Arquivos do Blog

Vitória de Santo Antão recebe o Festival Ação Saudável

(Foto: Divulgação).

Patrocinado pela Mondelēz Brasil, evento traz música, teatro, brincadeiras e diversão

De 21 a 24 de setembro a Praça Bela Vista vai se transformar! O Festival Ação Saudável, que tem como foco promover a qualidade de vida e bem estar da comunidade vitoriense, chega à cidade trazendo quatro dias repletos de espetáculos de dança, teatro, atividades esportivas, oficinas educativas sobre sustentabilidade e alimentação saudável. (Para conferir a programação completa, clique aqui).

O evento é organizado pela Evoluir, empresa especializada em projetos socioeducativos, e faz parte do Ação Saudável, programa da Mondelēz Brasil que já beneficiou mais de 84 mil crianças em todo o estado de Pernambuco. Em Vitória de Santo Antão, 20 instituições de ensino já participaram da iniciativa e, ao longo do início da próxima semana, cerca de 2 mil alunos das escolas da cidade e região (Chã de Alegria, Escada, Pombos, Gloria e São Lourenço) visitarão o Festival.

“Estamos presentes nesta cidade desde 2010, por meio do Programa Ação Saudável e, desde 2011, por meio de nossa fábrica. Entendemos e valorizamos o envolvimento com a comunidade de Vitória de Santo Antão. Com o Festival, poderemos contribuir ainda mais para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas e das crianças que vivem e estudam aqui”, comemora Fábio Acerbi, Diretor de Assuntos Corporativos da Mondelēz Brasil.

(Foto: Arquivo / A Voz da Vitória).

Sobre a Mondelēz International no Brasil

Mondelēz International é líder mundial em chocolates, biscoitos, balas e bebidas em pó. A companhia engloba as marcas de snacks da antiga Kraft Foods, após a cisão da operação norte-americana de alimentos em outubro de 2012. No Brasil, possui fábricas, nos Estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco e emprega cerca de 13 mil pessoas. A empresa tem em seu portfólio marcas valiosas, como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Club Social, Oreo e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia. A Mondelēz International tem uma receita anual de aproximadamente U$ 35 bilhões e opera em mais de 80 países.

Com informações da Assessoria.

 

Estelionato em curso na eleição para o Senado?

Por Albanise Pires

Os eleitores pernambucanos estão vivendo uma situação inusitada nesta eleição para o Senado. Os candidatos das duas maiores coligações, Fernando Bezerra Coelho (PSB) e João Paulo (PT), que detêm mais tempo de TV e Rádio e mais recursos para inundar as ruas com suas campanhas, estão divulgando ações e promessas que não são essencialmente atribuições de um senador.

Enquanto o primeiro se apresenta não raro usando um capacete e em meio a obras, o segundo apresenta como mote de campanha os supostos feitos de sua gestão como prefeito do Recife. Não entram no debate desses candidatos os grandes temas do Senado, que estão pautados pela sociedade, como a reforma política, tributária, questões dos direitos humanos e outros que exigem atualização normativa ou mesmo nova legislação.

O mais grave nisto tudo, porém, é o que se desenha na campanha de João Paulo. Além de “se esquecer” de que é um parlamentar, escondendo dos eleitores seu inexpressivo mandato de deputado federal, o candidato do PT atua com o indisfarçável objetivo de fazer da campanha para o Senado um trampolim para uma futura campanha à Prefeitura do Recife em 2016.

Essa situação pode constituir-se como um estelionato eleitoral em curso, pois em se elegendo e disputando a Prefeitura do Recife, João Paulo poderá deixar para o povo pernambucano um de seus suplentes como senador, por nada menos do que seis anos. E alguém sabe quem são os suplentes de João Paulo?

Foi para evitar manobras como esta que o povo foi às ruas em junho de 2013, exigindo uma reforma política capaz de garantir mais transparência e coerências aos representantes da vontade popular.

Nossa candidatura está atenta a estas e outras questões e se dispõe a enfrentar tais manobras e contribuir para prevenir e corrigir vícios que podem se mostrar insanáveis no futuro. Por isso, trazemos aos eleitores e à sociedade pernambucana uma sugestão, que pode ser encarada como um desafio ao candidato João Paulo: que ele assine um documento público se comprometendo que, em vencendo esta eleição para o Senado, exercerá seu mandato na íntegra, não o abandonando no meio do caminho e assim afastando a hipótese do estelionato que aparenta estar em curso.

Transparência nas ações dos candidatos é o mínimo que se exige num processo eleitoral. Se João Paulo quer ser senador pelo Estado de Pernambuco, que realize este simples gesto. A boa política agradece.

 

Albanise Pires, candidato ao Senado pelo PSOL em Pernambuco

 

 

 

Semana de Direitos Humanos é prestigiada pela população da Mata Sul

O evento vem percorrendo as regiões do estado com mutirão de documentos, feira de cidadania, atividade cultural, seminários e palestras. Na Mata Sul foram contempladas, principalmente, para as cidades de Catende, Joaquim Nabuco, Escada, Palmares, Vitória de Santo Antão, Maraial e Ribeirão

Um total de 1.489 pessoas foram contempladas na Mata Sul pela caravana de cidadania da Semana de Direitos Humanos. Ação, que desde o início do ano já atendeu 20.335 moradores do interior, tem por objetivo promover uma reflexão sobre o combate as violações e o respeito a todos os cidadãos. A iniciativa, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio de sua executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, trouxe para a Região: seminário, debates, feira de cidadania, palestra, orientações de acessibilidade para pessoa com deficiência, oficina de saúde e educação para LGBT e mutirão de documentos.

O mutirão, oferecido pelo Programa Balcão de Direitos, beneficiou o presídio de Palmares, e as cidades de Joaquim Nabuco e Maraial. Foram retirados 542 documentos, entre 2ª vias de Registro de Nascimento e Casamento, 1ª e 2ª vias de Carteira de Trabalho, além de foto. Na área da pessoa com deficiência, merece destaque a roda de diálogo sobre a importância do Conselho Municipal para as políticas inclusivas, realizada pela Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência – Sead.  A Feira de Cidadania também promoveu a inclusão da população, através de serviços de saúde, como: teste de glicemia, teste rápido de HIV, Hepatite e Sífilis, além de documentação e orientação jurídica.

A Semana de Direitos Humanos da Mata Sul contou ainda com o Seminário: “Direitos Humanos e Democracia”, uma oportunidade para troca de experiências entre os municípios sobre o atendimento aos casos de violações; Concurso de Talentos; Oficinas de Saúde e Educação para o público LGBT; Roda de Diálogo sobre Reinserção e Direitos Humanos; e debate sobre o combate à Homofobia em escolas de referência.

Com informações da Assessoria.

“Os meus adversários deram a mão à palmatória”, provoca Aglaílson Júnior

Durante a inauguração do seu comitê na noite do Sábado (13) em Vitória de Santo Antão, o deputado estadual Aglailson Júnior (PSB), que concorre à reeleição, e seu pai, o ex-prefeito José Aglailson, enalteceram os antigos laços políticos que sempre mantiveram junto a família Arraes e lembraram que os que estão hoje apoiando o escolhido de Eduardo Campos, os maltrataram em eleições passadas. O recado foi dado quando receberam com uma festa o candidato ao Governo Estadual Paulo Câmara (PSB) e seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), ao lado de Felipe Carreras (PSB) candidato a Federal.

A provocação de Aglaílson Júnior foi direcionada aos candidatos a deputado estadual Henrique Queiroz (PR) e Joaquim Lira (PSD), filho do atual prefeito da Vitória, Elias Lira, quando estes faziam severa oposição aos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. Hoje, tanto os Queiralvares, quanto o grupo de Henrique Queiroz e de Elias Lira estão unidos no apoio à Frente Popular de Pernambuco.

“Hoje estão todos no Estado apoiando Paulo Câmara para Governador. Os meus adversários criticavam Eduardo e agora tiveram que dar a mão à palmatória, reconhecendo o grande homem público que era Eduardo Campos”, vaticinou Aglailson Júnior.

“Antes de sua morte precoce, eu conversava com Eduardo e ele sempre falava da importância de eleger este jovem para sucedê-lo. Paulo, neste palanque estão as pessoas que, assim como você, eram os amigos de Eduardo”, afirmou o ex-prefeito José Aglaílson, deixando claro quem é o verdadeiro time que apoia os candidatos da Frente Popular de Pernambuco. É bom lembrar que o próprio José Aglaílson chegou a recuar a três semanas atrás, quando anunciou o apoio a Armando Monteiro e depois voltou para apoiar o palanque de Paulo Câmara. “Ninguém substitui Eduardo. Mas este time aqui merece ser eleito, dependendo agora da confiança do povo de Pernambuco em confirmar este time para continuar a tarefa de Eduardo”, ressaltou Fernando Bezerra Coelho.

LEIA TAMBÉM

Paulo Câmara e FBC pedem para que Aglailson Júnior seja o majoritário em Vitória

Câmara e FBC fez rasgados elogios aos Queiralvares. Fotos: Flávio Fox / AVV Imagem

 

 

Paulo Câmara e FBC pedem para que Aglaílson Júnior seja o majoritário em Vitória de Santo Antão

O candidato ao Governo Estadual Paulo Câmara (PSB) e seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), foram recebidos em Vitória de Santo Antão, na noite do sábado (13), com uma grande festa organizada por dois integrantes históricos da Frente Popular de Pernambuco. O deputado estadual Aglailson Júnior, que concorre à reeleição, e seu pai, o ex-prefeito José Aglailson, socialistas de longa data, reuniram seus apoiadores para inaugurar o comitê do deputado que dobra no Município com Felipe Carreras (PSB) a Federal, situado no antigo Posto Sitonho.

Na oportunidade, Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho pediram ao povo da Vitória de Santo Antão que façam Aglaílson Júnior o majoritário na cidade. “Sei da amizade e do apreço que vocês dois tinham por Arraes e por Eduardo. Podem ter certeza que, a partir de janeiro de 2015, quando eu for governador, as portas do Palácio do Campo das Princesas estarão sempre abertas para vocês, como eles sempre fizeram”, garantiu Paulo, assumindo o compromisso de trazer uma UPA Especialidades e atuar para que novas indústrias continuem se instalando no Município.

Aglailson Júnior pediu à população vitoriense que não descanse na busca de votos para o candidato ao Governo. “Eduardo não está mais entre nós, mas Vitória de Santo Antão tem um compromisso com ele, que é ajudar a eleger Paulo Câmara governador. E é o que nós vamos fazer”, convocou o deputado, que conta disputando com ele na mesma coligação, os candidatos a deputado estadual Henrique Queiroz (PR) e Joaquim Lira (PSD), filho do atual prefeito da Vitória, Elias Lira, todos fechados no apoio a Frente Popular.

Fernando Bezerra fez uma homenagem a José Aglailson lembrando que recebeu a ajuda do ex-prefeito quando iniciou a trajetória na vida pública. “Não foram poucas as vezes em que ele me deu conselhos, com sua experiência e sabedoria”, disse. Como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando ajudou a intermediar a chegada dos investimentos para a cidade. “No Senado quero continuar trabalhando para que Vitória se consolide como um polo industrial ainda mais importante, gerando empregos e renda.”

Candidato a Federal, Felipe Carreras se lembrou da época em que exercia o cargo oficial no gabinete do então governador Miguel Arraes. “Pude presenciar o quanto a família de Aglailson esteve sempre presente com Arraes e Eduardo. Diante de vocês, quero redobrar o compromisso de Eduardo com Vitória e ser o Federal mais votado de Vitória de Santo Antão ao lado do companheiro Aglailson Júnior”, discursou. “Os que votaram em Ana Arraes na eleição passada peço agora que repitam a grande votação para Felipe”, bradou Júnior.

LEIA TAMBÉM:

“Os meus adversários deram a mão à palmatória”, provoca Aglailson Júnior

Comitê de Aglailson Junior é instalado no antigo Posto de Sitonho. Fotos: Flávio Fox / AVV Imagem

 

 

Detento reconhece algoz de irmão e o esfaqueia na Cadeia de Escada

O detento Alex Manuel Ferreira da Silva, de 31 anos, residente no Alto do Sacrifício em Escada na Mata Sul do Estado, foi esfaqueado por um outro detento no interior do pátio da Cadeia Pública do Município. O suspeito da agressão foi autuado em flagrante na Delegacia da Vitória de Santo Antão na  noite de sexta-feira (12).

Manoel Martins de Arruda, de 30 anos, residente no Agrovila, também em Escada, está cumprindo pena por tráfico de drogas, e segundo ele, tentou matar o Alex Manuel por ter sido o responsável pela morte de seu irmão em dezembro do ano passado. A vítima havia dado entrada na cadeia local por ter cometido um assalto a ônibus na BR – 101. O agressor se utilizou de uma faca escondida no interior da cela. O rapaz ferido foi levado ao  Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, onde já recebeu alta.

Marília: “Armando tem nome, sobrenome, número e história que não se apaga”‏

O município de Escada, na Mata do Sul do Estado, parou para receber a “carreata da vitória” do candidato a governador Armando Monteiro (PTB), na tarde deste domingo (14). Ao lado do senador Humberto Costa (PT), da vereadora do Recife, Marília Arraes (PSB), e de lideranças políticas locais, Armando percorreu um trecho de quase 10 quilômetros pelas principais vias da cidade. Essa foi a segunda agenda do dia do petebista. Pela manhã, a “onda azul” arrastou mais de 14 mil pessoas no Cabo de Santo Agostinho.

Neta do ex-governador Miguel Arraes (PSB), a vereadora Marília Arraes lembrou que tem raízes na Mata Sul e destacou o trabalho desenvolvido por seu avô em prol do homem do campo. Apesar de pertencer ao PSB, Marília condenou o uso da comoção por parte da Frente Popular para eleger um candidato desconhecido.

“Tenho vários motivos para votar em Armando e um deles é porque Armando tem história. Enquanto o outro candidato é só um nome e um número, Armando tem nome, sobrenome, número e história que não se apaga”, disse Marília Arraes.

Em seu discurso, Armando retribuiu o apoio de Marília e destacou que a vereadora tem a compreensão de suas responsabilidades olhando o futuro de Pernambuco. “Marília é uma mulher guerreira, combativa, que tem coragem e consciência das suas responsabilidades públicas e não teme as incompreensões momentâneas porque tem a compreensão das suas responsabilidades olhando o futuro de Pernambuco”, grifou.

Armando também sublinhou o esforço empreendido por Miguel Arraes em beneficio da população da Mata Sul, com a implantação do programa Chapéu de Palha. O petebista, contudo, destacou que Pernambuco não pode ser propriedade de um único grupo político e precisa avançar. “Vamos garantir no dia 5 essa vitória que é a vitória da independência, da alternância, porque Pernambuco não pode ser propriedade de um único grupo político”, disse.

com informações da Assessoria.

 

Suspeitos de assaltos são presos em Escada

Três homens foram presos suspeitos de praticarem assaltos em duas comunidades de Escada, na Mata Sul do Estado. De acordo com a Polícia Militar – que realizou as prisões – o trio atuava nos arredores dos bairros do Alto Sacrifício e Cancão.

Segundo os policiais do 21º Batalhão, Henrique, Black e Lequinha tentavam realizar um assalto a um ônibus na BR – 101 quando foram surpreendidos. Com eles, foram apreendidos celulares, um revólver e seis cápsulas de bala. Todos foram levados à Delegacia de Escada, onde foram autuados. O caso aconteceu na sexta-feira (12).

(Fotos: Divulgação / Polícia Militar).

Caravana percorre unidades de saúde das zonas da Mata Norte e Sul

(Foto: Reprodução / Internet).

Começa nesta segunda-feira a 11ª edição da Caravana Cremepe/Simepe, projeto anual de cidadania promovido pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e Sindicato dos Médicos (Simepe). Este ano, a meta das entidades médicas é percorrer os municípios da Mata Norte e Zul do estado. Serão visitadas unidades de saúde de Condado, Itambé, Escada, Água Petra e Joaquim Nabuco.

O grupo, formado por cerca de 40 pessoas, entre presidentes, diretores, médicos e funcionários do Cremepe e do Simepe, deixa a sede do Cremepe no início da manhã, acompanhado por representantes do Ministério do Ministério de Pernambuco (MPPE) e da Federação dos  Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape).

Após o encerramento da caravana, as direções do Cremepe e do Simepe farão um balanço das atividades, quando serão comparados os dados relatados nas edições anteriores com os encontrados na fiscalização deste ano, para verificar se houve evolução no serviço de saúde pública ofertada à população naqueles municípios.

Desde 2005, o projeto faz um diagnóstico do serviço de saúde e das condições de vida da população nos municípios de Pernambuco. Com esse formato, o projeto já visitou todos os municípios do Estado. A Caravana 2014 marca o retorno do projeto à Mata Norte e Sul, regiões visitada em edições anteriores. Nas dez edições anteriores, foram constatados problemas graves e urgentes que vão desde a falta de serviços públicos básicos até o grande número de crianças e adolescentes abusados sexualmente, além da violência doméstica contra a mulher.

Com informações do Diário de Pernambuco.

Alunos de Escada participam do Projeto Conhecendo a Assembleia de Perto

Estudantes da Escola Técnica Estadual Luiz Dias Lins, localizada em Escada, na Mata Sul, participaram, nesta quinta (11), do projeto Conhecendo a Assembleia de Perto. O convite partiu do deputado Aglaílson Júnior, do PSB. Um grupo de 38 alunos do Ensino Médio integrado ao profissionalizante visitou as instalações da Alepe, recebeu informações sobre o funcionamento do Poder Legislativo e assistiu à reunião plenária.

Na opinião da gestora da instituição, Valéria Jaqueline da Silva, é importante que os estudantes aprendam sobre o processo legislativo. Professores e gestores da instituição receberam das mãos do deputado Eriberto Medeiros, do PTC, que recepcionou o grupo, exemplares da Constituição Estadual e do livro “Luiz Gonzaga: O Matuto que Conquistou o Mundo”.

Com informações da Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Vigilante é morto a tiros em Escada, na Mata Sul

(Foto: Reprodução / Escada Cidade Alerta).

Um vigilante foi assassinado na noite desta quarta-feira (10), em Escada, Mata Sul do Estado. Na hora do crime, a vítima estava no Bairro Vale Verde, onde trabalhava, quando foi atingida pelos disparos. O homem, conhecido inicialmente como Batista, levou sete tiros e morreu antes da chegada do socorro.

Uma pessoa que estava bem próximo ao local também foi atingida e acabou sendo socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital da região. O estado de saúde é desconhecido. A motocicleta da vítima fatal também foi atingida. As investigações do homicídio serão realizadas pela Polícia Civil. Não há informações de suspeitos.

Página do Blog, no Facebook, alcança os 15.000 curtidores

Após atingir a meta dos 06 milhões de acessos alcançados nos últimos dias, a equipe do Portal A Voz da Vitória também comemora a ascensão obtida nas redes sociais. A Página do Blog no Facebook chegou ao número de 15.000 curtidores. São leitores de diversas cidades do Estado, principalmente, das Zonas da Mata.

A interação também tem sido bastante aderida através do WhatsApp. Pelo aplicativo, os leitores podem enviar sugestões anexadas por áudio, vídeo e imagens. As queixas mais frequentes relatam problemas urbanos ou descaso das autoridades em relação aos serviços públicos.

Para curtir nossa Fan Page clique AQUI. 

A VOZ DA VITÓRIA também é o mais acessado na cidade de Pombos

Ao ultrapassar recentemente 06 milhões de acessos, o Blog A Voz da Vitória ganha Prêmio Destaque como o mais lido também na cidade de Pombos

A Direcional Empresa de Pesquisa e Publicidade promoveu na última sexta-feira (05/09), na cidade de Pombos, a solenidade de entrega do Prêmio Destaque Empresarial e Profissional 2014, após realizar pesquisa para avaliar as empresas e os profissionais liberais que se destacaram na prestação de serviços, sobretudo quanto ao atendimento, qualidade dos produtos e serviços. Na oportunidade, o Portal A Voz da Vitória foi premiado como o portal de notícias mais lido pelos cidadãos de Pombos, município vizinho a Vitória de Santo Antão.

A pesquisa abordou centenas de consumidores das várias faixas etárias e sociais que reconheceram espontaneamente através de questionários, que o Portal de Notícias é o primeiro a ser acessado pelos internautas da cidade. Segundo o diretor da Direcional, Jorge de Jesus Veloso, o Blog A Voz da Vitória já é uma marca consolidada entre os pombenses. “Muitos dos empreendedores inicialmente contactados afirmaram 100% conhecer o A Voz da Vitória, destes, cerca de 70% acessam diariamente. Os demais apesar de não acessarem no dia a dia têm um sócio, um gerente ou um supervisor que acessam diariamente dentro da empresa”, ressaltou.

Na solenidade, o Editor do Blog Lissandro Nascimento agradeceu o reconhecimento do Portal junto a população de Pombos e sinalizou que pretende em breve montar um núcleo de redação na cidade. “Pombos é estratégico na disseminação e na produção de conteúdo e informação, pois detém uma forte ligação comercial com Vitória, Chã Grande e Gravatá, além de ser uma cidade que respira o embate político. Temos total interesse em ampliar nossa redação para aqui, até pela facilidade de locomoção com a rodovia BR 232″, adiantou.

Após ultrapassar os 06 milhões de acessos, o Portal A Voz da Vitória entra como o Blog com maior acesso na Zona da Mata de Pernambuco, detendo esta marca de milhões de acessos ao lado do Blog de Anderson Pereira, da cidade de Goiana, na Mata Norte do Estado.

NÚMEROS

O Portal A Voz da Vitória desde os últimos anos, vem mantendo a regularidade no fluxo de acessos mensais. Contabilizamos, durante o mês de agosto/2014, 173.584 visualizações de páginas – que é nada mais, nada menos – todas as vezes em que o internauta acessa o conteúdo e retorna novamente, permanecendo e apreciando outras páginas, em busca de notícias do dia anterior. Sem contar com os acessos diretos. Destes, tivemos no mesmo mês, 48.175.

Outro ponto forte do nosso Portal é a interação que temos com os nossos leitores através das redes sociais que têm alavancado essa avalanche de números. Um exemplo, é o nosso WhatsApp, mecanismo de apoio da população junto ao Blog para prestar queixas quanto as questões urbanas e reivindicar melhorias no seu cotidiano. Áudios, vídeos, imagens e relatos temos recebido quase uma centena por dia através do nosso aplicativo. Anotem: (81) 9992-9364.

Esta matéria é a publicação de número 3.527 do ano de 2014.

06 milhões de vezes OBRIGADO!

 

 

Ex-presidiário morto a tiros em Escada, na Mata Sul

(Foto: Reprodução /Facebook).

Um ex-presidiário foi morto a tiros durante a madrugada desta segunda-feira (08), em Escada, na Mata Sul do Estado. Inaldo José da Silva, de idade não informada, foi alvejado pelos disparos no Bairro da Firmeza, onde já tombou sem vida.

Segundo informações do site Escada Cidade Alerta, a vítima, conhecida popularmente como ”Pola”,  teria deixado o sistema prisional há cerca de um mês. Ainda não se sabe o que possa ter motivado o crime. Nenhum suspeito foi preso até o momento.

 

 

 

#AblogPE2014 “O termo Mídia Alternativa foi superado. Aqui está o futuro do jornalismo”, atesta Zé Gomes

Candidato a governador pelo PSOL encerra série de entrevistas com os blogueiros 

Encerrando a agenda de entrevistas com os candidatos a Governador de Pernambuco, o postulante Zé Gomes - da Coligação Mobilização por Poder Popular (PSOL / PMN) foi o último sabatinado na quinta-feira (04/9). As entrevistas aconteceram na sede da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), numa ação pioneira no País, tendo em vista que os candidatos ao Executivo estadual foram entrevistados pela primeira vez na história pelos blogueiros e transmitido ‘ao Vivo’ pela internet. 

José Gomes de Sá Neto tem 35 anos de idade, solteiro, natural de Recife, tem como ocupação as funções de Técnico em Contabilidade, Estatística, Economia Doméstica e Administração. Pretende ser governador de Pernambuco ofertando como principal proposta do seu programa de governo, o “fim do apartheid na educação em Pernambuco, onde todos os estudantes matriculados terão acesso as mesmas condições e estruturas educacionais”, assim como a “Reorganização do Consórcio Grande Recife (antiga EMTU) pela perspectiva dos usuários do sistema VLT no lugar do BRT e bilhete único”, dentre outras propostas.

Zé Gomes destacou, durante a sabatina, quanto a um fato preocupante, que é o crescimento econômico de Pernambuco em detrimento do social, onde há uma boa perspectiva econômica constatada, mas que deixou para trás os índices de desenvolvimento social, os quais segundo o postulante, tanto se precisa de atenção mesmo diante do fato de Pernambuco crescer mais que o País. “O Estado ficou prejudicado no pós-Copa apesar de todos os altos investimentos feitos aqui. Todos os detalhes negativos da Copa foram ofuscados, apesar do sucesso operacional e desportivo do evento, bem como a maciça carga de investimentos colocados em prol desse fim”, analisou.

Um dos pontos negativos da Copa do Mundo no Brasil que fica, segundo Gomes, é o enorme “elefante branco” chamado Arena Pernambuco. “O estádio foi construído erroneamente também com verbas públicas e em contrapartida a promessa do governo de não colocar dinheiro público na Copa, sob o argumento de se tratar de um evento privado”, lembrou.

O candidato a governador pelo PSOL avaliou que parte da mídia corporativa está em declínio e o fato da Web surgir como um novo elemento de integração social, ajuda as mídias alternativas a deterem um espaço cada vez maior na disseminação da informação. “Considero que o termo ‘mídia alternativa’ foi superado. Todos os que fazem a blogosfera e aqueles que trabalham com a produção da mídia digital surgem hoje como nova opção de informação. Aqui está o futuro do jornalismo”, atestou Zé Gomes.

Mobilidade

O candidato defende a ideia que o sistema “BRT” que ainda não foi integrado ao sistema em vigor, já chega ultrapassado, tendo em vista que nos outros Estados já se discute a implantação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT’s), colocando o atual projeto em vigor em desvantagem, quando o assunto é o custo benefício se mostrando negativo, somado com as questões ambientais onde o BRT polui mais. “Por esses e outros motivos encarecem mais as nossas contas”, criticou.

Saúde & Educação

Zé Gomes prometeu, se eleito, revisar e focar na melhoria do sistema de Saúde do Estado, melhorando a tabela de salários e diminuindo a carga horária dos profissionais deste setor.

Sobre Educação, o candidato do PSOL criticou fortemente os atuais modelos de escolas, sobretudo o de tempo integral, alegando ser necessário finalizá-los para a criação de um novo sistema que suporte e atenda a demanda dos estudantes de Pernambuco. “As promessas do atual candidato escolhido pelo ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em universalizar o sistema de ensino integral nas escolas é furada, uma vez que as unidades de escolas modelos existentes não comportam a demanda total de alunos matriculados, sendo necessário investimentos de ampliação e modernização das escolas tradicionais, e isso em curto prazo, fica inviável financeiramente”, avaliou.

SABATINAS

A AblogPE encerrou seu calendário de entrevistas com os candidatos a Governador de Pernambuco. Os postulantes foram convidados a participar das sabatinas conforme o cronograma previamente agendado. Todas as entrevistas tiveram a transmissão ‘ao Vivo’ e podem ser assistidas pelo canal do youtube.com/ablogpe

 

 

 

Página 1 de 5412345102030...Última »