Arquivos do Blog

Vereadores da Mata Sul fecham com Armando Monteiro

Um dia depois de visitar a Mata Sul, quando realizou ato na cidade de Sirinhaém, o candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), recebeu, em seu escritório político, na Ilha do Leite, área central do Recife, dezenas de lideranças da região. Representantes de oito municípios da Mata Sul – Ribeirão, Cortês, Gameleira, Primavera, Amaraji, Joaquim Nabuco, Palmares e Escada – declararam ou reafirmaram o apoio a Armando.

Ao todo, 11 vereadores e dois vice-prefeitos estavam entre os que reforçaram o palanque do petebista na Mata Sul. Também nesta segunda-feira (21) oito vereadores de Pesqueira, no Agreste, reafirmaram a determinação de estar ao lado de Armando.

Entre as lideranças, o vice-prefeito de Escada, Laílton Sávio (PP), que liderou comitiva de sua cidade, trazendo seis vereadores: Flávio Rodrigues (PSL), Arlindo Oliveira (PDT), Elias Carvalho (Solidariedade), Alberto Oliveira (Solidariedade), Macedônio Soares (PHS) e Severino Júnior (PTB).

Também declararam apoio a Armando e ao futuro senador João Paulo (PT) a vice-prefeita de Ribeirão, Josefa Lindalva (PT), além de vereadores dos municípios de Joaquim Nabuco e de Palmares.

No domingo (20), Armando defendeu, em ato na cidade de Sirinhaém, investimentos em infraestrutura para dotar a Mata Sul de condições para atrair empreendimentos industriais para a região.

MANHÃ - Pela manhã, Armando recebeu a confirmação do apoio de nove vereadores do PROS de Jaboatão dos Guararapes.

com informações da Assessoria.

 

Armando garante criar bases para distrito industrial na Mata Sul‏

Berço do crescimento e consolidação da economia pernambucana, a Mata Sul voltou a receber a atenção do candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), que neste domingo (20) esteve ao lado de seu vice, Paulo Rubem (PDT), para uma agenda com lideranças políticas da região, em Sirinhaém. No município, Armando garantiu que vai conceder incentivos inteligentes para a construção de distritos industriais na Mata Sul, como alternativa econômica à dependência da tradicional cultura agrícola. Segundo Armando, seu programa de governo vai construir as bases para a recuperação econômica da região, combinando o fomento e o desenvolvimento de várias ações para a localidade, aliadas às políticas e o apoio do governo federal.

O anúncio foi feito durante reunião com o ex-prefeito de Sirinhaém, Fernando Urquiza (PTB), que renovou o apoio às candidaturas de Armando e Paulo Rubem, à de João Paulo (PT) ao Senado, e à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Aos mais de 500 moradores que presenciaram o ato, Armando prometeu recuperar o acesso viário que liga a sede do município ao distrito de Santo Amaro, através da rodovia PE-61, revitalizando um trecho de quatro quilômetros de extensão.

Para Armando, seu governo vai trabalhar para levar indústrias para a Mata Sul, desconcentrando a geração de emprego. “Vamos criar infraestrutura, fazer um mutirão com recursos do governo federal e vamos fazer uma política de incentivos inteligentes para garantir que as fábricas possam chegar, gerando empregos de boa qualidade para os jovens e adultos”, prometeu o candidato a governador.

“Nosso compromisso é desenvolver um programa de soerguimento da Zona da Mata, combinando o apoio às atividades tradicionais, o fomento e desenvolvimento de várias alternativas econômicas que podem ser desenvolvidas aqui, aos investimentos na infraestrutura, na ampliação dos programas de qualificação e capacitação da mão de obra”, listou Armando.

Na reunião, o ex-prefeito Fernando Urquiza, que administrou Sirinhaém por dois mandatos, convocou a população para se engajar na campanha de Armando Monteiro ao governo do Estado. “Meu projeto é o de Armando. E Sirinhaém tem que se juntar a esse projeto. O município precisa de mais segurança, educação e saúde”, conclamou o petebista.

Dirigindo a palavra ao prefeito de Água Preta, Armando Souto (PDT), que acompanhou o ato político, o candidato a vice Paulo Rubem lembrou a luta do aliado para vencer a eleição em 2012 e o pleito suplementar em 2013. “Acompanhei o que houve em Água Preta. Eles tentaram fazer da eleição uma pizza. Mas Armando Souto transformou a pizza em tapioca dobrada, ganhando a eleição duas vezes, contra o governo. E foi meu amigo em todas as horas para trazer o PDT para essa aliança com Armando Monteiro e a presidente Dilma”, disse.

MAIS APOIOS - Os candidatos Armando Monteiro e João Paulo também conquistaram neste final de semana dois importantes apoios ao governo do Estado e ao Senado. Tratam-se do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Joaquim Nabuco, Marcos Barreto, e o candidato à Assembleia Legislativa, Júnior Barreto. Embora filiados ao PP, partido que integra a Frente Popular, Marcos e Júnior decidiram subir no palanque de Armando por considerá-lo mais preparado para conduzir os destinos do Estado e reativar a economia da Zona da Mata Sul. Eles têm forte atuação na região, sobretudo nos municípios de Palmares e Água Preta.

 com informações da Assessoria.

 

Ao lado de Eduardo, Paulo Câmara reforça nome na Mata Sul

Ao lado de Eduardo Campos, socialista promoveu grandes atos em Escada, Ribeirão e Palmares

Em agenda na Zona da Mata Sul, nesse Sábado (19), a terceira em companhia do presidenciável Eduardo Campos (PSB), o candidato ao Governo pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), destacou que a região está pronta para avançar e receber o desenvolvimento, por conta das políticas aplicadas pelo Estado nos últimos sete anos e meio. O socialista e o ex-governador promoveram grandes atos em Escada, Ribeirão e Palmares. Eles participaram de carreatas e comícios, que contaram com a participação maciça do povo nas ruas, além de prefeitos, ex-prefeitos e candidatos proporcionais.

“A Mata Sul está livre das enchentes que aconteciam todo ano. Isso não vai mais acontecer porque nós nos preparamos. Agora, a região está pronta para receber novos empreendimentos que vão gerar emprego e renda. Inclusive, eu recebi a informação de que a Unilever, empresa que vem conversando com Pernambuco há muito tempo, vai se instalar aqui no município”, afirmou Paulo Câmara, durante discurso em Palmares.

A cidade foi uma das que mais sofreram com a inundação ocorrida em 2010, provocada por chuvas muito além da média, deixando mortos e desabrigados e destruindo parte considerável do município. Então governador, Eduardo Campos, depois de comandar do próprio local as operações de salvamento e de minimização dos danos, deu início a uma operação de recuperação, unindo verbas estaduais e federais e todo o seu secretariado. Foram construídos pela Operação Reconstrução novos hospitais, vias públicas e casas, além de três barragens para extinguir de vez o problema das enchentes.

Paulo ressaltou que pretende levar, em seu governo, uma expansão da Universidade Estadual de Pernambuco para a Mata Sul, além de uma UPA Especialidades e ações de infraestrutura e segurança. “Nós representamos a continuidade com avanço da gestão Eduardo Campos. Basta comparar o nosso currículo com o dos nossos adversários”, disparou o socialista.

Eduardo também lembrou os momentos difíceis pelos quais a Mata Sul passou. “Tocar o processo de recuperação que nós fizemos, construindo casas, pontes, hospital. Fazer tudo isso com diálogo é para quem aprendeu a governar ouvindo o povo; governador é para servir o povo. Este é o perfil de Paulo, que, eu tenho certeza, será o melhor governador que Pernambuco já teve”, garantiu.

O presidenciável convocou a militância a ir às ruas levando o nome e a mensagem de Paulo Câmara para serem conhecidos pela população. “Chegou a hora de botar a militância na rua. O jogo começou e já tem quem queira pará-lo, evitar que a gente faça campanha. Mas o jogo só pára quando o povo falar, nas urnas. E vai falar que a esperança está neste grupo político aqui”, previu Eduardo Campos.

 com informações da Assessoria.

 

Lideranças do PP na Mata Sul garantem apoio a Armando e João‏

As candidaturas de Armando Monteiro (PTB) ao governo de Pernambuco e de João Paulo (PT) ao Senado continuam recebendo novos apoios em todas as regiões do Estado.

Após garantir o engajamento da vereadora do Recife Marília Arraes e do prefeito do Cabo, Vado da Farmácia, ambos do PSB, duas lideranças políticas da Zona da Mata Sul apresentaram neste Sábado (19) seu apoio aos candidatos da coligação Pernambuco Vai Mais Longe: o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Joaquim Nabuco Marcos Barreto e o candidato à Assembleia Legislativa Júnior Barreto, ambos do PP.

Para Marcos Barreto, o currículo e a história de vida pública de Armando Monteiro o credenciam como o melhor candidato ao governo do Estado. “O senador é a pessoa ideal para governar Pernambuco”, afirmou o ex-prefeito, cujo grupo atua também em Palmares e Água Preta. “Vamos trabalhar para fazer de Armando majoritário na nossa região, mesmo com toda a máquina a favor dos adversários”, garantiu.

Júnior Barreto, que busca um assento na Assembleia Legislativa, acrescenta que as propostas de Armando o fazem o concorrente mais comprometido com as demandas da juventude da Mata Sul. “Armando defende o reforço do ensino técnico e da qualificação profissional. São bandeiras da juventude”, disse.

 com informações da assessoria.

 

Vereador de Xexéu é preso por espancar ex-mulher

Foi preso nesta quinta-feira (17) o vereador Evandro Herculano (PSL), conhecido como “Evandro Meu Fio” de Xexéu, na Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a PM ele é suspeito de agredir sua ex-mulher.

De acordo com a Polícia Civil, a agressão teria ocorrido no Engenho São Manoel em Palmares, também na Mata Sul. Ele foi autuado em flagrante por violência doméstica. Segundo o Delegado de Palmares Marcelo Henrique, a vítima teria ido até a delegacia e informado sobre a agressão.

“A mulher contou que o suspeito a ameaçava e agredia por não aceitar o fim do relacionamento. A vítima também disse que teria uma medida protetiva contra o suspeito, o que será investigado”, explica. O delegado informou ainda que há três boletins de ocorrência registrados contra o vereador por causa do mesmo crime. A Polícia informou também que o parlamentar pagou fiança e foi liberado. Já a mulher foi levada para um hospital de Palmares para realizar uma perícia médica.

 Com informações do G1PE.

Paulo Câmara e Eduardo juntos em Palmares e Escada neste Sábado

Candidato a governador cumpre agenda no final de semana no Sertão, Agreste, Zona da Mata e na capital

Candidato a presidente da República, Eduardo Campos (PSB) acompanha as agendas do candidato a governador Paulo Câmara (PSB) neste sábado (19), nos municípios de Palmares e Escada, na Mata Sul. O presidente nacional do PSB já havia participado, na semana passada, de um ato com os amigos de Paulo e da inauguração do comitê geral do correligionário, no Recife; além de eventos em Araripina e Afogados da Ingazeira, no Sertão.

A agenda do fim de semana tem início nesta sexta-feira (18), às 10h, quando a comitiva desembarca em Tupanatinga, no Sertão, para uma visita à feira do município. À tarde, os candidatos participam de comícios em Itaíba, às 15h30, e em Águas Belas, às 18h, no Agreste. De lá, Paulo Câmara e companheiros de chapa seguem para Serra Talhada, no Sertão, onde prestigiam a Feira da Indústria, Comércio e Serviço de Serra Talhada (Exposerra), às 21h30.

No sábado, Paulo e a Frente Popular começam o dia com uma visita à Feira de Caruaru, a partir das 7h. Às 12h, a comitiva inaugura o comitê regional do Agreste, junto com o governador João Lyra Neto (PSB), e segue rumo à Mata Sul, para participar dos eventos com Eduardo em Palmares, às 17h, e Escada, às 19h30.

De volta ao Agreste, a comitiva vai à Feira do Salgado, em Caruaru, às 7h do domingo (20), de onde segue para Agrestina, para um ato marcado para as 10h. Paulo e seus companheiros de chapa finalizam a agenda pública do fim de semana no Recife, onde participam da inauguração do comitê do deputado federal candidato à reeleição Danilo Cabral (PSB), às 12h.

 com informações da Assessoria.

 

Polícia cumpre mandado de prisão em Barreiros

(Foto: Divulgação / Polícia Civil).

Policiais Civis da Delegacia de Barreiros, na Mata Sul do Estado, com apoio de policiais da 13ª DESEC, cumpriram, nesta terça-feira (15), mandado de prisão em desfavor de Felipe Henrique dos Santos, 18 anos, também conhecido como “Telettubie”. Felipe foi localizado quando negociava drogas. Segundo a Polícia, contra ele existe também  mandado de prisão por homicídio.

Segundo os policiais, o jovem já foi apreendido quando menor por tráfico de drogas e roubo. Após ser autuado  o acusado foi recolhido ao Presídio Professor Rorenildo da Rocha Leão, na cidade de Palmares, na Zona da Mata, onde ficará à disposição da Justiça.

Municípios da Mata Sul formalizam Rede de Trabalho Social com Famílias

Iniciativa é resultado de ação desenvolvida há dois anos pelo Governo do Estado, Instituto Camargo Correa e ONG Neca, de São Paulo

De forma pioneira em todo o Estado, os municípios da Mata Sul de Pernambuco contarão, a partir desta sexta (18), com a formalização da Rede de Trabalho Social com Famílias. Com a medida, um Grupo de Trabalho – GT será implantado com representação governamental e não governamental de instituições dos municípios da região que participam do curso “Trabalhando com Famílias e Redes” e/ou com experiência acumulada por mais de cinco anos com famílias e redes.

A formalização da rede será anunciada durante um seminário no Hotel Armação, em Porto de Galinhas, em Ipojuca, que vai reunir mais de 300 profissionais que representam os vinte quatro municípios da região. São eles: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Chã Grande, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Vitória de Santo Antão e Xexéu. Também vão participar do encontro profissionais dos municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Olinda e Moreno que realizaram o curso de formação desde a primeira turma que aconteceu em dezembro de 2012.

O seminário marca a culminância de um trabalho iniciado há dois anos, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude, juntamente com o Instituto Camargo Correa, a Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA), de São Paulo. “Esse encontro representa a complementação e uma celebração das conquistas alcançadas ao longo do processo de formação que fortaleceu o trabalho na região, construiu uma metodologia de trabalho com famílias e redes e fomentou a implementação de políticas públicas de direito à convivência familiar e comunitária”, acrescenta o secretário da Criança e da Juventude, Pedro Eurico.

O seminário, que será realizado durante toda a sexta-feira, contará com palestras sobre Arqueologia da Violência, ministrada pelo professor Paulo Endo, psicanalista e doutor pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Famílias, redes e gênero, com o professor Russell Parry Scott, professor de Antropologia do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco; o Trabalho com famílias no âmbito do poder judiciário: relações interpessoais e implicações para ações em rede, com Dayse Cesar Franco Bernardi – Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP, Especialista em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia e Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pelo Instituto de Psicologia da USP/SP.

Lançamento e última formação – O seminário também contará com lançamentos de duas publicações da Coleção Novos Rumos do NECA – Os Novos Rumos do Trabalho com Famílias e os Novos Rumos do Acolhimento Institucional – com a participação da autora Maria Lúcia Gulassa.

Encerrando as capacitações antes do Seminário, cinquenta profissionais dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca e das Casas de Acolhimento da Secretaria da Criança e da Juventude participam de formação nesta quarta,16, e na quinta, 17, no Hotel Village, em Porto de Galinhas.

 com informações da Assessoria.

 

​​Paulo Câmara já conta com 26 comitês

Socialista possui “QGs” em todas as regiões do Estado

Com pouca mais de uma semana de campanha, o candidato Paulo Câmara (PSB) já conta com 26 comitês funcionando em todo o Estado. Além da estrutura central, inaugurada no Recife no último sábado (12), o socialista possui “QGs” regionais no Sertão, Agreste e nas Matas Norte e Sul. Em todas elas, lideranças locais e militantes estão disseminando a “onda amarela”.

Paulo Câmara promoverá atividades em cada um dos seus comitês regionais. O primeiro a receber o candidato da Frente Popular, no fim de semana passado, foi a estrutura inaugurada no município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Ao lado do ex-governador Eduardo Campos (PSB) e dos seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB/vice) e Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), o socialista comandou uma bonita festa. A lista de comitês regionais de Paulo Câmara no Sertão segue com as estruturas dos municípios de Petrolina, Petrolândia, Ouricuri, Araripina, Exu, Salgueiro, Serra Talhada, São José do Egito e Arcoverde.

No Agreste, a Frente Popular conta com comitês nas cidades de Itaíba, Pesqueira, Santa Cruz Capibaribe, Caruaru, Cupira, Garanhuns, Surubim e Limoeiro. Os “QGs” da Mata Norte estão distribuídos nos municípios de Carpina, Goiana, Aliança e Nazaré. Na Mata Sul, a estrutura socialista está presente em Escada, Palmares e Barreiros.

A Frente Popular de Pernambuco também anunciará novos comitês regionais em municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). A equipe de Paulo Câmara está formatando as estruturas, que devem ser divulgadas em breve.

 com informações da Assessoria.

 

Kasa Fina abre nova loja em São Lourenço e amplia promoção com descontos

NOVA LOJA: Av. Dr. Francisco Correia, nº 554 – no Centro de São Lourenço da Mata (RMR).

A Kasa Fina Ambientes Exclusivos situada em Vitória de Santo Antão oferece móveis de altíssima qualidade com um serviço de entrega e montagem de qualidade a altura dos seus clientes. Nas próximas semanas quem quiser dar uma repaginada no seu ambiente a loja disponibiliza a chance, para quem pretende sobretudo dar uma renovada nos móveis e utensílios. Todo o shavroom está com até 50% de desconto.

Com um quadro de profissionais capacitados, a loja oferece conforto e satisfação a todos. Além dos melhores móveis, a Kasa Fina detém produtos de singular decoração, abajures, acessórios, aparadores, bancos, baquetas, tapetes e artigos de decoração. A loja conta com uma vasta gama de opções em tecidos, materiais e cores.

Ampliando seu raio de atuação, o empreendimento abriu uma nova filial no município de São Lourenço da Mata (RMR). A rede montou uma logística recheada de opções para aqueles que procuram na região móveis sofisticados e diferenciados, além de objetos decorativos. Todo tudo isso funcionando na Praça 03 de Agosto, nº 165, no bairro do Livramento, em Vitória de Santo Antão, Mata Sul do Estado. Já a nova Loja que abriu fica na Av. Dr. Francisco Correia, nº 554 – no Centro de São Lourenço; somado ainda as variedades da sua coirmã Juliana Móveis, também em Vitória.

Pensou em renovar cada ambiente de sua casa, o estabelecimento disponibiliza várias opções. Caso queira começar pela cozinha e deixar do jeitinho que você sempre quis, a loja prepara orçamento sem compromisso, tendo em vista que ela detém as melhores marcas e ainda assegura a sua cozinha sob medida. Na Kasa Fina também encontra toda linha de eletrodomésticos, com marcas variadas e precinhos especiais. Se a renovada for no banheiro, na hora de decorar, o seu banheiro poderá contar com um estilo rústico, pois as ideias são mais que muitas no estabelecimento.

SERVIÇO

Kasa Fina Ambientes Exclusivos

Praça 03 de Agosto, 165 – Livramento, Vitória de Santo Antão, PE.

Horários de atendimento: das 9h às 19h. (Segunda à Sexta)

Das 9h. às 16h. (Sábados)

Telefone: 81.3523.3580.

E-mail: kasa_fina@hotmail.com

NOVA LOJA: Av. Dr. Francisco Correia, nº 554 – no Centro de São Lourenço (Defronte ao Mercado Público). Telefone: 81.3466.6569

Portal: http://www.kasafinaambientes.com.br/index.php

 

 

 

Concursos deverão preencher 355 vagas em Palmares

A Prefeitura de Palmares, na Mata Sul, anunciou a abertura de dois concursos públicos (CPs) para o provimento total de 355 vagas em seu quadro de servidores municipais.

No primeiro, são 104 oportunidades para a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (AMDESTRAN), distribuídas entre cargos de níveis médio e superior, como os de Agente de Trânsito e Transporte. Já no outro, há 251 vagas para a própria prefeitura, em funções como as de Assistente Técnico, Motorista e Nutricionista, entre outras, com exigência de níveis médio, técnico e superior.

Em ambos os casos as inscrições serão recebidas das 16h do dia 24 de julho de 2014 às 23h59 de 28 de agosto de 2014, pelo site www.ipad.com.br/prefeitura ou pelo endereço eletrônico www.ipad.com.br/amdestran, conforme o certame.
Com informações do Portal PE10.

Após tentar fazer saque em banco, homem é preso por estelionato em Palmares

(Foto: A Voz da Vitória).

NE10

Um homem de 51 anos foi preso suspeito de estelionato em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, Célio Robério Rodrigues Cavalcante tentava sacar R$ 7 mil, se passando por outra pessoa, em uma agência bancária no Centro da cidade.

O dinheiro seria referente a um empréstimo feito por outro estelionatário, ainda não identificado, em nome de um cliente da agência. Ainda de acordo com a polícia, os funcionários da agência ainda serão ouvidos e o cliente será avisado sobre a tentativa de fraude. O suspeito foi encaminhado à delegacia e deve ser levado à Cadeia Pública do município. A polícia faz buscas para tentar localizar o segundo envolvido.

Marcos Frota Circo Show em Vitória de Santo Antão

(Foto: Divulgação).

O Grande Circo Popular do Brasil – Marcos Frota Circo Show chega a Vitória de Santo Antão para quatro dias de apresentação. Até o dia 07 de julho o Vitória Park Shopping apresenta o espetáculo “Daqui”. Inspirado na cultura brasileira, as apresentações mostram o que há de melhor no País. Reunindo música, dança, interpretação e arte circense em um só espetáculo. Quem for assistir ao show, vai conferir evoluções espetaculares de contorção, força e delicadeza que os artistas desenvolvem nos tecidos, entre outras atrações.

Sem perder o lirismo, nem tampouco a frenética velocidade, a apresentação traz energia, sons e cores de um festival tecnológico para mostrar as infinitas possibilidades humanas. Montado ao lado do Vitória Park Shopping, o circo conta com duas lonas de aproximadamente 5.000 m², cúpulas importadas dos Estados Unidos, duas mil cadeiras, sofisticado sistema de som e iluminação. São mais de 150 profissionais responsáveis pela feitura integral do espetáculo.

Os ingressos custam R$ 10 (meia-entrada para cadeira comum), R$ 20 (inteira para cadeira comum), R$ 15 (meia-entrada para cadeira especial) e R$ 30 (inteira para cadeira especial). Têm direito à meia-entrada crianças entre dois e 12 anos, estudantes (devidamente identificados), idosos com mais de 60 anos, portadores de necessidades especiais e professores. Os ingressos devem ser adquiridos nas bilheterias do circo e no stand de vendas localizado dentro do shopping.

SERVIÇO:

Vitória Park Shopping recebe Marcos Frota Circo Show
Onde: ao lado do Vitória Park Shopping
Quando: 04, 05, 06 e 07 de julho
Horários: 04.07 – 21h
05 e 06.07 – 15, 18 e 21 horas
07.07 – 18 e 21 horas

Valor:
Cadeira Normal Inteira R$ 20,00
Cadeira Normal Meia R$ 10,00
Cadeira Especial Inteira R$ 30,00
Cadeira Especial Meia R$ 15,00.

Com informações da Assessoria.

 

Promessas: imagina na campanha eleitoral!!!

por Heitor Scalambrini Costa, Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Em Pernambuco, terra do “caçador de raposas políticas” – o ex-governador e candidato a presidente da Republica pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos – a disputa eleitoral tem como marca o “racha” no aglomerado de partidos políticos denominado Frente Popular, que garantiu sua base de apoio durante os dois mandatos consecutivos, de 2006 a 2014.

Com o rompimento, a polarização promete ser acirrada com o outro candidato, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Armando Monteiro, ex-presidente da Federação da Industria do Estado de Pernambuco (FIEPE) e da Confederação Nacional da Industria (CNI) e senador eleito por uma outrora e agora dividida Frente Popular, que está sendo apoiado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), ambos ex-associados da Frente.

O ex-governador Campos escolheu, como candidato, alguém de dentro da sua “entourage familiar”, o que demonstra seu interesse de criar um grupo serviçal e de irrestrita confiança, para atender a seus interesses políticos. O ungido, Paulo Câmara, foi seu ex-secretário (Administração, Turismo e Fazenda) nos dois mandatos.

Nestes dois últimos meses (maio-junho) de campanha eleitoral não autorizada, o que surpreendeu e me chamou a atenção, a ponto de escrever este artigo, foi a desenvoltura do candidato governista como criador de ilusões, devida ao número de promessas feitas em tão pouco tempo. Imaginem o que não fará até as eleições!!!

Muito pouco é questionado sobre o por que, como membro do governo nos últimos oito anos, não fez o que agora promete na campanha eleitoral. Parece a todos que guardou para as eleições a promessa de atendimento às demandas da população, às quais não apoiou enquanto esteve no governo. Por que agora se deve acreditar que irá cumpri-las caso eleito?

Para cada região, para cada município, para cada grupo político que coopta, ele oferece um pacote de bondades disfarçado em promessas. É triste ver o toma lá dá cá fisiológico como moeda corrente da política brasileira. No vale-tudo, onde o objetivo principal é a conquista do poder, tudo é permitido. Relato a seguir algumas das pródigas promessas feitas pelo candidato Câmara em poucos dias de campanha não oficial, já que esta somente começará a partir de 6 de julho.

1) Reunido com produtores de caprinos e ovinos da cidade de Parnamirim, Sertão do Estado (23 de maio), prometeu fortalecer o setor pecuário do município incluindo carne na merenda escolar. Afirmou que aumentará para três vezes por semana o número de fornecimento de carne. Somente agora! Porque não quando estava no governo? Disse ainda que analisará, junto com sua equipe, a implantação de uma escola técnica no município.

2) No documento em que constam às diretrizes para o seu programa de governo na área de Saúde (27 de maio), prevê investimentos de R$ 478 milhões no setor. Inclui a construção de três novos hospitais: o Hospital Geral de Cirurgia, no Grande Recife; o Hospital Geral do Sertão (HGS), em Serra Talhada; e o Hospital da Mulher do São Francisco, em Petrolina. Também se compromete a tirar do papel o projeto do Hospital Regional Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, o que já havia sido prometido pelo governo anterior. Além disso, prometeu transformar o Hospital Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, no Hospital da Mulher do Sertão. No Recife, o Hospital Geral de Areias viraria o novo Hospital do Idoso. Sem contar com a construção de seis novas Unidades de Pronto-Atendimentos (UPA´s), estas que, depois de construídas com dinheiro público, serão entregues, como as UPA´s anteriores, sem qualquer custo, à iniciativa privada.

3) Em sua viagem pelo Sertão do São Francisco, em Cabrobó (30 de maio), o candidato assumiu o compromisso de pavimentar a chamada Estrada da Cebola, que liga aquela cidade a Terra Nova. Garantiu ainda que será a primeira estrada a ser pavimentada, caso eleito. Também prometeu transformar duas escolas municipais em estabelecimentos de referência. Além de se empenhar para levar uma extensão da Universidade de Pernambuco (UPE) para o município e viabilizar a construção de uma escola técnica local. A bem da verdade, o Conselho Universitário da Universidade de Pernambuco (UPE) já decidiu que não vai abrir novos cursos e campus no próximo ano, por falta de professores, servidores e de investimentos em infraestrutura deficientes (laboratórios, bibliotecas, etc.).

4) Em Petrolina (31 de maio), reforçou a promessa de criação do Hospital da Mulher do São Francisco, que consta nas diretrizes para a Saúde apresentadas no dia 27 de maio. Com um investimento de R$ 84 milhões, contaria (segundo a assessoria de comunicação do candidato), com 110 leitos, e uma capacidade projetada de realizar 2,8 mil atendimentos de urgência por mês, 10 mil exames de imagem e 26 mil consultas. A proposta é realmente importante para a região, todavia o hospital e os equipamentos somente funcionam com pessoas qualificadas e motivadas. Hoje os hospitais existentes carecem de infraestrutura, manutenção e pessoal. Por que não se projeta melhoria também para esses hospitais? Será que somente novas construções atraem o voto do eleitor?

5) Durante visitas pelo Agreste Meridional, em Garanhuns (7 de junho), prometeu construir ainda um outro hospital para atender pacientes da região, o Mestre Dominguinhos, assegurando que o equipamento atenderá à demanda de alta complexidade existente na região. Além de “assegurar ações com o programa Doutor Chegou, com mutirões de cirurgias, consultas e exames; Medicamento em Casa; e a ampliação do Pernambuco Conduz, humanizando e aproximando o serviço de saúde para quem mais precisa, especialmente no interior”, conforme suas palavras. Prometeu que irá levar para o interior a qualidade que o serviço de saúde tem na Região Metropolitana do Recife (sic!). Saúde é apontada pela população com um dos maiores problemas.

6) No município de Calçado (8 de junho), no Agreste Meridional, assumiu o compromisso de, quando (se) eleito, uma de suas primeiras ações será a implantação da adutora que levará água da barragem Pau Ferro à cidade, assim como ás vizinhas Jupi e Jucati. Garantiu que esta obra será (também) uma das primeiras coisas que irá fazer em 2015.

7) No município de Arcoverde (18 de junho), prometeu a duplicação da rodovia federal BR 232 de Caruaru a até aquele município (100 km). Talvez tenha “outra Celpe” para vender, e assim levantar recursos para cumprir sua promessa.

8) Em Glória do Goitá (20 de junho), comprometeu-se a investir para ampliar o desenvolvimento da cidade. Garantiu vagas para todos os alunos que quiserem estudar em escolas de tempo integral e em escolas técnicas. Também prometeu que levará a sua equipe a proposta de construir uma segunda escola de referência, a pavimentação da PE-50 e a ampliação do hospital municipal.

9) Em viagem à região Agreste (21 de junho), passando por quatro cidades, garantiu que, se eleito, fará o recapeamento da estrada entre Serra da Capoeira e Machados, além de viabilizar a duplicação da PE-90, rodovia que liga Limoeiro a Toritama. Não se pode esquecer o Plano de Infraestrutura Rodoviária de Pernambuco – Caminhos da Integração, anunciado em setembro de 2011, que previa investimentos de R$ 1,98 bilhões em 73 rodovias do estado. O projeto visava obras de restauro, implantação, requalificação e duplicação de 1.973 km de rodovias em Pernambuco. Frustrou muitos municípios. Mas agora as promessas voltam, “requentadas”.

10) Na cidade de Vertentes (22 de junho), integrante do pólo de jeans do estado, que também inclui os municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, afirmou que isentará do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as lavanderias de jeans. Diminuir impostos é uma promessa recorrente entre candidatos. E por que não o fez como secretario da Fazenda? Naquela região não se pode ainda esquecer o grave problema ambiental causado por estas industrias, cuja solução caminha a “passos de tartaruga”.

Paulo Câmara segue o figurino de seu criador e mentor, hoje candidato à presidência da República, que percorre o Brasil afora prometendo ações e realizações, mostrando Pernambuco como exemplo de sua “gestão moderna e eficiente”.

Esta tecla repetida insistentemente, de que Pernambuco difere do governo federal e de outros Estados da federação na área da gestão, é uma falácia. De que, aqui, os “meninos de ouro” comandados pelo candidato Campos têm “capacidade de tirar do papel e transformar em realidade” e que “o modelo de gestão prima pela meritocracia, com indicações de pessoas técnicas para cargos públicos chaves e valorização do serviço público com metas e cobranças”, conforme o candidato Câmara mais uma vez repetiu na sabatina promovida pela TV Jornal (29 de maio). Basta um mínimo de seriedade e honestidade para comprovar como o governo de Pernambuco não difere administrativamente em nada de outros estados do país e do governo federal. Como exemplo recente, citemos as obras prometidas para antes da Copa e que não foram entregues.

Como visto, promessas não faltam, e não faltarão, até o dia da eleição. Câmara já fez três grandes promessas em poucos dias, além de várias outras acima relatadas: duplicar uma estrada federal, a BR-232, de São Caetano até Arcoverde (100 km), instituir o bilhete único na área metropolitana e construir três novos hospitais regionais e seis UPA´s.

Candidatos com o texto do seu marqueteiro prometem resolver todos os problemas. O eleitor acredita, vota e desanima, ao ver que foi enganado. Não devemos esquecer que somos nós, os eleitores, que escolhemos aqueles que irão nos governar. Portanto, “olho neles”. Cabe ao eleitor/cidadão valorizar seu voto, não se deixando iludir com candidaturas que vendem ilusões.

 

 

Convenção de Armando em Caruaru fortalece o palanque de Dilma e Lula em Pernambuco‏

Cercado por caravanas de todas as microregiões de Pernambuco, estas asseguraram a festa da convenção da coligação “Pernambuco Vai Mais Longe“, na casa de eventos Palladium, em Caruaru. Os candidatos Armando Monteiro (PTB), a governador, Paulo Rubem Santiago (PDT), como vice-governador, e João Paulo (PT), ao Senado, tiveram suas candidaturas homologadas neste Domingo (29), em conjunto com os candidatos a deputados Federais e Estaduais dos partidos que compõem a aliança: PTB, PDT, PT, PSC, PT do B e PRB.

No encontro, o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT) foi oficializado como vice de chapa, ao som de frevo, maracatus, bandas de pífanos e dos jingles da campanha, e sob o espocar de fogos, o encontro teve a presença das mais diversas lideranças políticas, além do presidente Nacional do PDT, Carlos Luppi.

A presidente Dilma Rousseff (PT) vai ter um palanque fortalecido em Pernambuco para a sua reeleição. “Vou dizer amanhã, para a presidente Dilma, que ela vai ganhar aqui em Pernambuco, que Armando vai ganhar, e que João Paulo vai ganhar. Porque está é a vontade do povo de Pernambuco. Pernambuco hoje é outro Estado. Estão aí as obras do Governo Federal”, afirmou o senador Humberto Costa (PT), líder do PT no Senado.

A ligação de Armando com Lula e Dilma remonta de tempos atrás e se intensificou ainda mais a partir de 2003, quando o ex-presidente assumiu, pela primeira vez, o principal cargo da Nação. Desde então, o petebista vem colaborando com as gestões do PT na Presidência, seja como deputado federal ou senador, atuando em votações em favor do governo, na defesa de uma agenda de desenvolvimento no Congresso Nacional ou propondo projetos em prol dos brasileiros.

Em seu discurso, João Paulo fez um apanhado de sua gestão de dois mandatos na Prefeitura do Recife, em que deu prioridade às populações mais pobres, e também destacou o legado dos governos de Lula e Dilma para Pernambuco, ambos responsáveis pelo estágio de desenvolvimento que o Estado alcançou na última década.

Para o presidente nacional do PDT e ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a chapa liderada por Armando Monteiro em Pernambuco significa a garantia dos avanços conquistados nos governos Lula e na atual gestão da presidente Dilma. “Essa chapa significa a garantia dos avanços que Lula fez como presidente. Lula colocou comida na mesa de mais de 40 milhões de trabalhadores em todo o Brasil e vai servir para selar parcerias com o governo Dilma, para que Pernambuco avance mais, com mais escolas, mais Bolsa-Família, emprego, renda e educação”, declarou Carlos Lupi, comemorando também a volta ao PDT de Armando Monteiro Filho, pai do petebista.

Outro apoio fundamental de Armando ao projeto nacional liderado pelo PT foi enquanto presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De 2002 a 2010, à frente da entidade e do “Sistema S”, que congrega o SENAI e o SESI, o petebista promoveu parcerias com o governo federal com o foco na educação e formação profissional da população brasileira. Durante essa era, mas de 17 milhões de brasileiros ingressaram em cursos profissionalizantes, ajudando a União a alavancar a geração de emprego e renda no País.

Em seu discurso, Armando Monteiro destacou que, entre as prioridades de seu futuro governo, está o compromisso com a educação e com os investimentos em infraestrutura. Armando também defendeu um desenvolvimento social e econômico mais equilibrado em todas as regiões de Pernambuco, além do reforço nas áreas da Saúde, segurança e estímulo aos micros e pequenos empresários.

“Essa aliança tem o compromisso com a interiorização do desenvolvimento, com a educação, de forma a promover uma revolução no Estado. E de construir o melhor ambiente para que os micros e pequenos empresários operem”, disse.

Ele também exaltou a importância de um governo que seja marcado pela participação popular, lembrando que já na fase de pré-campanha foram promovidas as plenárias do Pernambuco 14, projeto que realizou 14 reuniões em todas as regiões do Estado e mobilizou mais de 26 mil pessoas. A iniciativa coletou mais de 5 mil propostas para o futuro programa de governo. Armando também afirmou que a questão da segurança volta a ser problema grave em Pernambuco.

Candidato a vice-governador, Paulo Rubem destacou em seu discurso algumas áreas que merecerão atenção no futuro governo. “Precisamos olhar diferente para a agricultura familiar, o cooperativismo, o artesanato, a pesca. Precisamos de uma política pública que beneficie o homem do campo”, destacou, lembrando ainda que o povo de Pernambuco tem direito a uma educação de qualidade, um compromisso de Armando.

Já o candidato ao Senado João Paulo salientou a parceria entre os governos do Estado e federal. “O legado do PT começou com a vitória de Lula em 2002. Isso só foi possível porque o povo entendeu e escolheu o projeto político de Lula”, reforçou João Paulo. “E o ex-presidente me disse que sempre pôde contar com Armando quando precisou e que sua relação com os aliados sempre o dignificou”, finalizou.

Um momento de destaque foi o pronunciamento do deputado Silvio Costa, presidente do PSC, quando comparou a Insurreição pernambucana de 1645 ao atual momento político. Ele lembrou que a expulsão dos holandeses que começou no Monte das Tabocas em Vitória de Santo Antão foi para refutar a imposição econômica na região, considerando que o candidato de Eduardo ao Palácio do Campo das Princesas, estimula esta ótica de imposição econômica, batizando Paulo Câmara de “cobrador de impostos”. Mais à frente Armando refuta o seu adversário: “Liderança política se constrói com aprovação popular”.

A convenção da coligação Pernambuco Vai Mais Longe foi encerrada com os jingles de Armando, João Paulo e de Dilma Rousseff. O refrão do jingle de Armando destaca que “o que está bom vai continuar”. Ainda no encerramento, Armando Monteiro considerou que sua aliança com João Paulo e o PT é a coligação mais densa e coerente de Pernambuco, pois, segundo ele, a aliança feita pelo ex-governador Eduardo Campos “é um aglomerado disforme e um ajuntamento de interesses com prazo de validade”.

 Confira os melhores momentos…

Multidão ocupou a Convenção de Armando. Fotos: Kylvio Almistron / A Voz da Vitória

 

 

Página 1 de 4512345102030...Última »