Arquivos do Blog

Raquel Lyra é contra Projeto de Lei das mídias alternativas


AblogPE na Alepe - Foto Kylvio Oliveira  (2)Projeto que democratiza as verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco será retomado pelas mídias alternativas em 2015 

Da Redação da AblogPE 

Representantes da blogosfera pernambucana acompanharam na manhã desta segunda-feira (15/12), a última sessão do ano da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa (CCLJ da Alepe), que tramita o Projeto de Lei (PL) nº 2164/2014, para determinar valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco às mídias alternativas. Por iniciativa da AblogPE, o deputado Ricardo Costa (PMDB) é autor deste PL, que não entrou na pauta mais uma vez, apesar de quatro sessões realizadas e os apelos dos blogueiros junto a deputada Raquel Lyra (PSB), presidente desta Comissão.

AblogPE na Alepe - Foto Kylvio Oliveira  (1)Raquel Lyra chegou a afirmar que o projeto das mídias seria inconstitucional, pois move recursos públicos e mexe com a interdependência entre os Poderes do Estado (Executivo,  Legislativo e Judiciário). “O PL não cria despesas, pelo contrário, ele democratiza as verbas publicitárias já existentes. Raquel Lyra foi omissa e intransigente, dando a entender que nem chegou a ler o projeto e pormenorizou uma proposta plenamente constitucional”, ressaltou Jairo Medeiros, assessor jurídico da  Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE). Ele lembrou que no Estado do Rio Grande Sul esta questão já é Lei, onde as mídias alternativas já são reconhecidas pelo Poder Público gaúcho.

Para o presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento, que fez uso da palavra junto aos membros da CCLJ, o Projeto 2164 é avançado na medida em que democratiza as verbas publicitárias disponíveis no Orçamento Público. “O aval desta Comissão poderia avançar o debate sobre as mídias sociais no próximo ano, na Alepe e na sociedade. É uma pena que este debate seja adiado, sobretudo diante de todos nós que fazemos uma nova mídia comprometida com a disseminação da informação e da cidadania”, destacou.

A atitude da parlamentar em não colocar em pauta o PL nº 2164/2014  foi vista pelos blogueiros pernambucanos como um ato de covardia, tendo em vista que todas as sessões contaram com a presença dos blogueiros de todas as regiões do Estado. Para a blogosfera, Raquel Lyra, filha do Governador João Lyra, decepcionou todos os que fazem a produção de conteúdo para as mídias digitais, pois se mostrou primária na sua posição de contrariedade à proposta.

AblogPE na Alepe - Foto Kylvio Oliveira

 

 

Árbitro de futebol amador é assassinado a tiros em Amaraji


DSC00293Um árbitro de futebol amador foi morto a tiros na noite deste domingo (14), no Bairro Alice Batista, em Amaraji, Zona da Mata do Estado.  Adolfo Henrique Silva de Melo, 29 anos, seguia pela Rua 22 da localidade quando foi surpreendido por dois homens armados que estavam em uma motocicleta.

Segundo informações do Amaraji Notícias, a vítima percebeu a ação e tentou correr, mas foi alvejado por cerca de seis disparos. O homicídio ocorreu por volta das 22h. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. O crime será investigado.

 

No aniversário da AblogPE, blogosfera recebe apoio ao Projeto das Mídias Alternativas em 2015


Aniversário AblogPEBlogueiros comemoram 03 anos de fundação da sua entidade

Da Redação da AblogPE

Na manhã dessa quinta-feira (11/12), a Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), que é pioneira no Brasil, comemorou três anos de fundação na sua sede, localizada na Rua da Aurora, no Centro do Recife. Na ocasião, o assessor do Deputado Ricardo Costa (PMDB), Eduardo Napoleão, destacou a importância do trabalho de comunicação desenvolvido pelos blogueiros do Cais ao Sertão e aproveitou para assegurar o apoio à luta da categoria no ano de 2015.

Por iniciativa da AblogPE, o deputado Ricardo Costa é autor do Projeto de Lei 2164/2014 que determina valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco às mídias alternativas, pelo qual aguarda entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (CCJ da Alepe), dependendo tão somente da Dep. Raquel Lyra (PSB), presidenta desta Comissão.

Durante as sessões da Comissão, o relator deste PL, deputado Silvio Costa Filho (PTB), firmou apoio aos blogueiros e pediu atenção da presidente da CCJ para este Projeto seguir adiante na Alepe.

Lissandro AblogPEO Presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento, membro da Comissão Nacional da Blogosfera, participou no último dia 09 da reunião deste Fórum, em São Paulo (SP), informando na confraternização da associação as pautas que os blogueiros terão no próximo ano.  “Teremos o desafio enquanto blogueiros de travar o debate da Reforma Política, da regulação dos meios de comunicação e os desdobramentos do Marco Civil da Internet, pautas caras e que interferem diretamente à vida dos produtores de conteúdo para as mídias digitais”, enfatizou.

Nesta segunda-feira (15), às 10h, a AblogPE convoca todos os blogueiros a participar da última sessão da CCJ de 2014, no segundo andar do prédio anexo da Alepe. O intuito é reforçar a tramitação do Projeto das Mídias Alternativas nesta Casa Legislativa.

 

 

“Ato pela ressurreição da TV Pernambuco” usa o bom humor para protestar contra falta de recursos para a mídia pública


TVPE - FopecomÉ com irreverência que o Fórum Pernambucano de Comunicação (FOPECOM) pretende chamar a atenção para o descaso do Estado para a comunicação pública. Nesta terça-feira (9), às 10h, o Fopecom promove o “Ato pela Ressurreição da TV Pernambuco” em frente à Assembleia Legislativa (Alepe). O evento tem como intuito criticar a ausência de verbas para a emissora, questionar a demora do Poder Executivo em responder para onde foram os R$ 25 milhões prometidos para a TV pública, chamando a atenção para que deputadas e deputados possam se mobilizar também para cobrar do próximo governador os recursos necessários para que a Empresa Pernambuco de Comunicação possa realizar seu papel.

Em julho de 2012, o então secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, afirmou que o fortalecimento da TV Pernambuco era necessário e essencial para uma comunicação mais plural. Na ocasião, o gestor anunciou um importante aporte financeiro para que a emissora pudesse por os pés na era digital. Disse Granja: “O governador do Estado se comprometeu e o secretário da Casa Civil reafirmou que até o fim de 2013, iremos dispor de R$ 25 milhões para a TV Pernambuco, o que cria as condições de digitalizarmos a tevê, de recuperarmos a nossa estrutura de torres e antenas, de melhoria do sinal, e que aporte recursos correntes para formar uma equipe capacitada”. Onde está esse investimento? É o que se quer saber. Nos últimos dois anos, pouco mais que um décimo desse montante chegou à TVPE.

“O governo de Pernambuco já ‘ameaçou’ ressuscitar a TV Pernambuco várias vezes. Uma hora falta gerência. Na outra, falta recursos. É difícil perceber como um Estado que tem um potencial como o nosso investe, anualmente, cerca de 100 milhões de Reais em propaganda na mídia comercial enquanto deixa sua própria emissora pública definhar. Uma mudança de atitude é urgente”, avalia Ivan Moraes Filho, do Centro de Cultura Luiz Freire.

MÍDIA ALTERNATIVA – Antes do protesto, no mesmo local, na Alepe, integrantes da sociedade civil e dos coletivos envolvidos na luta pelo direito à comunicação irão acompanhar a votação na Comissão de Constituição e Justiça do Projeto de Lei (PL) nº 2164/2014, que obriga o Poder Executivo a utilizar valor não inferior a 5% do orçamento de mídia para apoiar meios de comunicação alternativos e independentes. Essa lei é de iniciativa da Associação dos Blogueiros de Pernambuco (ABlogPE) e foi apresentada pelo Deputado Ricardo Costa (PMDB). “Esse é o reconhecimento do papel social que as mídias alternativas cumprem hoje, e o projeto de Lei assegura um pequeno percentual das verbas públicas destinadas à publicidade a este setor que dissemina a informação e estimula a cidadania, sobretudo nas pequenas cidades”, frisou Lissandro Nascimento, Presidente da AblogPE.

SEMANA DE LUTA – Os atos desta terça iniciam uma semana de militância pelo direito à comunicação e pela regulação democrática da radiodifusão que acontece no Brasil inteiro, em lembrança dos cinco anos da I Conferência Nacional de Comunicação, realizada em 14 de dezembro de  2009.  Durante a I Confecom, mais de 600 propostas foram aprovadas como, por exemplo, a definição de cotas para conteúdo regional na radiodifusão, o estabelecimento de limites à propriedade nas outorgas dos canais de rádio e tevê e o fortalecimento do sistema público de comunicação. A TV Pernambuco é a prova de que, pelo menos no nosso Estado, o governo ainda está devendo muito no que diz respeito à democratização da mídia e à consolidação de uma comunicação não-comercial. Durante a semana será intensificada a coleta de assinaturas para  o projeto de Lei da Mídia Democrática, que prevê a regulamentação dos artigos constitucionais que dizem respeito à radiodifusão. Para saber mais sobre o projeto, visite www.paraexpressaraliberdade.org.br.

 

Projeto de Lei das Mídias Alternativas na Alepe depende agora de Raquel Lyra


Projeto de Lei das Mídias Alternativas poderá ser apreciado na terça, dia 9 de dezembro, na pauta da CCJ da Alepe, dependendo tão somente da Dep. Raquel Lyra. Relator, Dep. Silvio Costa Filho adiantou parecer pela aprovação. 

Da Redação da AblogPE 

RAQUEL LYRA FOTO ABLOGPEO Projeto de Lei Ordinária (PL) nº 2164/2014 de autoria do Dep. Ricardo Costa (PMDB), por iniciativa da AblogPE, aguarda-se para ser apreciado na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Tudo depende da presidente da CCJ, deputada Raquel Lyra (PSB), para que o PL seja incluso na pauta da sessão da terça-feira (9/12), às 10h.

Os representantes da AblogPE destacaram a importância da proposta à deputada. O PL destina valor não inferior a 5% da verba publicitária anual dos três Poderes de Pernambuco para as mídias alternativas, do Cais ao Sertão. Agora, cabe à Presidente da Comissão incluir essa pauta na próxima sessão. O relator do Projeto Silvio Costa Filho (PTB) já adiantou parecer favorável à Blogosfera.

“Esse é o reconhecimento do papel social que as mídias alternativas cumprem hoje, e o projeto de Lei assegura um pequeno percentual das verbas públicas destinadas à publicidade a este setor que dissemina a informação e estimula a cidadania, sobretudo nas pequenas cidades”, frisou Lissandro Nascimento, Presidente da AblogPE.

Na oportunidade, também na terça (9), às 10h, o Fopecom promove o “Ato pela Ressurreição da TV Pernambuco” em frente à Assembleia Legislativa (Alepe). O evento tem como intuito criticar a ausência de verbas para a emissora, questionar a demora do Poder Executivo em responder para onde foram os R$ 25 milhões prometidos para a TV pública, chamando a atenção para que deputadas e deputados possam se mobilizar também para cobrar do próximo governador os recursos necessários para que a Empresa Pernambuco de Comunicação possa realizar seu papel.

Segue o depoimento da Dep. Raquel Lyra…

 

TCE multa prefeito de Amaraji por descumprir termo


JânioA Segunda Câmara do Tribunal de Contas aplicou uma multa no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) ao prefeito de Amaraji, Jânio Gouveia da Silva, por descumprimento de um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) assinado com o próprio TCE. O relator do processo foi o conselheiro Marcos Loreto. O pacto se originou de uma sugestão feita pela Inspetoria Regional de Palmares para que a prefeitura pusesse em prática uma série de medidas corretivas em relação às áreas de merenda e transporte escolar do município.

Com a assinatura do Termo de Ajuste, o prefeito se comprometeu a cumprir 11 diferentes tipos de obrigações, porém só honrou quatro, descumpriu outras quatro e cumpriu parcialmente as outras três. Foram descumpridas, entre outras, a obrigação de fazer uma reforma no Depósito Central para armazenar os gêneros alimentícios antes da entrega às escolas e um levantamento nas escolas da rede municipal a fim de verificar se todos os alunos que necessitam de transporte escolar estão sendo, efetivamente, atendidos por esse tipo de serviço.

Embora devidamente notificado pelo Processo TC N° 1307230-4, o interessado não apresentou defesa. Por isso o relator considerou grave o não cumprimento do Termo de Ajuste assinado com o próprio TCE e aplicou-lhe a penalidade pecuniária. O voto foi aprovado por unanimidade, em 27/11, com parecer favorável da procuradora do Ministério Público de Contas, Maria Nilda.

Na Alepe, relator é favorável ao Projeto de Lei das mídias alternativas


Ablogpe na Alepe 1Projeto de Lei das Mídias Alternativas não entrou na pauta da CCJ dessa terça-feira (2) e poderá ser  apreciado no dia 9 de dezembro. Relator, Deputado Silvio Costa Filho adiantou parecer pela aprovação. O PL depende agora de Raquel Lyra

Da Redação da AblogPE

Esperado para ser apreciado nesta terça (2/12), o Projeto de Lei Ordinária (PL) nº 2164/2014 de autoria do Dep. Ricardo Costa (PMDB), por iniciativa da AblogPE, não entrou na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Contudo, os representantes da AblogPE destacaram a importância da proposta à presidente da CCJ, deputada Raquel Lyra (PSB), para que o PL seja incluso na próxima pauta da sessão da terça-feira (9), às 10h.

Enquanto os blogueiros aguardam decisão da Comissão da Alepe, o relator do Projeto Silvio Costa Filho (PTB) já adiantou parecer favorável à Blogosfera. “Eu quero parabenizar à todos que fazem as mídias sociais de Pernambuco, a todos os blogueiros, a todos que fazem a TV via internet, que hoje é um importante instrumento para a sociedade pernambucana e brasileira. Eu que conheço o Estado, ando na Região Metropolitana do Recife, percebo a força social que todos vocês representam em Pernambuco. Por isso, nós estamos trabalhando pela aprovação deste projeto, tentar ter a unanimidade na Comissão de Justiça e que o próximo governador possa valer essa lei que será importante para a comunicação pernambucana”, destacou.

AblogPE na Alepe 2O PL destina valor não inferior a 5% da verba publicitária anual dos três Poderes de Pernambuco para as mídias alternativas, do Cais ao Sertão. Agora, cabe à Presidente da Comissão Raquel Lyra, incluir essa pauta na próxima sessão.

Segue o depoimento do Dep. Silvio Costa Filho…

 

Glória do Goitá conquista o Blog de Alexandre Borges


AblogPE - Lissandro NascimentoEm um clima descontraído e de reconhecimento, a noite da sexta-feira (28/11) marcou o Município de Glória do Goitá, na Mata Norte do Estado, quando dezenas de representantes da sociedade local prestigiaram o lançamento do primeiro blog de notícias da cidade, sob a iniciativa do radialista e assessor de comunicação Alexandre Borges. Com uma equipe que já conta com experiência em emissoras de rádio e bastante inserida nas redes sociais da região, Borges cria alexandreborges.net, pelo qual insere Glória na divulgação de seu conteúdo local na internet.  

O evento ocorreu no Restaurante Chalé, Centro da Cidade, sendo prestigiado por amigos, colaboradores e representantes dos Poderes Legislativo e Executivo local, a exemplo dos vereadores Lívio Amorim (PR) e Marcos Preto (PTB), bem como o Presidente da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (ABlogPE) – Lissandro Nascimento, editor do Portal A Voz da Vitória de Santo Antão. Reconhecendo a importância de Glória do Goitá para a Zona da Mata, Lissandro destacou o avanço da blogosfera como disseminadora da informação e do conhecimento, atestando que o Blog de Alexandre Borges irá ajudar os glorienses e a região em ter mais um veículo que atenda as suas necessidades de se formar e de se informar. “Em nome de todos os nossos blogueiros, aqui venho para lhe parabenizar e desejar sucesso. Lembre-se que a partir de hoje o seu blog será o reflexo dos anseios e necessidades do povo de Glória, cidade pela qual tanto estimo, e como sempre, poderá conosco contar para levar estes anseios a toda a região”, salientou Lissandro.

Aplaudido, Alexandre Borges se mostrou esperançoso e bastante motivado com o novo desafio, já que detém uma forte atuação nas emissoras Goitacaz FM e Vitória FM. “Nosso Blog terá o compromisso de bem informar e junto com os nossos amigos e parceiros, pretendemos desenvolver um trabalho voltado a população e fortalecer a cidade de Glória na Web”, assinalou.

anigifBlog Glória Goitá

 

Projeto de Lei sobre publicidade em mídias alternativas tramita na Alepe


Deputado Ricardo Costa é o autor do PL por iniciativa da AblogPE.  Na próxima terça-feira (2), a Comissão de Justiça recebe representantes da imprensa e das mídias alternativas

Por Max Felipe

 Blogueiros na CCJ da Alepe  Fotos AblogPE (3)

O Projeto de Lei Nº 2164/2014, de autoria do deputado Ricardo Costa (PMDB), publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, na edição da sexta-feira (21), foi apresentado na manhã desta terça-feira (25), na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), presidida pela deputada Raquel Lyra (PSB). O deputado Silvio Costa Filho (PTB) foi designado como relator do projeto, que junto com a comissão receberá na próxima terça-feira (2), às 10h, representantes da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – AblogPE, que é a primeira entidade civil no País, voltada a organização dos Produtores de Conteúdo para Mídias Digitais.

Tramitando na Alepe, o projeto institui a Política Estadual de Incentivo às Mídias Locais, Regionais e Produtoras de Conteúdo de Mídias Digitais no Estado, destinando percentual não inferior a 5% da receita anual de publicidade dos três Poderes de Pernambuco, prevista no Orçamento para a divulgação de obras, anúncios, editais, programas, serviços e campanhas em geral.

Blogueiros na CCJ da Alepe  Fotos AblogPE (1)Os veículos beneficiados são jornais e revistas com tiragem de mil a dez mil exemplares; rádios comunitárias, sites, blogs, Tv Web e Rádio Web. “A AblogPE está ajudando muito na formatação desse projeto de lei que, acreditamos, vai incentivar não só a mídia alternativa local, mas todo o Estado”, destacou Ricardo Costa.

Uma comissão da Associação dos Blogueiros, junto com o presidente Lissandro Nascimento, esteve presente durante esta sessão da CCJ na Alepe. “Esse é o reconhecimento do papel social que as mídias alternativas cumprem hoje, e o projeto de Lei assegura um pequeno percentual das verbas públicas destinadas à publicidade a este setor que dissemina a informação e estimula a cidadania, sobretudo nas pequenas cidades”, frisou Lissandro.

Para acompanhar o Parecer do Dep. Silvio Costa Filho na próxima terça (02), setores ligados à Comunicação estão sendo convidados. Ainda na manhã da quinta (11/12), a blogosfera pernambucana fará uma Plenária Estadual a fim de discutir emendas à proposta.

Blogueiros na CCJ da Alepe  Fotos AblogPE (2)

Confira o depoimento do Deputado Ricardo Costa aos blogueiros …

 

 

Em Pombos, GATI prende homem que cultivava maconha em casa


Foto: Divulgação

Uma operação conjunta do Grupamento de Apoio Tático Itinerante (GATI) do 21º BPM e Policiais do Serviço de Inteligência prenderam nessa terça-feira (18), na cidade de Pombos, no Agreste, um homem acusado de cultivar maconha em sua casa, além de portar um revólver calibre 32. Em sua companhia havia um menor que estava de posse de três papelotes de maconha, o qual chegou a ser apreendido.

Os Policiais se dirigiram até a residência de Natan Nivaldo Lourenço, de 23 anos, onde foi encontrado um pé de maconha plantado em sua casa. Ambos foram apresentados na Delegacia de plantão ficando a disposição da Justiça.

 

 

CONFIRA: Papa Francisco compartilha post do Blog A Voz da Vitória


Até o Papa Francisco acessa o Portal A Voz da Vitória

Um dos posts mais bem repercutidos nos últimos dias no Blog A Voz da Vitória contou com o sagrado compartilhamento do Santo Pontífice Papa Francisco, que através de seus representantes compartilhou na tarde da última sexta-feira (14/11) o Link do Blog A Voz da Vitória que divulgava Decreto de Dom Henrique Soares da Costa – Bispo Diocesano de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, tornando total e absolutamente proibido o uso de quaisquer bebidas alcoólicas em eventos públicos oficiais (Saiba AQUI).

A matéria foi adicionada no perfil oficial do Papa Francisco no Facebook.

 

 

Cabeleireiro morre em acidente de trânsito na zona rural de Amaraji


do Blog  Amaraji Notícias

O cabeleireiro Elias Miguel do Nascimento, conhecido por Nia, de 42 anos, morreu na tarde desse domingo (16), em um acidente de trânsito com um caminhão Mercedes, no engenho Riachão do Norte, zona rural de Amaraji, na Zona da Mata.

De acordo com informações repassadas pelo irmão da vítima que estava na garupa da motocicleta, no momento em que o irmão conduzia a moto avistou um veículo na estrada e parou para procurar apoio a fim de melhor posicionar o pé, onde não encontrou e acabou caindo na estrada com a motocicleta próximo do caminhão que após passar pela vítima percebeu que o mesmo havia caído.

Segundo o irmão da vítima, Elias bateu com a cabeça no caminhão e do jeito que caiu permaneceu, vindo a óbito no local.

Nia trabalhava como cabeleireiro a mais de vinte anos em seu salão localizado na antiga rodoviária de Amaraji. O corpo seguiu para o IML do Recife.

 

Graça Oliveira, nova coordenadora do Sindsep, comenta sobre os novos desafios no serviço público


Tomando posse na noite desta sexta-feira (14) com festa, a nova coordenadora geral eleita no último dia 28 de outubro, Graça Oliveira, comenta no Blog A Voz da Vitória, quanto aos novos desafios que estão colocados junto aos servidores públicos Federais e de como o serviço público deve atender a uma sociedade mais exigente.

A festa de posse acontece na sede da AABB no Bairro das Graças – Recife também para homenagear o servidor federal pela passagem do Dia do Servidor comemorado no dia 28 de outubro.

A nova diretoria do Sindsep-PE está a frente da entidade desde o dia 28 de outubro passado e deve permanecer no comando até 27 de outubro de 2017. O grupo foi eleito em junho deste ano, com mais de 95% de aprovação da categoria.

PERFIL – Graça Oliveira é servidora da UFPE desde 1981 e participou da fundação do Sindsep, passando a integrar a direção a partir de 1993. Atualmente é coordenadora Regional da Direção Sindical do Dieese e também secretária adjunta de Políticas Públicas Sociais da Condsef. Graça é socióloga e no final dos anos 70 ajudou a fundar a Associação e o Sindicato dos Sociólogos de Pernambuco. Confira a festa da Posse AQUI.

Assista a declaração de Graça Oliveira…


 

 

 

Campanha do Desarmamento chega em Amaraji


O Posto de Coleta Itinerante da Campanha do Desarmamento está instalado no pátio de eventos da cidade de Amaraji, Mata Sul do Estado, nos dias 14, 15 e 16 (sexta-feira, sábado e domingo), ficando disponível para quem quiser entregar seu armamento. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Qualquer pessoa pode fazer a entrega voluntária de armas sem que haja punição.

A entrega é indenizada com o valor que pode variar de R$ 150,00 a R$ 450,00, conforme a arma de fogo, que é liberado para saque 24 horas após a entrega, ficando disponível por um período de 30 dias. O cidadão recebe um protocolo para realizar o saque em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, quem desejar entregar o armamento não é identificado. Para realizar o transporte legal da arma é preciso retirar uma guia de trânsito para o transporte no site da Polícia Federal. Ela também deve estar descarregada e embalada.

Com informações do Amaraji Notícias. 

Trabalhadoras rurais de Amaraji emitem documentação gratuita


O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) estará realizando em Amaraji entre os dia 12 e 13 (quarta e quinta-feira), o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural – PNDTR.  O programa tem o objetivo de possibilitar a documentação civil básica e trabalhista ás mulheres da zona rural. O mutirão acontecerá no Centro de Múltiplo Uso a partir das 8 da manhã, e serão disponibilizados gratuitamente fotos e xerox para para aqueles que vão tirar os documentos.

Os serviços que serão oferecidos serão emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF, Registro de Nascimento, e haverá também uma sala da cidadania onde estará disponível os serviços de espelho, declaração de assentados e CCIR. Além de promover a inserção de agricultores no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal. O programa tem a parceria com a Secretaria Municipal de Serviço Social.
Fonte: http://www.amarajinoticia.com/.
Página 1 de 1812345...10...Última »