Arquivos do Blog

IFPE abre inscrições para cursos técnicos em Palmares


informáticaOferta é de 105 vagas na área de informática. Inscrições serão realizadas até o dia 13 de março

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Palmares. No edital, são ofertadas 105 vagas, distribuídas entre dois cursos: Técnico em Redes de Computadores (61 vagas) e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (44 vagas). O processo seletivo não terá provas e levará em consideração as notas do Histórico Escolar do Ensino Médio para a classificação dos candidatos. As inscrições devem ser feitas até 13 de março, na Secretaria do Campus, localizado na Aemasul/Famasul (BR -101 Sul, Km 186, s/nº, Campus Universitário, Palmares). Não será cobrada taxa de inscrição.

Do total de vagas, 50% é reservado para o Sistema de Cotas, que contempla estudantes oriundos da rede pública de ensino. No ato da inscrição, esses estudantes ainda poderão optar pela subcotas de renda (para aqueles com renda familiar percapta de até um salário mínimo e meio) e de etnia (para negros, pardos e índios). Para ambos os cursos são ofertadas turmas no período da manhã e da tarde. A divulgação da lista de aprovados será feita no site cvest.ifpe.edu.br ou nas dependências do Campus Palmares, no dia 18 de março de 2015, a partir das 12h. Mais informações do Processo Seletivo Simplificado, disponível no site www.ifpe.edu.br.

 

 

 

Municípios da Mata Sul recebem Fiscalização Dirigida do Crea-PE


CREAO Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) deu início, nesta segunda-feira (02), a Fiscalização Dirigida nos municípios da Mata Sul que fazem parte das áreas jurisdicionadas pelas Inspetorias Regionais do Crea-PE do Cabo de Santo Agostinho e de Palmares. Até o próximo sábado (07), cerca de 10 agentes fiscais do órgão estarão envolvidos na ação que irá vistoriar empreendimentos e profissionais nos municípios da Mata Sul. Na ocasião, o gerente de Fiscalização, Romildo Cavalcanti, também participa.

No primeiro dia da operação, foi realizada uma reunião na inspetoria do Cabo para ajustar os últimos detalhes. De acordo com a chefe de Fiscalização do Crea-PE, Daniele Castro, o foco da ação será a área de Suape, as usinas de cana-de-açúcar e álcool, além dos empreendimentos nas praias de Gaibu, Calhetas, Porto de Galinhas, Toquinho, Serrambi e Barra de Sirinhaém. “O programa abrangerá, também, as concreteiras locais e indústrias de extração mineral”, afirma Daniele.

Com informações da Assessoria. 

 

Mototaxistas formados pelo SENAI circularão em Palmares


mototáxi_caruaruPalmares, cidade da Mata Sul de Pernambuco, passa a contar com o serviço de mototáxi regulamentado. Até agora, 130 dos 600 profissionais do município foram qualificados pela Escola Técnica SENAI Caruaru em cinco turmas.

A formação e a autorização dada pelo o Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura Municipal, beneficiam os moradores de Palmares e os mototaxistas, que trabalharão com motocicletas adesivadas dentro do padrão e utilizarão coletes de segurança. As motos já estão recebendo as placas vermelhas indicativas de veículos de aluguel.

Com informações do Senai. 

Mulher é presa e menores apreendidos com 70 kg de maconha em Palmares


(Foto: Arquivo  / A Voz da Vitória).

(Foto: Arquivo / A Voz da Vitória).

NE10

Uma mulher foi presa e dois menores apreendidos suspeitos de tráfico de drogas no sábado (28) em Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, Letícia Roberta do Nascimento Gomes, de 25 anos, e dois menores, um de 15 e outro de 17, estavam com 70 kg de maconha e R$ 300, provenientes da venda da droga, no bairro Bairro Quilombo II.

Ainda segundo a polícia, no local funcionava um espécie de desmanche motocicletas. Foram encontradas várias peças de diferentes veículos espalhadas pela residência. Os três foram conduzidos à delegacia regional do município. Após serem ouvidos, eles estão à disposição da Justiça. A mulher deve ser encaminhada à Colônia Penal Bom Pastor, no Recife. Os menores serão apresentados ao Ministério Público.

 

Homem é morto a vários tiros em festa de carnaval em Quipapá, na Mata Sul


Vítima teria passagens pela polícia e possuía até um mandado de prisão. Até o momento, não há detalhes oficiais sobre quem teria feito os disparos

do G1 Caruaru

candeiasmix_foto-homicidioUm homem de 27 anos foi morto a vários tiros em uma festa de carnaval em Quipapá, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Ele foi abordado quando seguia para o banheiro, mas, até o momento, não há mais detalhes oficiais nem se sabe quantas pessoas teriam realizado os disparos, de acordo com informações do 10º Batalhão da Polícia Militar, situado em Palmares.

O caso ocorreu na noite do domingo (15), no Centro da cidade. A corporação comunicou nesta segunda-feira (16) que “a vítima já havia dado várias entradas na delegacia de polícia local por embriaguez ao volante, invasão a domicílio, entre outras ocorrências” e que, contra ele, “o delegado da cidade já havia pedido um mandado de prisão”.

 

 

IFPE lança edital para 500 vagas em cursos técnicos e pós-graduação


foto_campusO Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta sexta-feira (13) edital de convocação para seleção simplificada com 500 vagas remanescentes em cursos técnicos e de pós-graduação na modalidade educação a distância. Do total, 180 são para cursos técnicos e 320 para as especializações.

Os cursos técnicos com vagas remanescentes são os de informática para internet (nos polos de Arcoverde, Caruaru, Garanhuns e Recife), manutenção automotiva (nos polos de Caruaru, Goiana e Surubim) e manutenção e suporte em informática (nos polos de Garanhuns, Goiana e Surubim). As incrições para esses cursos são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente entre 16 e 25 de fevereiro, no polo onde o curso é ofertado.

Já os cursos de especialização são os de gestão pública (polos de Pesqueira e Santa Cruz do Capibaribe), que têm 25% das vagas voltadas para servidores federais; ensino de ciências (em Águas Belas, Palmares, Pesqueira, Santa Cruz do Capibaribe e Santana do Ipanema (AL)) e ensino da matemática para o ensino médio (nos polos das mesmas cidades da especialização anterior, além de Carpina), as duas com 50% das vagas para professores da rede pública de ensino. As inscrições custam R$ 30 e devem ser feitas através da internet entre 19 e 28 de fevereiro.

O edital completo de ambas as seleções pode ser conferido no site do IFPE, assim como a documentação necessária para a inscrição.

G1/PE.

 

 

Homicídio: Filho do ex-prefeito de Palmares é levado ao Fórum para primeira audiência


10968173_915399438500084_337445333_nPortal PE10

Na tarde da quarta-feira (11), aconteceu no Fórum Casa da Justiça Professor Aníbal Bruno em Palmares, na Mata Sul pernambucana, a primeira audiência, presidida pela juíza Hydia Landim,  envolvendo o réu, Fábio George de Almeida Melo, conhecido como “Fabinho do Gago” de 42 anos. Um forte esquema de segurança foi montado com equipes da Polícia Militar do 10º Batalhão de Palmares, que fez a escolta do preso, do Presídio Ronenildo da Rocha Leão em Palmares, até o fórum. Fábio George foi preso no dia 03 de dezembro de 2014 após mandado expedido pelo Juiz Ivanhoé Holanda Félix.

Fábio é filho do ex-prefeito da cidade, Antônio de Almeida Melo (Gago) já falecido. O comerciante é acusado de assassinar Wellington Oliveira Lins, de 20 anos, no dia 22 de janeiro de 2014. A Vara Criminal informou que na audiência foram ouvidas testemunhas de acusação e de defesa. Agora o processo segue para Ministério Público de Pernambuco, que deve apresentar as alegações finais. Só assim a Juíza Hydia Landim dará uma decisão chamada de “Pronúncia”, que poderá levar o réu a júri popular. Após a audiência ele foi levado de volta ao Presídio.

Carga roubada de 6 t de alimentos é localizada na BR-232


Caminhão é de empresa do município de Palmares, na Mata Sul (Foto: Divulgação/ PRF-PE)

Caminhão é de empresa do município de Palmares, na Mata Sul (Foto: Divulgação/ PRF-PE)

A Polícia Rodoviária Federal encontrou um caminhão-frigorífico com carga de 6 toneladas de alimentos, aproximadamente, em Caruaru, Agreste pernambucano, nesta quinta-feira (12). O automóvel foi roubado nesta data, e a equipe foi acionada pela empresa de rastreamento, que o localizou no quilômetro 132 da rodovia BR-232. A polícia comunicou que o caminhão estava com a chave, tinha pertences dos responsáveis revirados e que os assaltantes provavelmente tentaram danificar o rastreador; no entanto, estes só levaram o aparelho de som.

O veículo foi encaminhado ao Posto da PRF em São Caetano, na região, para realizar as medidas de rotina. A corporação informou ainda que a placa e a empresa são de Palmares, na Mata Sul do estado. O motorista do veículo foi encontrado na BR-101 em Jaboatão dos Guararapes. Depois dos procedimentos, a empresa de rastreamento ficou com o automóvel, sob a orientação de levá-lo à delegacia especializada neste tipo de crime, situada na Zona Metropolitana do Recife.

Com informações do G1PE. 

Governo do Estado divulga programação do Carnaval de Vitória


Carnaval Vitória

(Almir Rouche, Dino Braia, Romero Ferro e Maestro Forró estão entre as atrações. Grupo Revelação abre os festejos).

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura/Fundarpe e Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer/Empetur divulgou a programação do polo principal do Carnaval 2015 em  Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. A festividade tem início no Sábado de Zé Pereira com o Grupo Revelação, e segue até a terça-feira com o show do cantor Benil. Todas as apresentações ocorrem no pátio de eventos Otoni Rodrigues. Além de Vitória, a programação do carnaval pernambucano acontece nas cidades de Arcoverde, Belém do São Francisco, Bezerros, Catende, Chã de Alegria, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, e Triunfo.

Além dessas cidades, o Governo entra com uma participação especial no Carnaval de Recife e Olinda, através de uma parceria que visa fortalecer ainda mais a folia nesses dois maiores polos carnavalescos do Estado. Também há apoio para o Carnaval de Paulista, Bom Jardim, Aliança, Palmares, Maracaípe, Itapissuma, Passira, Ferreiros, Condado, Primavera e Sanharó. O investimento total é de R$ 20 milhões.

Em 2014, Pernambuco recebeu em torno de um milhão e trezentos mil visitantes. A expectativa para 2015 é que este número passe de 1,4 milhão. De acordo com a Associação Brasileira da Industria Hoteleira, a ocupação hoteleira de Pernambuco no período gira em torno de 85%.

Confira a programação completa em Vitória:

Sábado –  14/2

20h – Grupo Revelação

22h – Fábio e Nando

0h – Dino Braia

Domingo –  15/2

20h – Maestro Forró

22h – Leozinho Fernandes

0h – Sem Compromisso

Segunda –  16/2

16h – Anima Kids

20h – Valdinho Pes

22h – Ruy Araújo

0h – Almir Rouche

Terça – 17/2

20h – Romero Ferro

22h – Gustavo Travasso

0h – Benil

CORTEJOS DE CULTURA POPULAR

Quinta – 12/2

20h – O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico 

Sexta – 13/2

20h – Boi Gereba

20h – Maracatu Leão Da Vitoria

20h – Clube de Fado Taboquinhas 

Sábado – 14/219h – Caluas

Troça Carnavalesca Companhia dos Monges em Folia

19h – Bloco Melhor Idade

21h – Piaba de Ouro 

Segunda –  16/2

19h – Clube Vassouras o Camelo

Clube dos Motoristas o Cisne

20h – Orquestra Avalouvara

Urso Branco

Clube Carnavalesco A Zebra 

Terça –  17/2

10h – Marias e Lampiões

20h – Afoxé Oyá Tokolê

 

 

Concurso: Teste físico da Amdestran de Palmares ocorre neste domingo


testeA coordenação executiva do concurso público da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Amdestran) do município de Palmares, Zona da Mata do Estado, adiou a aplicação do exame de capacidade física, conforme comunicado divulgado no site do Ipad, organizadora do certame. As avaliações, que estavam marcadas originalmente para o dia 11 de janeiro, vão ocorrer neste domingo para os cargos de Guarda Municipal e Agente de Trânsito e Transportes. Segundo nota, a mudança de data ocorreu por motivos de ordem técnica.

A prova de escrita-objetiva de conhecimentos ocorreu, para todos os cargos, no dia 30 de novembro. O certame ofereceu, no total, 104 vagas e inscreveram-se 1.687 participantes. Para agentes e guardas, foram abertas uma e 19 oportunidades, respectivamente.

Com informações do Blog dos Concursos. 

Suspeito de tráfico de drogas é morto dentro de bar em Palmares


tirosNE10

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi assassinado a tiros no sábado (31) em Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, Alef Ferreira da Silva, de 20 anos, estava em um bar no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, quando um homem teria se aproximado a pé e efetuado vários disparos de arma de fogo.

Ainda segundo a polícia, o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O suspeito fugiu e até o momento, não foi localizado. A vítima seria traficante de drogas e já teria sido preso pela venda do entorpecente. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, no Agreste.

Palmares debate transexualidade nesta sexta


transA transexualidade é tema de um evento que será realizado nesta sexta-feira (30), em Palmares na Mata Sul.  Assuntos como mercado de trabalho, saúde e preconceito serão discutidos às 16h, na Praça Dr. Paulo Paranhos centro da cidade. O evento contará com a presença de lideranças do movimento nacional.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi comemorado nesta quinta 29 de janeiro, e tem como objetivo ressaltar a importância da diversidade e respeito para o movimento Trans, representado por travestis, transexuais e transgêneros. O Lema do evento é “Reveja seus conceitos, mude suas opiniões, respeite travestis e transexuais!”

Com informações do Portal PE10.

IPA vai recuperar cinco estradas vicinais da Mata Sul


files_12661_tn_2015012815295198d6O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, atendendo à solicitação do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, autorizou a recuperação de cinco estradas vicinais, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Essas estradas dão acesso aos engenhos Bom Gosto, Ribigudo, Catuama, Colombo e Santa Fé. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do IPA, e a Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP). O Instituto disponibilizará patrulha mecanizada, composta de motoniveladora, pá carregadeira e escavadeira.

O diretor de infraestrutura hídrica, Albérico Rocha, já iniciou o levantamento com a quilometragem a ser recuperada e o valor do investimento. O relatório deverá ser concluído até a próxima segunda-feira (2/2). “O objetivo é oferecer melhores condições de tráfego, facilitando o acesso da produção até os locais de moagem”, explicou Rocha.

Pumaty – Dentro dessa ação de recuperação de estradas vicinais, a Mata Sul também foi contemplada com o acesso à Usina Pumaty, no município de Joaquim Nabuco, há cerca de dois meses. Depois da reabertura, a usina Pumaty já moeu 240 mil toneladas de cana de 1,2 mil fornecedores, produzindo 14 milhões de litros de etanol. O gastos com salários e pagamento de fornecedores somam mais de R$ 22 milhões. Por essa estrada, passam mais de 20 caminhões carregados de cana diariamente.

Com informações da Assessoria. 

Celpe promove mutirão de serviços em Palmares


CelpeMoradores do município de Palmares, Zona da Mata Sul, recebem nesta quinta-feira (29), o segundo dia do mutirão de serviço da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).  A ação, que faz parte do Projeto Espaço Celpe, acontecerá no Pátio da Sulanca, localizado na Avenida Miguel Jaceli, das 9h às 16h.

Entre os serviços que serão disponibilizados na agência móvel usada para a iniciativa, a companhia realizará doação de geladeiras e lâmpadas econômicas, além do cadastro na Tarifa Social e o pré-cadastro para o Projeto Nova Geladeira.

Para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia de famílias de baixa renda, o interessado deve apresentar a conta de energia e o Número de Inscrição Social (NIS) ou NB (numeração que consta no cartão bolsa família), além de CPF e RG do titular do NIS.

Serviço
Projeto Espaço Celpe – Palmares
Data: 28 e 29 de janeiro
Local: Avenida Miguel Jaceli – Centro – Palmares (Pátio da Sulanca)
Horário: das 9h às 16h.

Com informações do Diário de Pernambuco.

Palmares deve fazer análises periódicas de qualidade da água


Washing Hands Under FaucetO Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do promotor de Justiça João Paulo Pedrosa Barbosa, expediu recomendação para que o município de Palmares (Mata Sul) mantenha e exerça o controle da qualidade da água disponibilizada para consumo humano, observando as obrigações contidas na Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde. A recomendação foi motivada pelos dados apresentados pelas Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres), que indicaram a presença de bactérias do tipo coliformes totais e Escherichia colinas amostras de água. Esses micro-organismos são indicadores de contaminação na água, que representa risco à saúde da população.

O promotor de Justiça esclarece que Palmares não conta com abastecimento de água realizado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), de modo que o próprio município, por meio da autarquia municipal Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) é responsável pela operação e manutenção do sistema de abastecimento de água.

Por esse motivo, com o intuito de garantir a qualidade da água e descartar os riscos à saúde dos moradores, o MPPE recomendou à administração municipal garantir o fornecimento de água dentro dos padrões de potabilidade previstos pelo Ministério da Saúde (MS); utilizar nas análises dos planos de amostragem os parâmetros estabelecidos na portaria nº 2.914/2011; inspecionar o controle da qualidade da água produzida e distribuída e as práticas operacionais adotadas no sistema de abastecimento regular ou demais soluções alternativas de abastecimento de água (como carros-pipa), tomando as medidas cabíveis para sanar as irregularidades identificadas.

Se, mesmo após adotar essas ações, o município constatar resultados insatisfatórios na análise da água, devem ser feitas novas coletas de amostras em dias imediatamente sucessivos até que se revelem resultados adequados, informando à autoridade de saúde pública as medidas corretivas adotadas. Caso sejam identificados focos de doença diarreica ou outros casos de contaminação pela água, a administração de Palmares deve realizar, com a parceria das autoridades de saúde de Pernambuco, providenciar a análise microbiológica a fim de identificar e combater o foco de contaminação.

Por fim, o município deve desenvolver estratégias para fiscalizar os carros-pipa que atuam na localidade, a fim de cadastrar e conceder autorização àqueles que seguem as normas sanitárias. Os veículos que não atenderem aos requisitos devem ser recolhidos a um depósito público e só poderão ser liberados depois que estiverem de acordo com a legislação.

O promotor de Justiça também recomendou à Geres encaminhar ao MPPE os dados referentes à qualidade da água nas análises produzidas, acompanhados pelos laudos de análises correspondentes. Os documentos devem ainda conter: data e indicação do local de coleta, origem da água coletada, bem como o responsável pelo abastecimento.

Com informações do MPPE. 

Página 1 de 5612345...102030...Última »