Arquivos do Blog

Prefeitura quer sentenciar o Carnaval de Vitória em uma peça burocrática


Desta vez, a Prefeitura de Vitória inventa um tal de “Decreto do Carnaval”, e a ACTV e a ABTV engolem este engodo. Saiba as razões por que Elias e Paulo Roberto não investem no carnaval das alegorias

carnaval de vitória 2014

Por Lissandro Nascimento

Nas últimas semanas ocorreram três reuniões para tratar dos preparativos para o Carnaval da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, duas delas promovidas pelos representantes da Prefeitura e a outra pela Câmara de Vereadores, através de uma audiência pública. Não tive como participar de nenhuma delas, em virtude da minha agenda de viagens da AblogPE. Pelo que li nos demais Blogs da cidade quanto aos encaminhamentos destes encontros, arrisco seguramente num palpite: os atuais gestores públicos que tratam do Carnaval estão sendo míopes (pra não afirmar coisa pior!) no trato com a maior festa popular da cidade.

Papangus de Bezerros/PE

Papangus de Bezerros/PE

Primeiramente, para ajudar nesta reflexão, gostaria de perguntar ao leitor do meu Blog: o que define a essência (alma) do Carnaval da Vitória de Santo Antão?

Na linguagem da ciência turística, um atrativo turístico cultural se define pela sua singularidade. Exemplos: Escolas de Samba (Rio de Janeiro), Axé (Bahia), Olinda (Orquestras de Frevo); Recife (Carnaval de rua e de palco); Bezerros (Papangus) e por aí vai.  Hoje, num mundo globalizado, onde a tendência é a padronização dos costumes, as pessoas saem ou viajam a procura do “diferente”.

Pois bem, repito: o que define a essência (alma) do Carnaval da Vitória de Santo Antão?

O que fez transformar o secular Carnaval de Vitória em uma referência como o melhor do interior de Pernambuco e o fez definhar e empobrecer nas últimas décadas? Bem, esta discussão daria, certamente, um trabalho acadêmico de Doutorado. Não quero me alongar. Mas, todos concordarão que as alegorias e ou os carros alegóricos atendem ao conceito do diferente da nossa maior festa.

De modo que a experiência dos últimos anos tem mostrado que todos nós vitorienses, principalmente os nossos gestores públicos, não estamos fazendo o “dever de casa”.

Ora, então por que o atual Prefeito Elias Lira (PSD) e a pasta responsável que é a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, na pessoa do visionário e empreendedor Paulo Roberto Leite de Arruda, não investem pesadamente no Carnaval das Alegorias?

Vamos lá! (…)

Carnaval para quem?: O Secretário Paulo Roberto e o Prefeito Elias Lira devem saber.

Carnaval para quem?: O Secretário Paulo Roberto e o Prefeito Elias Lira devem saber.

Os atuais gestores públicos depois da fragorosa, irresponsável, venal, covarde e anti-estratégico projeto de “desorganização” do Carnaval de 2014, decidiram retomar o percurso do Carnaval da Vitória, voltando em 2015 a ser o antigo, em decisão tomada em conjunto com os representantes das troças, clubes e blocos locais. A mudança fará com que o corredor da folia passe pela Praça da Matriz, do Livramento e Avenida Mariana Amália. A Prefeitura de Vitória ainda insiste no “Carnaval de Palco” com a criação de novos polos de animação que serão instalados nas praças do Livramento e Duque de Caxias com suas atrações, da mesma forma que ocorre no Pátio Otoni Rodrigues e Praça da Matriz.

Desta vez, a Prefeitura de Vitória inventa um tal de “Decreto do Carnaval”, pois no ano que vem a responsabilidade de ajuste às normas de segurança ficará por parte da Prefeitura, já que o malfadado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), não será elaborado.  O Decreto é uma série de normatizações definidas pelo Poder Executivo com requisitos voltados ao horário do término dos shows, segurança e outras questões técnicas. Um dos itens, por exemplo, trata-se da questão da altura da fiação, que era responsabilidade dos próprios blocos. Agora, será serviço da Prefeitura. É muita mesquinharia!

Portanto, este “Decreto do Carnaval” estabelece as diretrizes que regulamentam a festa, a fim de garantir a mobilidade e segurança da população e dos foliões. Com a produção do Decreto, o TAC será extinto, onde a dupla acima, não usará mais o Ministério Público como “escudo”. Pelo que se vê, chega Paulo Roberto Leite de Arruda e coloca debaixo do braço (melhor dizendo, debaixo do ‘sovaco’) este Decreto, como fazem os Protestantes com a Bíblia, como se fosse a coisa sagrada que irá resolver todos os problemas do evento. Sinceramente, desculpe-me… P.Q.P.!!!!!

A polêmica que persiste para a próxima edição do Carnaval é a exigência de documentação das troças e demais agremiações para que possam receber cotas de patrocínio do Poder Executivo. A regularização exige a cópia do estatuto, certidões negativas municipal e federal, além de CNPJ e ata de constituições da diretoria.

Carro Alegórico do Clube Vassouras O Camelo - Carnaval de 1928 - Acervo IHGVSA.

Carro Alegórico do Clube Vassouras O Camelo – Carnaval de 1928 – Acervo IHGVSA.

É impressionante como as duas entidades do Carnaval engolem este engodo! Falo da Associação do Carnaval Tradicional Vitoriense (ACTV) e a Associação dos Blocos de Trios Elétricos da Vitória (ABTV). Não percebo nenhuma das duas entidades abrirem uma pauta de discussão sobre a construção de uma Política de Incentivo à Cultura em Vitória. Não vejo ninguém cobrar a instalação do Conselho Municipal de Cultura. Ninguém discute um plano estratégico de longo prazo para o setor cultural. Ninguém protesta e penaliza os culpados pela falência dos Clubes Carnavalescos que produzem os carros alegóricos. Querem sentenciar o Carnaval da tricentenária Vitória de Santo Antão em uma peça burocrática.

Carnaval para quem?: Charles Romão (ABTV) e Gilberto Lorena (ACTV) devem saber

Carnaval para quem?: Charles Romão (ABTV) e Gilberto Lorena (ACTV) devem saber

Quem deve pautar a discussão do carnaval de Vitória é quem faz carnaval e os seus foliões. Sinceramente, hoje, independente da Prefeitura, o povo é que faz o verdadeiro carnaval vitoriense.

Ademais, amigo leitor deste Blog, considero que estamos muito atrasados neste debate. É preciso entender que a atual lógica que se estabelece na festa é transformá-la numa indústria elitista de lucro. Não podemos aceitar isso! Elias Lira, Joaquim Lira e Paulo Roberto estimulam a política da industrialização do carnaval vitoriense. Na audiência pública do Carnaval na Câmara, Paulo Roberto resumiu o sucesso da sua gestão na festa: “Em todos estes anos tivemos violência zero no Carnaval de Vitória e abolimos os vasilhames de vidros”, concluiu. (sem comentários!).

palco carnaval de vitóriaAgora explico por que eles não investem no Carnaval das Alegorias e insistem no ‘Carnaval de Palco’.

Nos últimos anos, a cidade tem presenciado pesados investimentos no Carnaval de Palco, em detrimento do ‘Carnaval de Rua’. É misturar água com óleo, não funciona! A nossa essência é carnaval de rua com carros alegóricos.

Lira e Paulo Roberto insistem no carnaval de palco em razão dos altos volumes de recursos públicos empregados. Não é vantagem para eles investirem em alegorias, pois implica num investimento público de longo prazo, aonde o dinheiro não chega de forma imediata. Por isso que o Decreto não menciona nenhuma linha sobre as Alegorias. Contratar estruturas metálicas gigantescas de palcos, cantores caríssimos, licitar decoração do corredor da folia em valores que poderiam financiar três carros alegóricos, montar uma gigantesca equipe para cuidar de toda esta estrutura empregando gente e ‘amarrando votos’, licitar diversos equipamentos inclusive de som, alimentação, combustível, empresas para terceirizar estes serviços e “tirar a comissão”.

Ah claro! Um detalhe interessante: vendas de camarotes. Qual a razão de retirar o Quartel General do Frevo da Praça Duque de Caxias e levar para o ‘fim do mundo’ do corredor da folia? Porque lá tem muito espaço para vender camarotes!

Camarores no São João 2014 Nossa Vitória

Investir no ‘carnaval de rua’ e nos carros alegóricos é destinar os recursos públicos diretamente aos clubes carnavalescos, é dotar de uma estrutura menor de organização urbana, é construir uma política de cultura carnavalesca de longo prazo, ou seja, dessa forma os recursos e os investimentos públicos são mínimos. Dificulta pegar no “dinheiro vivo” que sai dos cofres públicos da Prefeitura e penaliza o dinheiro imediato circulando nas mãos destes F.D.P !!!!

Carro Alegórico do Clube Abanadores O Leão

Carro Alegórico do Clube Abanadores O Leão

 

Adolescente de 15 anos é morto a tiros em Escada, na Mata Sul


tiro arma de fogoUm adolescente de apenas 15 anos foi morto a tiros na noite dessa quinta-feira (18), em Escada, na Mata Sul do Estado. A vítima foi atingida com seis disparos no Bairro Agrovila, segundo informações do Escada Cidade Alerta. De acordo com os primeiros relatos repassados à Polícia Militar, o menor estaria trafegando em uma motocicleta quando foi perseguido pelo seu assassino também em um veículo do mesmo modelo.

Após ser ferido, o adolescente já tombou sem vida. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi encaminhada ao local, mas nada pode fazer. Até agora não se tem maiores informações de quem possa ter cometido o crime. Apesar disso, a delegacia local já deu início ao trabalho de investigação. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de medicina Legal (IML), no Recife.

Acidente deixa um ferido na BR-101, em Escada


O acidente deixou um motorista preso às ferragens. Foto: Reprodução / Rede Globo

O acidente deixou um motorista preso às ferragens. Foto: Reprodução / Rede Globo

JC Trânsito

Um acidente envolvendo dois caminhões deixou um ferido e bloqueia o km 125 do sentido Interior/Recife da BR-101 Sul, no município de Escada, Zona da Mata de Pernambuco, na manhã desta sexta-feira (19).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de um dos caminhões, de identidade não revelada, ficou preso às ferragens, mas foi socorrido. Um dos caminhões ainda está na pista e complica o trânsito no local. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

 

Acusado de tentativa de homicídio é preso em Escada


prisão PC EscadaPoliciais civis e militares da Equipe Malhas da Lei de Vitória de Santo Antão, na última segunda-feira (15), deram cumprimento a mandado de prisão expedido pela Comarca de Escada,, em desfavor de Estácio Manoel Barbosa da Silva, 33 anos de idade, acusado de tentativa de homicídio, ocorrido no dia 12 de junho de 2013.
Estácio responde ainda pela autoria de crimes como receptação de veículo e adulteração de veículo automotor. Ele foi preso no Bairro Alvorada, na cidade de Escada e recolhido para o Presídio de Vitória de Santo Antão, onde permanece à disposição da Justiça. As informações da prisão foram repassadas nessa quinta-feira (18).

Condic aprova incentivos milionários para 36 projetos, inclusive em Vitória


Reunião foi comandada pelo secretário de desenvolvimento econômico, Márcio Stefanni Monteiro. Foto: AD Diper/Divulgação

Reunião foi comandada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni Monteiro. Foto: AD Diper/Divulgação

Mais 36 projetos, sendo 23 indústrias, 11 importadoras e duas centrais de distribuição tiveram incentivos fiscais do Estado de Pernambuco concedidos em 2014. Os investimentos em indústrias totalizam R$ 178,3 milhões, sendo R$ 54,8 milhões destinados à RMR e R$ 123,4 milhões para o interior. A lista foi aprovada nesta quinta-feira (18), durante a última reunião do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic). Considerando o acumulado de 2014, R$ 1,3 bilhão em implantações ou ampliações foram beneficiadas pelos programas estaduais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni Monteiro, ressaltou que os investimentos foram importantes para desenvolver o interior, principalmente na geração de empregos. “Somente nesta reunião de hoje foram gerados 1.236 postos de trabalho, dos quais 735 vão para o interior do Estado e 501 na Região Metropolitana do Recife. Quando se mensura o ano, são quase 11 mil empregos, quase 9 mil para o interior”, destacou.

Ao todo, da última reunião, 14 municípios foram contemplados, sendo dez no interior e quatro na RMR. E são eles: Escada, São Bento do Una, Pedra, Bezerros, Caruaru, Petrolina, Lagoa Grande, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Pombos, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Cabo de Santo Agostinho. Dentre os nomes de maiores aportes, estão a Iquine, que decidiu implantar nova unidade em Vitória de Santo Antão (R$ 61,8 milhões) e Tramontina Delta, que vai aplicar mais de R$ 36 milhões em Moreno.

Das 12 Regiões de Desenvolvimento (RD) de Pernambuco, seis foram contempladas: RMR, Mata Sul, Agreste Central, Agreste Setentrional, Agreste Meridional e Sertão do São Francisco.

 

Provão do Sesi e Senai acontece neste domingo (21) em nove cidades


Candidatos disputam oportunidade de cursar o Ensino Médio articulado à Aprendizagem Profissional 

cursos-gratuitos-do-senai-e-sesiQuase 3.8 jovens em todo o Estado encaram, neste domingo (21), das 14h às 17h, o “provão” do programa Educação Básica e Educação Profissional (Ebep), desenvolvido em parceria pelo Sesi e Senai Pernambuco. Os aprovados terão a oportunidade de cursar, de forma gratuita e simultânea, o Ensino Médio e um curso técnico voltado à carreira industrial. Ao todo, são oferecidas 761 vagas em nove cidades da capital e do interior.

As provas com 40 questões de português e matemática, elaboradas por professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco, acontecem em 10 unidades do Sesi distribuídas por Recife, Paulista, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Escada, Goiana, Araripina e Petrolina; além de três escolas da rede pública estadual no Recife, Paulista e Petrolina.

“Este ano, registramos cerca de 600 inscrições a mais que em 2013. Esse dado reflete o interesse crescente dos pernambucanos pela carreira industrial. Sair do Ensino Médio já com uma qualificação técnica é, sem dúvidas, um diferencial para esses jovens”, diz a analista de educação do Sesi/PE, Noêmia Fortunato.

O gabarito definitivo do “provão” estará disponível já na terça-feira (23). “O resultado final será divulgado a partir de 05 de janeiro, nos sites das entidades, e as matrículas iniciam no mesmo dia”, completa Fortunato.  Outras informações pelo telefone (81) 3412.8585. ​

Concorrência - Na Região Metropolitana do Recife, as escolas do Ibura e Paratibe foram as mais procuradas pela população, com 755 e 603 inscrições, respectivamente. Já no interior do Estado, Petrolina lidera o ranking, com 600 candidatos na disputa. Cada unidade oferece 80 vagas.

com informações da Assessoria.

 

Vitória Park Shopping divulga horário de funcionamento


O centro de compras funciona em horário especial desde o último domingo (14)

O Vitória Park Shopping, em Vitória de Santo Antão, funciona em horário especial – das 10h às 22h. O horário permanece diferenciado do dia 15/12 ao dia 23/12 – das 10h às 23h. Já no dia 24, véspera de Natal, as operações encerram às 18h.

No Natal (25), o shopping abrirá apenas as suas áreas de lazer – praça de alimentação, cinema e world games, das 12h às 18h. (Cinema e World Games de acordo com o horário de encerramento do próprio estabelecimento).

A partir do dia 26, o shopping volta ao seu horário normal, das 10h às 22h, abrindo uma exceção no dia 31, véspera de Ano Novo, quando encerra suas atividades as 18h.

Quinta-feira, 1º de Janeiro, o shopping estará fechado.

Serviço:

Horário de funcionamento do Vitória Park Shopping – Fim de ano.

horario especial shopping

 

Raquel Lyra é contra Projeto de Lei das mídias alternativas


AblogPE na Alepe - Foto Kylvio Oliveira  (2)Projeto que democratiza as verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco será retomado pelas mídias alternativas em 2015 

Da Redação da AblogPE 

Representantes da blogosfera pernambucana acompanharam na manhã desta segunda-feira (15/12), a última sessão do ano da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa (CCLJ da Alepe), que tramita o Projeto de Lei (PL) nº 2164/2014, para determinar valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco às mídias alternativas. Por iniciativa da AblogPE, o deputado Ricardo Costa (PMDB) é autor deste PL, que não entrou na pauta mais uma vez, apesar de quatro sessões realizadas e os apelos dos blogueiros junto a deputada Raquel Lyra (PSB), presidente desta Comissão.

AblogPE na Alepe - Foto Kylvio Oliveira  (1)Raquel Lyra chegou a afirmar que o projeto das mídias seria inconstitucional, pois move recursos públicos e mexe com a interdependência entre os Poderes do Estado (Executivo,  Legislativo e Judiciário). “O PL não cria despesas, pelo contrário, ele democratiza as verbas publicitárias já existentes. Raquel Lyra foi omissa e intransigente, dando a entender que nem chegou a ler o projeto e pormenorizou uma proposta plenamente constitucional”, ressaltou Jairo Medeiros, assessor jurídico da  Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE). Ele lembrou que no Estado do Rio Grande Sul esta questão já é Lei, onde as mídias alternativas já são reconhecidas pelo Poder Público gaúcho.

Para o presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento, que fez uso da palavra junto aos membros da CCLJ, o Projeto 2164 é avançado na medida em que democratiza as verbas publicitárias disponíveis no Orçamento Público. “O aval desta Comissão poderia avançar o debate sobre as mídias sociais no próximo ano, na Alepe e na sociedade. É uma pena que este debate seja adiado, sobretudo diante de todos nós que fazemos uma nova mídia comprometida com a disseminação da informação e da cidadania”, destacou.

A atitude da parlamentar em não colocar em pauta o PL nº 2164/2014  foi vista pelos blogueiros pernambucanos como um ato de covardia, tendo em vista que todas as sessões contaram com a presença dos blogueiros de todas as regiões do Estado. Para a blogosfera, Raquel Lyra, filha do Governador João Lyra, decepcionou todos os que fazem a produção de conteúdo para as mídias digitais, pois se mostrou primária na sua posição de contrariedade à proposta.

AblogPE na Alepe - Foto Kylvio Oliveira

 

 

Trabalhador rural assassinado na cidade de Escada


(Foto: José Sebastian / A Voz da Vitória).

(Foto: José Sebastian / A Voz da Vitória).

Um homicídio foi registrado no sítio Pata Choca, na zona rural de Escada, Mata Sul do Estado na manhã do último sábado (13).  A vítima foi o trabalhador rural Nilson José da Silva, de 30 anos. Ele foi morto com um tiro de grosso calibre na região da cabeça enquanto aguardava o ônibus que o levaria para o trabalho.

Um cartucho deflagrado de Espingarda calibre 12 foi encontrado ao lado do corpo. Já no bolso da calça da vítima foi encontrada uma quantidade de substância similar à maconha. O caso foi registrado na Delegacia de Vitória de Santo Antão. A Polícia Civil irá investigar o caso.

No aniversário da AblogPE, blogosfera recebe apoio ao Projeto das Mídias Alternativas em 2015


Aniversário AblogPEBlogueiros comemoram 03 anos de fundação da sua entidade

Da Redação da AblogPE

Na manhã dessa quinta-feira (11/12), a Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), que é pioneira no Brasil, comemorou três anos de fundação na sua sede, localizada na Rua da Aurora, no Centro do Recife. Na ocasião, o assessor do Deputado Ricardo Costa (PMDB), Eduardo Napoleão, destacou a importância do trabalho de comunicação desenvolvido pelos blogueiros do Cais ao Sertão e aproveitou para assegurar o apoio à luta da categoria no ano de 2015.

Por iniciativa da AblogPE, o deputado Ricardo Costa é autor do Projeto de Lei 2164/2014 que determina valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco às mídias alternativas, pelo qual aguarda entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (CCJ da Alepe), dependendo tão somente da Dep. Raquel Lyra (PSB), presidenta desta Comissão.

Durante as sessões da Comissão, o relator deste PL, deputado Silvio Costa Filho (PTB), firmou apoio aos blogueiros e pediu atenção da presidente da CCJ para este Projeto seguir adiante na Alepe.

Lissandro AblogPEO Presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento, membro da Comissão Nacional da Blogosfera, participou no último dia 09 da reunião deste Fórum, em São Paulo (SP), informando na confraternização da associação as pautas que os blogueiros terão no próximo ano.  “Teremos o desafio enquanto blogueiros de travar o debate da Reforma Política, da regulação dos meios de comunicação e os desdobramentos do Marco Civil da Internet, pautas caras e que interferem diretamente à vida dos produtores de conteúdo para as mídias digitais”, enfatizou.

Nesta segunda-feira (15), às 10h, a AblogPE convoca todos os blogueiros a participar da última sessão da CCJ de 2014, no segundo andar do prédio anexo da Alepe. O intuito é reforçar a tramitação do Projeto das Mídias Alternativas nesta Casa Legislativa.

 

 

Em Vitória, ASCONT comemora bons resultados e manda sua mensagem para 2015


ACCom muita responsabilidade e profissionalismo a ASCONT (Assessoramento de Serviços Contábeis e Trabalhistas), deve encerrar o ano de 2014 com a garantia de dever cumprido em sua área de atuação. Responsável por efetuar serviços no âmbito contábil, societário, trabalhista, fiscal e de impostos, a empresa, localizada em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, atende desde o ano de 2000.

São 14 anos de atuação na prestação de serviços contábeis

São 14 anos de atuação na prestação de serviços contábeis

A responsabilidade de atender os clientes com eficiência é de Maria de Fátima Ferreira Barbosa (CRC-PE 10.235/0-0), Contadora responsável. Desde já grata pelos clientes que depositaram confiança no seu ramo, a profissional não mede esforços para agradecer a todos pelo bom resultado do escritório, principalmente no final do ano, quando aproveita e externa suas congratulações aos amigos e ao público em geral.

Para o Natal ela gravou seu recado e deixou registrado no Portal A Voz da Vitória. Além de desejar um ótimo término de época, ela aproveitou e já desejou seu ”Feliz Ano Novo!”.

Entre os mais variados serviços, a empresa atende Declarações do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIPJ) e a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRFPF), além da Declaração de Informações Sócio Econômica e Fiscais – DEFIS (Simples Nacional) e Declaração do Micro Empreendedor – MEI.

Adicione no Facebook: facebook.com/fatima.ascont

Ascont Giff

SERVIÇO

ASSESSORAMENTO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS E TRABALHISTAS – ASCONT

Rua Rui Barbosa, 27, sl. 105 – 1º andar – Centro, Vitória de Santo Antão, PE

Telefone: 81.3523.1272.

Email: fatimaascont@hotmail.com

No Face: facebook.com/fatima.ascont  

 

Vitória Park Shopping divulga horário de funcionamento para o fim de ano


O centro de compras funcionará em horário especial a partir do próximo domingo (14)

O Vitória Park Shopping, em Vitória de Santo Antão, informa que a partir do próximo domingo (14), funcionará em horário especial – das 10h às 22h. O horário permanece diferenciado do dia 15/12 ao dia 23/12 – das 10h às 23h. Já no dia 24, véspera de Natal, as operações encerram às 18h.

No Natal (25), o shopping abrirá apenas as suas áreas de lazer – praça de alimentação, cinema e world games, das 12h às 18h. (Cinema e World Games de acordo com o horário de encerramento do próprio estabelecimento).

A partir do dia 26, o shopping volta ao seu horário normal, das 10h às 22h, abrindo uma exceção no dia 31, véspera de Ano Novo, quando encerra suas atividades as 18h.

Quinta-feira, 1º de Janeiro, o shopping estará fechado.

SERVIÇO

horario shopping

Mais informações: (81) 3523.0336

 

Na Alepe, deputado Silvio Costa Filho confirma apoio ao projeto de mídias alternativas


Alepe. Foto AblogPEDa redação da AblogPE

A reunião semanal da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (Alepe) foi realizada na manhã dessa terça-feira, às 10h, no segundo andar do prédio anexo da Alepe, que é presidida pela deputada Raquel Lyra (PSB). Pela segunda vez esta Comissão não pautou o Projeto de Lei (PL) 2164/2014 sobre as mídias alternativas. Porém, o relator do PL Silvio Costa Filho (PTB), fez um apelo à Casa, com o objetivo desse assunto entrar na reunião da próxima terça-feira (16).

O deputado Silvio Costa Filho externou: “Eu queria fazer um apelo à procuradoria da Casa (Alepe) para que possa dialogar essa semana com a procuradoria do governo do Estado para a gente poder fazer um esforço para tentar votar, de todo jeito, na próxima terça-feira (16 de dezembro de 2014) e votarmos na quarta-feira (17 de dezembro) na Comissão de Finanças da Casa (Alepe) e para terminarmos o ano tentando aprovar esse projeto no Plenário, tendo em vista a importância do ano de 2015 com esse projeto aprovado e sancionado pelo governador João Lyra”, enfatizou.

O vice-presidente da Associação dos Blogueiros de Pernambuco, Lúcio Cabral, também destacou: “É importante manter os blogueiros informados de que essa luta não será fácil e só com a participação efetiva de todos é que alcançaremos nossos objetivos, e seremos reconhecidos”. O presidente da ABlogPE, Lissandro Nascimento, está participando de uma reunião da blogosfera nacional, em São Paulo.

O PL autoriza os três Poderes de Pernambuco a investir 5%, no mínimo, do valor anual da publicidade em blogs, sites, TV web, rádio web, rádios comunitárias e jornais com tiragem a partir de 1000 exemplares.

Pedimos o engajamento de sempre e se possível que se faça uma pressão virtual nas redes de seus deputados e da presidente da CCJ: https://www.facebook.com/raquellyraoficial 

Agenda

Na próxima quinta-feira, dia 11 de dezembro, às 10h, a AblogPE convida todos os blogueiros de Pernambuco a participar de sua confraternização, na sede da associação.

 

 

Preso em Escada homem acusado de homicídio


Foto PC

Policiais Civis da 17ª Delegacia de Polícia de Homicídios, chefiada pelo Delegado Ariosto Esteves, que estavam na jornada extra de plantão da Divisão Especializada de Apuração de Homicídios (DEAH), prenderam em flagrante delito, na manhã de segunda-feira (08), José Amaro da Silva, o “Kika”, de 28 anos, acusado da prática de homicídio.

O crime ocorreu no domingo (07) e teve como vítima Cláudio José do Nascimento de 46 anos de idade. Segundo informações colhidas no local, ambos tiveram uma desavença, causada pelo fato da vítima ter flagrado o acusado mantendo relações sexuais com a enteada, menor de idade, da vítima.  José Amaro foi preso no Engenho Pau Ferro, zona rural e recolhido ao Presídio de Vitória de Santo Antão, onde permanece à disposição da Justiça.

Sesi e Senai inscrevem até próxima quarta (10) para processo seletivo


biblioteca do Programa SESI  Indústria do ConhecimentoG1PE

Seguem até a próxima quarta-feira (10) as inscrições para o processo seletivo do programa Educação Básica e Educação Profissional (Ebep), uma parceria entre o Sesi e o Senai de Pernambuco. As instituições oferecem, gratuitamente, 761 vagas distribuídas entre 9 cidades e 14 cursos diferentes. O programa possibilita que os estudantes cursem, de forma simultânea, o Ensino Médio e um curso técnico profissionalizante.

Os alunos poderão escolher dentre nove unidades do Sesi para assistir às aulas do Ebep. As unidades dos municípios de Recife, Paulista, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Escada, Goiana, Araripina e Petrolina são as opções. Os cursos têm foco industrial: os estudantes optarão entre Administração, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Informática, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Química, Rede de Computadores, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho ou Vestuário.

Para realizar as inscrições, é preciso que o candidato compareça à unidade onde pretende estudar, até as 19h da próxima quarta-feira (10). O edital está disponível no site do Sesi e do Senai. Os estudantes devem ter até 17 anos completos neste ano, além de apresentar conclusão do Ensino Fundamental.

A prova de seleção será realizada no dia 21 de dezembro, às 14h, em unidades do Sesi em diversas cidades de Pernambuco. Serão 20 questões de matemática e 20 de língua portuguesa. Os gabaritos das provas estarão disponíveis no dia 23; e o resultado da seleção será divulgado a partir do dia 5 de janeiro de 2015.

Serviço
Sesi (Sede)
Av. Cruz Cabugá, 767 – Santo Amaro (Recife)
Mais informações: (81) 3412.8585

Página 1 de 5912345...102030...Última »