Arquivos do Blog

Carro com placa de Chã Grande é roubado em Amaraji


RONDA-POLICIAL81Uma dupla armada em uma motocicleta vermelha não identificada roubaram nesta manhã de quinta (22), um veículo Strada, cor prata, da cidade de Chã Grande/PE. A ação dos bandidos aconteceu na rodovia PE-71, na entrada da Usina Nossa Senhora do Carmo, em Amaraji/PE.
De acordo com a Polícia Militar, os acusados interceptaram o veículo, anunciaram o assalto e fugiram do local levando o veículo Strada.
A Polícia Militar em Amaraji foi acionada e os Soldados Sérgio e Edílson compareceram ao local, fizeram rondas na região, mas não localizaram os acusados e nem o veículo até o fechamento desta reportagem. Ambos são acusados pelo roubo do veículo, os quais podem ser os mesmos que na última semana interceptaram um caminhão carregado de areia nas proximidades do Engenho Bondade, em Amaraji.
Com informações do Amaraji Notícia

 

Leitora que conseguiu engravidar agradece ao Blog e ao Dr. Stevam Rios


Stevam-RiosLeitora do Blog, Mônica Bezerra dos Santos, conta seu relato a respeito do procedimento da Reversão Tubária feita pelo Ginecologista e Obstetra Stevam Rios, do Centro Clínico da Vitória de Santo Antão (CECLIN). Ela entrou em contato com a nossa redação e agilizou uma consulta com o médico. Hoje, após o sucesso da operação, ela agradece ao A Voz da Vitória e aos profissionais que lhe ajudaram, que foram os doutores Stevam Rios e Flávio Sodré.  A Reversão Tubária é um procedimento pioneiro no interior de Pernambuco que possibilita que mulheres arrependidas de terem feito suas laqueaduras tenham condições de serem gestantes novamente.

Meu nome é Mônica Bezerra dos Santos, tenho 35 anos e gostaria de contar um pouco da minha história. Aos 15 anos de idade engravidei da minha primeira filha, Nathaly Monik, já aos 17 anos engravidei da minha segunda filha Nathayany Graziella, e aos 19 anos engravidei do meu terceiro filho Erasmo Neto.  Quando saí da sala de parto, ainda inacordada, meu pai que não está mais entre nós, pediu ao médico para ligar minhas trompas. Chorei muito pois esta não era minha vontade.

Quando meu filho estava com 04 anos em 2004, comecei a fazer tratamentos e exames na maternidade da Encruzilhada – Recife, com Doutor Flávio Sodré. Então, após 02 anos de luta consegui marcar minha cirurgia para religar as trompas. Fiz todos os exames, passei por psicóloga, anestesista, e junta médica, e ninguém viu nada errado nos meus exames.  (…) Não quiseram me internar pois alegaram que eu estava com infecção urinária e por este motivo não iriam me operar. Fui arrasada para o carro e chorei muito. Deixei para lá este assunto por um bom tempo.

Em 2008, voltei a me consultar e me tratar novamente na Maternidade da Encruzilhada, então vi que tinha muita dificuldade, e meu ex-marido adoeceu e novamente desisti. Em 2012 voltei novamente a me tratar no hospital, mas o hospital começou uma obra absurda que nunca terminava e eles começaram a adiar todas as cirurgias marcadas e a botar as mais urgentes na frente. Logo em 2013, em uma consulta com Doutor Flávio Sodré, perguntei se ele fazia esta cirurgia particular e quanto custava. Ele falou que estava sem hospital para operar, foi quando o mesmo me indicou Doutor Stevam Rios.

stevam riosProcurei uma consulta com este doutor na Maternidade da Encruzilhada, mas como estava em reforma a agenda dele estava fechada. Foi quando pesquisando um consultório do Doutor Stevam Rios, encontrei ele no Blog A Voz da Vitória, e liguei para vocês, falei com o dono mesmo do blog que foi meu anjo da guarda, mas que infelizmente não lembro seu nome (neste caso foi Lissandro Nascimento).   Ele com muita paciência, atenção, e educação me deu o contato do consultório e, fez melhor, ligou para o doutor e ele marcou para a segunda feira próxima. Então, este anjo do Blog me ligou e fiquei muito feliz, agradecida, e tão ansiosa que nem via a hora de chegar esta bendita segunda-feira para esta consulta divina.

Chegando lá deixei marcada a minha cirurgia. Esta cirurgia me custou 10 dias de trabalho em uma festa de rua – a festa do Morro da Conceição, em Casa Amarela – Recife, pois trabalho lá no período da festa e foi o dinheiro mais suado e mais bem pago da minha vida.

Saí da festa do Morro da Conceição no dia 09/12/2013 e me operei no dia 13/12/2013. Foi o dia mais feliz da minha vida. Dia 21/12/2013 fui tirar os pontos e ele já mandou eu ir praticando para tentar ter bebê. Me operei na Apami em Vitória com Doutor Stevam Rios e Doutor Flávio Sodré. Vejam como é a vida…  Após tirar meus pontos, comecei a praticar e fui para minha revisão com Doutor Stevam na Ceclin em Vitória de Santo Antão, quando ele me mandou fazer um exame das trompas chamado Histerossalpingografia. Fiz o exame e foi a minha decepção, pois descobri que minhas trompas estavam obstruídas e sem mais esperanças.

Adiante, fui mostrar o exame a Dr. Stevam Rios e ao chegar ele me falou que minha cirurgia foi um sucesso, mas que minhas trompas tinham realmente obstruído, e que para eu engravidar só por um milagre. Deixei pra lá e fui viver minha vida!

Precisamente no dia 11 de outubro de 2014 minha menstruação veio 01 dia e foi embora, e no mês seguinte não veio mais. Não acreditei, mas estava realmente GRÁVIDA. E hoje escrevo para contar minha história, pois vocês participaram dela. Primeiramente Deus, segundo vocês e Doutor Stevam Rios e Doutor Flávio Sodré. 

Agradeço muito a vocês do A Voz da Vitória por ter me ajudado. E peço que vocês continuem  com este trabalho de humanidade com o próximo. (…) Sem mais, muito obrigado!

Hoje estou com a 15ª semana de gestação graças ao bom Deus e ao bom coração de pessoas como vocês”.

Mônica Bezerra dos Santos.

Saiba mais sobre a Reversão Tubária:

Vitória de Santo Antão pioneira em reversão tubária

 

reversaoANTES-645x483

 

 

Em Amaraji, Polícia Militar recupera moto roubada em Ribeirão


10887920_819444488135670_1206534977_nA Polícia Militar através do Cabo Ramalho e do Soldado Luís lotados no 21º BPM, quando realizavam abordagens na tarde desta segunda-feira (19) na Avenida Aírton Sena, em Amaraji, interceptaram um indivíduo no momento em que conduzia a motocicleta modelo Honda CG 125, preta, PEW-8407.
Ao ser indagado sobre a documentação do veiculo o condutor Severino Rivadávio da Silva, 33 anos, conhecido por Galego, apresentou seu RG e uma CRLV referente ao ano de 2013, sendo verificado no SISMEPE Cidadão foi constatado que a motocicleta era roubada, o que foi confirmado que havia sido tomada de assalto em Ribeirão no mês de outubro do ano passado.
O imputado foi conduzido com o veículo a Delegacia de Amaraji, onde informou ter adquiro a moto do senhor José Dias Filho, trabalhador rural que também foi localizado e conduzido a DP. Após confirmação dos dados junto a Delegacia de Roubos e Furtos os acusados foram autuados para as procedências cabíveis.
Amaraji Notícias 

Em Vitória, mudanças no comando do 21º BPM


DSC08147
O Comando do 21º BPM – Monte das Tabocas em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, receberá mudanças em 2015. Quem informa é a assessoria de imprensa da PMPE.
De acordo com o órgão, uma solenidade será realizada na tarde desta quarta-feira (14) para passagem de função de chefias e comandos de unidades da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM); da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP); da Diretoria Integrada do Interior I e II (DINTER I e II) e de duas chefias do Estado Maior.
A área do 21º BPM que compreende as cidades Amaraji, Escada, Primavera, Pombos, Vitória de Santo Antão, Chã de Alegria e Glória do Goitá, quem assume será o Major Hercílio da Fonseca Mamede (Major Mamede). O evento de passagem de unidades será no auditório do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco às 16h, no bairro da Boa Vista, em Recife. Ao todo, serão 28 mudanças.
Os novos comandantes dos batalhões da DIM são:
1º BPM – Tenente-coronel Fernando Correia dos Santos
6º BPM – Tenente-coronel Ricardo José Barbosa da Silva
11º BPM – Tenente-coronel Antônio Tavares Ferreira
12º BPM – Tenente-coronel José Aleixo Barbosa Júnior
13º BPM – Tenente-coronel Carlos José Viana Nunes
16º BPM – Tenente-coronel Alexandre Alves da Cruz
19º BPM – Tenente-coronel Adalberto Freitas Ferreira
20º BPM – Major Rivaldo Souza da Silva
As unidades da DINTER I serão comandadas por:
2º BPM – Tenente-coronel Lindjohnson Félix da Silva
4º BPM – Tenente-coronel Clenildo de Azevedo Nunes
9º BPM – Coronel Marcos Campos de Albuquerque
21º BPM – Major Hercílio da Fonseca Mamede
5ª CIPM – Major Silvestre Silva Dantas
8ª CIPM – Major Edvaldo Heleno de Oliveira
E as Chefias do Estado Maior quem assume são:
1ª Seção – Tenente-coronel Érica Cristina Melcop de Castro e Souza
3ª Seção – Tenente-coronel Eduardo Henrique Senna Costa
Na DIRESP, quem assume são os seguintes:
BPCHOQUE – Tenente-coronel Fernando Aníbal Rodrigues Lima
BPRP – Tenente-coronel Walter Benjamin de Medeiros Filho
BPRV – Tenente-coronel Clóvis Fernando Pereira
CIPOMA – Major Josemar José Diniz Moutinho
CIATUR – Major Idelfonso Elias de Queiroga
CIPCÃES – Capitão Cleto Moraes Ribeiro
CIPMOTO – Major Macos Aurélio Ramalho de Souza
A DINTER II ficará com:
7º BPM – Major Clodoaldo José da Silva
8º BPM – Major José Roberto de Almeida Souza
14º BPM – Major Gildo Tomé da Silva
23º BPM – José Flávio Morais de Santana
1ª CIPM – João Patrício da Silva Filho.

Em Amaraji: Show do Rei da Cacimbinha e Expressão Sertaneja são cancelados


CANCELADO
A festividade em comemoração a Santo Amaro que aconteceria no sábado (17) com as atrações O Rei da Cacimbinha e a Banda Expressão Sertaneja, foram canceladas.
Em nota a Comissão da Festa de Santo Amaro organizadora do evento, informou que o cancelamento se deu por questões documentais e por aconselhamento do comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar.A comissão da festa então cancelou o show que fazia parte das festividades de Santo Amaro programado para este sábado, dia 17, no Ginásio O Gouveião, ficando assim, isentos do referido evento. Para efeitos legais, a comissão da festa não tem nenhuma responsabilidade sobre o show.

do Amaraji Notícia 

Colisão envolvendo motocicleta deixa um ferido em Amaraji


moto amarajiUma pessoa ficou ferida após uma colisão entre um carro e uma motocicleta na PE-71, em Amaraji, Mata Sul do Estado, na tarde dessa segunda-feira (12). Edvaldo José Ferreira de Melo, 36 anos, pilotava sua moto de placa PFE 1792, quando foi atingido por um veículo modelo KJD 7426, de cor cinza.

A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o Hospital Alice Batista, na mesma cidade. Não há maiores informações sobre seu estado de saúde. O condutor do carro se apresentou à delegacia da cidade e prestou depoimento.

Com informações do Amaraji Notícias.   

 

A VOZ DA VITÓRIA: Único blog na Mata Sul de PE com a marca dos 07 milhões de acessos


10918995_1014409691909094_5918387003788390649_nOntem à tarde (06 de janeiro) o Portal A Voz da Vitória ultrapassou a marca dos mais de 7.000.000 milhões de acessos. Agradecemos a todos que têm acompanhado colocando este blog entre os mais acessados de Pernambuco. 

Temos consciência da significativa intervenção que os meios de comunicação pertencentes à mídia digital detém na atualidade, e por isso reforçamos a democratização do acesso a informação e ao conhecimento. 

No decorrer dos últimos anos esse crescimento de clicks e interatividade em nossas redes sociais (Fanpage / Twitter / WhatsApp (81.9992-9364/ Youtube / Instagram) ganham capilaridade em número e em qualidade, sobretudo com ousadia e sem receio em polemizar sobre as grandes questões que envolvem a população da Zona da Mata de Pernambuco. A você leitor e colaboradores do nosso Portal, nossos gratos sete milhões de obrigados!

Equipe

*Quer anunciar no Blog? Peça um orçamento pelo avozdavitoria@live.com  

Homicídio registrado em Escada, na Mata Sul


tirosUm homem dono de um lava jato no município de Escada, na Zona da Mata de Pernambuco, foi morto nessa terça-feira (6) em seu estabelecimento, localizado na Rua Zenóbio Lins, no bairro Riacho do Navio.

A polícia não sabe o que motivou o crime nem quem o teria cometido, mas testemunhas informaram que dois homens chegaram de motocicleta e efetuaram os disparos contra Heleno Raimundo da Silva, 40 anos. O caso é investigado pela Delegacia de Polícia de Escada. O corpo de Heleno foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, área central do Recife.

Com informações do NE10.

EXCLUSIVO: Concurso da Prefeitura de Vitória é questionado no Ministério Público


Concurso proibido 2015CONCURSO? PODE??? Elias Martins entra com representação no MPPE alegando que o atual Concurso Público da Prefeitura de Vitória se encontra irregular

Ultimo dia 23 de dezembro a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, lançou um novo concurso público para provimento de cargos, oito anos após o ultimo lançado pelo ex prefeito José Aglailson (PSB), que até hoje vem dando o que falar, em virtude da manutenção de grupos que dão prejuízos financeiros incalculáveis aos cofres do Município, sem a devida reação do Governo Elias Lira (PSD) desde sua posse em janeiro de 2009.

Você leitor do Blog A Voz da Vitória pode até pensar que sou contra concursos públicos.  Engana-se!  São necessários, mas de forma responsável e tempestiva.

Em 2009, quando trabalhei muito, tentando ver a máquina pública da Vitória decolar para novos rumos, discuti incessantemente com um dos setores que precisava com urgência de criação de cargos.  Agentes de Trânsitos – Precisávamos de no mínimo 50.

Hoje, 06 anos após, com uma frota de 43.133 veículos emplacados em Vitória, com uma receita só de IPVA que acaba de bater um novo recorde em 2014 – R$ 4 milhões de reais, dos quais R$ 3,2 milhões vai para administração e R$ 800 mil para a Educação do município, se considerarmos a contratação de 50 agentes, com um salário de R$ 1.500,00 inicial, custaria R$ 1,2 mi de reais anuais aos cofres do município, nos proporcionando maior fiscalização, melhor trânsito, e com certeza mais receita sobre os transgressores do trânsito.

Este concurso em especial, está condenado a não acontecer, por enquanto.  Por que?

Já falei em matéria anterior que o atual governo da cidade não estourou as contas com pessoal apenas em agosto de 2014.  Foi, agosto/13, dezembro/13, abril/14 e agosto/14. Saiba mais AQUI.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina em seu Artigo 22, Parágrafo Único, Inciso IV, que para lançar concurso, o ente público, no caso Prefeitura, precisa estar no máximo com 51,30% de comprometimento de pessoal. Em agosto 2014, estes eram os números de Vitória:

Gastos com Pessoal – setembro/13 à agosto/14

Índice necessário – 51,30% – R$ 100,8 milhões de reais (valor já alto para nossa administração)

Índice apresentado pelo Contador – 57,25% – 112,5 milhões de reais.

Minha apuração com base nos números do Contador – 67,26% – R$ 132,2 milhões de reais.

Observem que um município estava com excesso de R$ 31,4 milhões no período que se encerrou em agosto de 2014.  Tecnicamente a reversão destes números leva em média 08 meses, mesmo com as ações radicais assumidas pelo governo ao final de 2014.

Só por esta ótica, a abertura do concurso público para provimento de cargos em Vitória de Santo Antão não pode prosperar diante dos olhos da lei brasileira. 

Quando a Administração ajustar seus números, PODE. Contudo, isso só acontece a cada quatro meses, e com certeza, os resultados de dezembro, que serão apresentados em 31.01.2015, não lhe darão esta condição.

Esta é a maior razão que me leva a Representar junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o pedido de Cancelamento do Atual Concurso, até que a Prefeitura da Vitória de Santo Antão ajuste suas contas.

Outros detalhes, como vagas para Merendeiras, professores, guardas municipais, discutiremos em outra matéria.

Por enquanto a Representação foi feita à Promotora Dra. Lucile Girão Alcantara, com Protocolo de entrada as 10h50 deste dia 05 de janeiro.

elias martins

 

 

por Elias Martins, colunista do Blog

 

 

 

 

Diálogo e Tolerância: saudemos 2015!


Lissandro AblogPE“Que neste período sejam confraternizados todos os desejos de um mundo melhor. Que todos estabeleçam um novo vigor de humanidade, e que nada seja mais forte do que a união daqueles que brindam o afeto entre eles”, Lissandro Nascimento, editor do Blog.

 

 

 

 

Vereador do Amaraji morre após sofrer infarto dentro de casa


VEREADORMorreu por volta 2h30 desta quarta-feira (24/12), o vereador da cidade de Amaraji, Severino Ramos da Silva, conhecido popularmente por Raminho Crocodilo, 56 anos. De acordo com informações do site Amaraji Noticias o mesmo estava em sua residência dormindo quando respirou repentinamente forte e morreu.
O corpo do parlamentar foi encaminhando ao Serviço de Verificação de Óbito em Caruaru. O corpo será velado na Câmara de Vereadores de Amaraji em horário ainda a ser definido. Raminho Crocodilo foi candidato a vereador nas últimas eleições pelo PR, onde foi eleito com 408 votos.
Na ultima eleição da Mesa Diretora da Casa foi nomeado vice-presidente da Câmara Municipal. Possivelmente quem assume a vaga deixada pelo republicano é o ex-vereador Irmão Izaias, também do PR.

Raquel Lyra é contra Projeto de Lei das mídias alternativas


AblogPE na Alepe - Foto Kylvio Oliveira  (2)Projeto que democratiza as verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco será retomado pelas mídias alternativas em 2015 

Da Redação da AblogPE 

Representantes da blogosfera pernambucana acompanharam na manhã desta segunda-feira (15/12), a última sessão do ano da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa (CCLJ da Alepe), que tramita o Projeto de Lei (PL) nº 2164/2014, para determinar valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco às mídias alternativas. Por iniciativa da AblogPE, o deputado Ricardo Costa (PMDB) é autor deste PL, que não entrou na pauta mais uma vez, apesar de quatro sessões realizadas e os apelos dos blogueiros junto a deputada Raquel Lyra (PSB), presidente desta Comissão.

AblogPE na Alepe - Foto Kylvio Oliveira  (1)Raquel Lyra chegou a afirmar que o projeto das mídias seria inconstitucional, pois move recursos públicos e mexe com a interdependência entre os Poderes do Estado (Executivo,  Legislativo e Judiciário). “O PL não cria despesas, pelo contrário, ele democratiza as verbas publicitárias já existentes. Raquel Lyra foi omissa e intransigente, dando a entender que nem chegou a ler o projeto e pormenorizou uma proposta plenamente constitucional”, ressaltou Jairo Medeiros, assessor jurídico da  Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE). Ele lembrou que no Estado do Rio Grande Sul esta questão já é Lei, onde as mídias alternativas já são reconhecidas pelo Poder Público gaúcho.

Para o presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento, que fez uso da palavra junto aos membros da CCLJ, o Projeto 2164 é avançado na medida em que democratiza as verbas publicitárias disponíveis no Orçamento Público. “O aval desta Comissão poderia avançar o debate sobre as mídias sociais no próximo ano, na Alepe e na sociedade. É uma pena que este debate seja adiado, sobretudo diante de todos nós que fazemos uma nova mídia comprometida com a disseminação da informação e da cidadania”, destacou.

A atitude da parlamentar em não colocar em pauta o PL nº 2164/2014  foi vista pelos blogueiros pernambucanos como um ato de covardia, tendo em vista que todas as sessões contaram com a presença dos blogueiros de todas as regiões do Estado. Para a blogosfera, Raquel Lyra, filha do Governador João Lyra, decepcionou todos os que fazem a produção de conteúdo para as mídias digitais, pois se mostrou primária na sua posição de contrariedade à proposta.

AblogPE na Alepe - Foto Kylvio Oliveira

 

 

Árbitro de futebol amador é assassinado a tiros em Amaraji


DSC00293Um árbitro de futebol amador foi morto a tiros na noite deste domingo (14), no Bairro Alice Batista, em Amaraji, Zona da Mata do Estado.  Adolfo Henrique Silva de Melo, 29 anos, seguia pela Rua 22 da localidade quando foi surpreendido por dois homens armados que estavam em uma motocicleta.

Segundo informações do Amaraji Notícias, a vítima percebeu a ação e tentou correr, mas foi alvejado por cerca de seis disparos. O homicídio ocorreu por volta das 22h. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. O crime será investigado.

 

No aniversário da AblogPE, blogosfera recebe apoio ao Projeto das Mídias Alternativas em 2015


Aniversário AblogPEBlogueiros comemoram 03 anos de fundação da sua entidade

Da Redação da AblogPE

Na manhã dessa quinta-feira (11/12), a Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), que é pioneira no Brasil, comemorou três anos de fundação na sua sede, localizada na Rua da Aurora, no Centro do Recife. Na ocasião, o assessor do Deputado Ricardo Costa (PMDB), Eduardo Napoleão, destacou a importância do trabalho de comunicação desenvolvido pelos blogueiros do Cais ao Sertão e aproveitou para assegurar o apoio à luta da categoria no ano de 2015.

Por iniciativa da AblogPE, o deputado Ricardo Costa é autor do Projeto de Lei 2164/2014 que determina valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco às mídias alternativas, pelo qual aguarda entrar na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (CCJ da Alepe), dependendo tão somente da Dep. Raquel Lyra (PSB), presidenta desta Comissão.

Durante as sessões da Comissão, o relator deste PL, deputado Silvio Costa Filho (PTB), firmou apoio aos blogueiros e pediu atenção da presidente da CCJ para este Projeto seguir adiante na Alepe.

Lissandro AblogPEO Presidente da AblogPE, Lissandro Nascimento, membro da Comissão Nacional da Blogosfera, participou no último dia 09 da reunião deste Fórum, em São Paulo (SP), informando na confraternização da associação as pautas que os blogueiros terão no próximo ano.  “Teremos o desafio enquanto blogueiros de travar o debate da Reforma Política, da regulação dos meios de comunicação e os desdobramentos do Marco Civil da Internet, pautas caras e que interferem diretamente à vida dos produtores de conteúdo para as mídias digitais”, enfatizou.

Nesta segunda-feira (15), às 10h, a AblogPE convoca todos os blogueiros a participar da última sessão da CCJ de 2014, no segundo andar do prédio anexo da Alepe. O intuito é reforçar a tramitação do Projeto das Mídias Alternativas nesta Casa Legislativa.

 

 

“Ato pela ressurreição da TV Pernambuco” usa o bom humor para protestar contra falta de recursos para a mídia pública


TVPE - FopecomÉ com irreverência que o Fórum Pernambucano de Comunicação (FOPECOM) pretende chamar a atenção para o descaso do Estado para a comunicação pública. Nesta terça-feira (9), às 10h, o Fopecom promove o “Ato pela Ressurreição da TV Pernambuco” em frente à Assembleia Legislativa (Alepe). O evento tem como intuito criticar a ausência de verbas para a emissora, questionar a demora do Poder Executivo em responder para onde foram os R$ 25 milhões prometidos para a TV pública, chamando a atenção para que deputadas e deputados possam se mobilizar também para cobrar do próximo governador os recursos necessários para que a Empresa Pernambuco de Comunicação possa realizar seu papel.

Em julho de 2012, o então secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, afirmou que o fortalecimento da TV Pernambuco era necessário e essencial para uma comunicação mais plural. Na ocasião, o gestor anunciou um importante aporte financeiro para que a emissora pudesse por os pés na era digital. Disse Granja: “O governador do Estado se comprometeu e o secretário da Casa Civil reafirmou que até o fim de 2013, iremos dispor de R$ 25 milhões para a TV Pernambuco, o que cria as condições de digitalizarmos a tevê, de recuperarmos a nossa estrutura de torres e antenas, de melhoria do sinal, e que aporte recursos correntes para formar uma equipe capacitada”. Onde está esse investimento? É o que se quer saber. Nos últimos dois anos, pouco mais que um décimo desse montante chegou à TVPE.

“O governo de Pernambuco já ‘ameaçou’ ressuscitar a TV Pernambuco várias vezes. Uma hora falta gerência. Na outra, falta recursos. É difícil perceber como um Estado que tem um potencial como o nosso investe, anualmente, cerca de 100 milhões de Reais em propaganda na mídia comercial enquanto deixa sua própria emissora pública definhar. Uma mudança de atitude é urgente”, avalia Ivan Moraes Filho, do Centro de Cultura Luiz Freire.

MÍDIA ALTERNATIVA – Antes do protesto, no mesmo local, na Alepe, integrantes da sociedade civil e dos coletivos envolvidos na luta pelo direito à comunicação irão acompanhar a votação na Comissão de Constituição e Justiça do Projeto de Lei (PL) nº 2164/2014, que obriga o Poder Executivo a utilizar valor não inferior a 5% do orçamento de mídia para apoiar meios de comunicação alternativos e independentes. Essa lei é de iniciativa da Associação dos Blogueiros de Pernambuco (ABlogPE) e foi apresentada pelo Deputado Ricardo Costa (PMDB). “Esse é o reconhecimento do papel social que as mídias alternativas cumprem hoje, e o projeto de Lei assegura um pequeno percentual das verbas públicas destinadas à publicidade a este setor que dissemina a informação e estimula a cidadania, sobretudo nas pequenas cidades”, frisou Lissandro Nascimento, Presidente da AblogPE.

SEMANA DE LUTA – Os atos desta terça iniciam uma semana de militância pelo direito à comunicação e pela regulação democrática da radiodifusão que acontece no Brasil inteiro, em lembrança dos cinco anos da I Conferência Nacional de Comunicação, realizada em 14 de dezembro de  2009.  Durante a I Confecom, mais de 600 propostas foram aprovadas como, por exemplo, a definição de cotas para conteúdo regional na radiodifusão, o estabelecimento de limites à propriedade nas outorgas dos canais de rádio e tevê e o fortalecimento do sistema público de comunicação. A TV Pernambuco é a prova de que, pelo menos no nosso Estado, o governo ainda está devendo muito no que diz respeito à democratização da mídia e à consolidação de uma comunicação não-comercial. Durante a semana será intensificada a coleta de assinaturas para  o projeto de Lei da Mídia Democrática, que prevê a regulamentação dos artigos constitucionais que dizem respeito à radiodifusão. Para saber mais sobre o projeto, visite www.paraexpressaraliberdade.org.br.

 

Página 1 de 1912345...10...Última »