Arquivos do Blog

Ação de órgãos de controle no município de Escada transformam lixão em aterro sanitário


Lixão em janeiro de 2014 / Aterro sanitário em dezembro de 2014

Lixão em janeiro de 2014 / Aterro sanitário em dezembro de 2014

Servidores do TCE-PE participaram, na última segunda-feira (13), da reunião do Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana – COMSUL, realizada no município de Ribeirão, Mata Sul do Estado. O objetivo do encontro foi a apresentação do Plano de Recuperação do Aterro Sanitário de Escada e a assinatura de termo aditivo ao Termo de Compromisso Ambiental – TCA, firmado entre os oito municípios integrantes do referido consórcio que compartilham o Aterro Sanitário de Escada, e o Ministério Público de Pernambuco – MPPE.

A reunião, que contou com a presença dos servidores do Tribunal de Contas, Alfredo Montezuma e Pedro Teixeira, do Núcleo de Engenharia, e Noemi Caldas, do Gabinete do conselheiro Ranilson Ramos, também proporcionou a realização de um debate sobre a atuação do COMSUL e dos órgãos de controle, como o TCE-PE, o MPPE e a Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, na temática resíduos sólidos. As ações de recuperação do aterro sanitário de Escada começaram em 2013, com a assinatura do TCA. Na época, as condições do local eram de um “lixão”. Essa situação perdurou até o final de 2014, quando o aterro voltou a funcionar de forma adequada, o que evidenciou a atuação exitosa dos gestores municipais integrantes do consórcio e dos órgãos de controle.

O engenheiro do TCE, Alfredo Montezuma, que compôs a mesa dos debates, parabenizou a todos os envolvidos pelo excelente resultado alcançado e ressaltou a importância da atuação dos consórcios públicos intermunicipais e das parcerias entre os órgãos de controle e os seus jurisdicionados na busca pelo aprimoramento da gestão pública.  Após a reunião, os representantes do COMSUL, do TCE-PE e do MPPE fizeram uma visita ao Aterro Sanitário de Escada para constatar o seu correto funcionamento.

Com informações do TCE

 

 

Corpo encontrado em canavial de Escada


Viatura Polícia MilitarUm corpo foi encontrado em um canavial do Engenho Fortaleza, em Escada, Mata Sul do Estado, na noite dessa quarta-feira (15). Segundo o boletim de ocorrências da Polícia Militar, o cadáver já estava em estado de putrefação e aparentava ser de um homem com a faixa de idade entre 25 e 30 anos.

No local, segundo a PM, ninguém reconheceu a vítima, que também não portava documentação. Segundo a constatação inicial da corporação, o corpo apresentava um ferimento extenso na região da nuca. A hipótese é que a vítima tenha sido morta por um tiro de grosso calibre. O caso será investigado pela Delegacia de Escada.

 

 

Operação em Escada prende acusados de homicídios e tráfico de drogas


NE10

ViaturasireneA Polícia Civil cumpriu 12 mandados de prisão, 12 de busca e apreensão domiciliar e três apreensões de menores em Escada, na Zona da Mata de Pernambuco, dentro da operação Escada Prioridade. A ação foi deflagrada no sábado (11) e seguiu até essa quarta-feira (15). O objetivo era identificar e prender integrantes de associação criminosa acusada de homicídios, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

As investigações tiveram início há quatro meses e foram efetuadas pela Delegacia de Escada. Participaram da operação, que foi coordenada pela Diretoria Integrada do Interior 1 (Dinter 1), 12 policiais civis e quatro militares.

Hospital Regional de Escada mais uma vez fechado e paciente morre por falta de socorro


regional-fechado-1024x768

do Escada News

Na noite da última segunda-feira, 13/04, o Hospital Regional da Escada teve mais uma vez seu atendimento suspenso por falta de médicos, segundo relatos de pessoas que estiveram no local, a todo o momento chegavam pacientes em busca de atendimento e voltavam pela ausência da prestação do serviço público na casa de saúde.

Ainda com informações de alguns pacientes, o atendimento na unidade anda muito precário, horas antes de a emergência ser fechada, duas pessoas teriam buscado socorro e não foram atendidas. Um dos pacientes chegou a falecer por não ter recebido socorro, o mesmo é morador do Distrito de Frexeiras, há 12 km do centro de Escada.

O vice-prefeito Lailton Sávio esteve no local após receber denúncias do caso, quando o mesmo fotografou a situação encontrada e deve encaminhar o caso para o Ministério Público.

A falta de cuidado com a saúde pública em Escada é perceptível, até cavalos foram flagrados pastando no pátio do hospital.

 

 

Caminhão carregado de cadeiras plásticas pega fogo na BR-101, em Gameleira


11072297_487202044760091_2207069823218456977_o-640x384Um caminhão carregado de cadeiras plásticas pegou fogo na manhã desta terça-feira (14) na rodovia BR-101, em Gameleira, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, o fogo teria começado nas lonas de freio do veículo e atingido toda a carga. Ninguém ficou ferido.

Ainda segundo a polícia, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local para conter as chamas. O prejuízo causado pelo incêndio ainda não foi divulgado. O trânsito na rodovia permanece normal, sem nenhum congestionamento.

O veículo deve passar por uma perícia do Instituto de Criminalística (IC). O motorista deve prestar esclarecimentos na delegacia.

do Amaraji Notícia

 

Vereadores de Escada vão à SDS cobrar mais segurança


(Foto: Sãnnchyllys Oliveira)

(Foto: Sãnnchyllys Oliveira)

O secretário Executivo de Defesa Social, Rodrigo Bastos, recebeu na tarde da quarta-feira (08) um grupo de vereadores da cidade de Escada. Na ocasião, os parlamentares procuraram a Secretaria de Defesa Social – SDS para tratar da segurança pública no município localizado na zona da mata, distante 63 quilômetros da capital pernambucana.

Além de Rodrigo Bastos participaram da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Rinaldo Lima, conhecido como Caraveia, acompanhado de outros parlamentares, o delegado seccional de Vitória, Hálysson Pontes e o comandante do 21º BPM, responsável pelo policiamento na cidade, major Hercílio Mamede.

Durante o encontro o secretário afirmou que o governo tem reforçado os esforços em Escada para conter a ação de bandidos e para a diminuição dos índices de violência. “A SDS tem se preocupado com Escada e não é de hoje, é necessário que o problema da violência seja tratado como de todos, primeiro da polícia, mas também da sociedade civil e das autoridades públicas, é preciso que seja estreitada a comunicação para que informações cheguem até a polícia” afirmou o secretário Rodrigo Bastos.

Com informações do Blog Escada News e Secretaria de Defesa Social (SDS). 

 

 

CFTV melhor opção em sistema de segurança de patrimônio da região


cftvCFTV trata-se de um circuito fechado de televisão, que transmite as imagens das câmeras através da TV. Devido à constante evolução da tecnologia, o CFTV já pode ser integrado com a internet, sendo possível transmitir as imagens das câmeras diretamente para o computador.

Sendo assim, o usuário consegue ter acesso ao que acontece em sua casa ou estabelecimento, mesmo estando longe do local. Tendo conhecido um pouco mais sobre sistema de segurança, aplique-o em sua casa ou empresa e consiga mais proteção.

A empresa especializada em oferecer estes serviços encontra-se a disposição para qualquer dúvida e visita para orçamento sem compromisso.

Entre em contato acessando nosso link AQUI. ou pelos fones (081) 3526- 2577  (081) 8805- 1622  ou (081) 9370 – 2131 .

 

 

Cadastramento do “Chapéu de Palha” vai de 13 a 17 de abril


miguel-arraes-divulgaçãoBlog do Inaldo Sampaio

O Governo do Estado anunciou nesta quarta-feira que de 13 a 17 deste mês realizará o cadastramento dos agricultores da Zona da Mata que irão receber a ajuda do “Chapéu de Palha”, programa criado no governo de Miguel Arraes para socorrer nos canavieiros durante o período da entressafra. O programa atenderá inicialmente os trabalhadores de 25 municípios da Zona da Mata Norte. O horário de atendimento será das 9h às 17h nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de cada município.

Já está em andamento o “Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada” no Sertão do São Francisco. Um total de 9.897 trabalhadores estão sendo beneficiados pelo programa em sete municípios da região. Para se cadastrar, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos: ser maior de 18 anos e residente de um dos municípios atendidos pelo “Chapéu de Palha na região”, ser trabalhador (a) rural da palha de cana que tenha trabalhado na última safra (2014) por pelo menos 30 dias corridos, com carteira assinada.

No ato do cadastramento é preciso ter em mãos originais e cópias dos documentos de Identidade, CPF, comprovante de residência ou declaração do sindicato de comprovação de residência, carteira de trabalho, número do PIS ou do NIS (cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão) e o contrato de rescisão referente à última safra trabalhada.

Os beneficiários do Chapéu de Palha receberão quatro parcelas de até R$ R$ 246,45 – complementar ao valor recebido pelo programa Bolsa Família. Hoje, o programa tem três frentes de atendimento: o “Chapéu de Palha” da Fruticultura, da Cana de Açúcar e da Pesca e funciona sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão.

Em 2012 foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, como reconhecimento às ações governamentais que contribuem para a inclusão social. Veja, abaixo, as cidades que serão atendidas pelo “Chapéu de Palha”: Aliança, Araçoiaba, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Glória do Goitá, Goiana, Igarassu, Itambé, Itaquitinga, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Nazaré da Mata, Moreno, Paudalho, São Lourenço, São Vicente Férrer, Timbaúba, Tracunhaém, Vicência e Vitória de Santo Antão.

 

Vereador afirma que prefeito não enviou projeto de aumento salarial dos servidores de Escada


paulinho3Na noite da última terça-feira (07/04) na sessão ordinária da Câmara Municipal da Escada, o vereador Paulinho (PSDC) declarou em seu discurso que as pessoas do governo que estão espalhando que o projeto de lei de reajuste salarial do segmento de servidores municipais foi enviado para a Câmara é uma inverdade. O parlamentar enfatizou que o único projeto enviado pelo Poder Executivo local foi o da quarta reforma administrativa, que segundo ele, aumenta cargos e custos.

Nesta reforma, o prefeito Lucrécio Gomes (PSB) propõe a criação de novas Secretarias, inclusive com a criação da pasta de Tributos, que segundo o parlamentar, poderá inchar a máquina pública, destoando por exemplo de outros municípios, a exemplo de Jaboatão dos Guararapes, onde a Secretaria da Fazenda, Administração e Tributos são uma só.

“Não há nenhum projeto de aumento salarial nesta Casa, nem de professor nem de nenhuma categoria, há sim, um projeto para criação de novos cargos com essa reforma administrativa”, adiantou.

O prefeito deverá enviar o projeto dos professores de 4,8% referente a 2014 e os 13,1% deste ano, quando tramitará sem data prevista, segundo afirmou o parlamentar.

com informações do Escada News

 

Escada-PE: Protesto mobiliza cidade na busca por segurança após assassinato de jovem


20150406_102459Na manhã desta segunda-feira (06/04), uma manifestação foi realizada por familiares e amigos da jovem Leonoura Beatriz, com a idade de 15 anos, assassinada a tiros em sua residência no último dia (01), onde mobilizou centenas de pessoas, além dos familiares e amigos. Como forma de protesto, as pessoas percorreram as principais ruas da cidade de Escada, Zona da Mata Sul de Pernambuco.

20150406_0701291

A manifestação foi pacífica, e teve como objetivo o clamor da população por segurança no município, pois, nos últimos quinze dias, foram registrados dois homicídios envolvendo mulheres. Os manifestantes se concentraram em uma das entradas da cidade, onde o trânsito ficou interrompido por algumas horas.

 

TV Replay 

 

 

Duas mulheres flagradas com droga em Escada, na Mata Sul


drogas escadaPoliciais Militares de Escada, na Mata Sul do Estado, detiveram duas mulheres suspeitas com o tráfico de drogas na cidade. Rafaela Maria Santana dos Santos, 20 anos, e sua irmã Natalia Maria Santana dos Santos, 19 anos, moradoras da Rua Amaro Francisco – na Comunidade Bate Estaca, foram detidas com 52 papelotes de maconha e R$ 12,00 em espécie.

Ambas foram conduzidas ao Plantão Policial da Delegacia da Vitória de Santo Antão, onde foram autuadas em flagrante por tráfico de entorpecente. Em seguida foram recolhidas para a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, no bairro Engenho do Meio, no Recife.

 

 

Mesmo em crise, cooperativa de canavieiros fatura R$ 4 milhões em 2014


Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Blog do Jamildo

Mesmo com a crise no setor canavieiro, a Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana na Região Nordeste (COAF) faturou R$ 4 milhões em 2014 e vai distribuir a sobra financeira, o equivalente ao lucro em uma companhia privada, de R$ 100 mil para os cooperativados. Fundada há 4 anos, a cooperativa busca comercializar produtos agropecuários a preços diferenciados do mercado e começa agora a distribuir as suas sobras entre os membros. A sobra de 2014 foi de R$ 208 mil, mas R$ 108 mil serão aplicados em um fundo para capitalizar a cooperativa. “Este valor repartido proporcionará para cada um dos beneficiados um volume de compras de produtos dentro da própria cooperativa”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da COAF.

A COAF busca diminuir os custos de produção dos cooperados em relação à aquisição de insumos para o canavial, como herbicida, inseticidas, fungicidas, ferramentas e equipamentos diversos. Para 2015, a entidade espera ter um resultado ainda melhor já que vai diversificar o mix para atender também o setor de pecuária. “Com a diversificação das áreas de Cana se convertendo em Pecuária, começamos a comercializar sementes, arames e outros tipos de produtos destinados à demanda dos nossos cooperados”, afirma Alexandre Andrade Lima. Para ampliar o serviço, um novo técnico foi contratado e a cooperativa comprou um novo veículo para dar assistência aos pecuaristas cooperados.

 

Blogosfera nacional registra experiência dos blogueiros em PE


Blogueiros pernambucanos reafirmam luta por democratização da mídia

Por Felipe Bianchi

BarãoNo Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais de Pernambuco (#3BloggerPE), ocorrido nos dias 27 a 29 de março, em Olinda (RMR), os internautas do Estado reafirmaram o compromisso com a luta pela democratização da comunicação. Aglutinados na Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE), o grupo soma mais de 400 membros que atuam nas plataformas digitais “do litoral ao sertão” pernambucano.

Confira o depoimento de Lissandro Nascimento, presidente da entidade (reeleito durante o evento). Ele falou sobre a experiência de conduzir uma Associação de blogueiros “com unidade na diversidade” e fez um breve balanço do #3BloggerPE.

 

Jairo Medeiros, assistente jurídico da AblogPE, também falou ao Barão de Itararé. Segundo ele, é fundamental promover a regulação da mídia para garantir pluralidade e diversidade e, por isso, a entidade pernambucana está comprometida com a luta pela democratização da comunicação.

 

 

 

 

Em Escada, adolescente é assassinada e polícia investiga morte por engano


G1PE

TirosUma adolescente de 15 anos foi assassinada a tiros na noite da quarta-feira (1º), em Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Ela estava dentro de casa, quando um homem chegou atirando. A polícia trabalha com a hipótese de que a jovem foi morta por engano. O crime aconteceu por volta das 21h30.

As investigações apontam que um homem chegou perguntando por uma mulher chamada ‘Kêka’ e teriam indicado a ele a casa em que a adolescente morava. Segundo relatos, ele chegou no portão e já efetuou os disparos, atingindo a adolescente no ombro e pescoço. Ela chegou a ser socorrida para o Hospital Regional de Escada, mas não resistiu.

A família da adolescente afirmou que ela não tinha envolvimento com atividades ilícitas, que era muito dedicada, estudando pela manhã e à tarde, e sonhava ser policial. O pai da jovem não estava em casa na hora do crime, mas acredita que a filha foi de fato morta por engano. O enterro dela acontece no cemitério da cidade, às 16h, segundo a família. O caso vai ser investigado pelo delegado Rogaciano Campos, titular da Delegacia de Escada. Ainda não há informações sobre o suspeito de cometer o crime.

 

 

FAV inicia projeto para identificar portadores de baixa visão e cegueira


Em-Surubim-Fundação-Altino-Ventura-realiza-triagem-para-cirurgias-de-catarata-660x375A partir do dia 6 de abril, a Fundação Altino Ventura (FAV), com o apoio do Lions Clube (Distrito LA-3), dá início ao Projeto de Baixa Visão SightFirst. Com o tema “Caminhando com autonomia, independência e desenvolvimento”, a iniciativa levará a 12 cidades de Pernambuco ações de combate à cegueira e reabilitação visual, segundo as necessidades do projeto Viver sem Limites, do Ministério da Saúde. O programa terá duração de três anos e atenderá uma média de 500 portadores de deficiência visual por ano.

A primeira cidade a receber a equipe da FAV será Agrestina, no Agreste do Estado. De 6 a 10 de abril, cerca de mil pacientes do município passarão por um processo de triagem médica para o posterior atendimento oftalmológico especializado em baixa visão e cegueira. Uma estrutura será montada na Academia das Cidades, onde serão instalados dois consultórios. Uma equipe de médicos da FAV fará, de início, uma consulta oftalmológica geral, encaminhado os portadores de baixa visão e cegueira para os especialistas em visão subnormal. Todos que necessitarem receberão gratuitamente auxílios ópticos (como lupas e bengalas) e não-ópticos. Para que haja tratamento adequado e contínuo, pacientes serão encaminhados ao Centro Especializado em Reabilitação – CER, da FAV, na Iputinga.

“Trata-se de um projeto pioneiro na região, que trará um elevado impacto, uma vez que favorece a inclusão social, familiar e escolar do portador de deficiência visual. Sem dúvida, marcará a vida de vários pacientes com dificuldade de acesso ao serviço especializado e tratamento personalizado”, destacou a presidente da FAV, Dra. Liana Ventura.

O SightFirst também vai beneficiar a população do Recife, Caruaru, Garanhuns, Escada, Belo Jardim, Palmares, Carpina, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e Barreiros, sendo uma cidade atendida por mês. Até o seu encerramento, o Projeto de Baixa Visão irá contemplar também os Estados de Alagoas e Sergipe.

Os exames de pacientes de Pernambuco serão realizados pela equipe multidisciplinar do Centro Especializado em Reabilitação. Em Alagoas, a ação conta com a parceria da Associação Brasileira de Prevenção à Cegueira (CERVI), de Maceió; em Aracaju, o apoio será do Hospital de Olhos de Sergipe. Nos três Estados, os pacientes serão atendidos com a mesma padronização, de acordo com as exigências do Programa Visão 2020 – iniciativa global da Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o governador do Lions, Alfred Meyer, “os clubes do Lions e parceiros públicos  e privados de cada município estarão se mobilizando e trabalhando ativamente para detecção de pacientes com baixa visão e cegueira, a fim de agracia-los com esta fantástica oportunidade social”.

O combate à cegueira e a reabilitação visual são considerados prioridades pelo Programa Visão 2020 – iniciativa global da OMS – para eliminar a cegueira evitável. O Brasil é um país de dimensões continentais e, sendo assim, apresenta variações regionais quanto à oferta de serviços especializados em baixa visão. A carência de recursos humanos e infraestrutura adequada são maiores, especialmente, na região Nordeste do País.

Jornal Extra de Pernambuco

 

Página 1 de 6512345...102030...Última »