca-soca” e três recipientes contendo pólvora, chumbo e espoleta, além de uma faca peixeira.

Com informações do Portal PE10.

 

Ninguém se pronuncia


(Foto: Reprodução  / Diario de Pernambuco)

(Foto: Reprodução / Diario de Pernambuco).

Por Bruna Siqueira Campos, Diario de Pernambuco

Quatro anos depois das enchentes que assolaram a Mata Sul e o Agreste, a bilionária Operação Reconstrução ainda está a todo vapor. Apesar dos mais de R$ 2 bilhões empregados com a “bênção” do governo estadual na recuperação de casas, escolas, hospitais e estradas, a realidade de dezenas de municípios afetados pela tragédia de 2010 está longe de agradar. Basta ver que centenas de casas construídas em Palmares, com recursos do Minha Casa, Minha Vida, nunca abrigaram uma família sequer, como denunciado pela coluna no dia 25 de dezembro.

Mesmo assim a cidade serviu de palco, ontem, para o governador Paulo Câmara (PSB) anunciar a construção de 30 novas escolas na região – uma nova fase do programa, digamos. O ato político contou com 100% do secretariado e aliados do núcleo socialista no interior. Serão R$ 69 milhões destinados à empreitada, que sim, é necessária. Mas o que dizer da fiscalização a respeito do emprego destes recursos? Sobre as casas “fantasmas” de Palmares, prefeitura da cota do PSB, nada se comenta. Nem os telefones da gestão municipal funcionam.

De acordo com a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), 338 habitações ainda faltam ser entregues na cidade, de um total de 2.610 que, pelo menos no papel, entraram na planilha da Caixa Econômica Federal. O banco é gestor do Minha Casa, Minha Vida, que financiou 15.287 casas nos municípios afetados. Em nota, o governo do estado informou que “cabe à Caixa tomar providências no sentido de normalizar a situação, contratando novas empresas para concluir as obras”.  No entanto, basta uma voltinha pela cidade para ver que este não é o principal problema: a maior parte das residências está praticamente pronta para morar, só que sofrem com a ação do tempo e os saques. Quase um acinte ao déficit habitacional do estado.

 

Página 1 de 5512345...102030...Última »