• Ceclin
fev 10, 2018 0 Comentário


Agremiações começaram a tomar ruas da Vitória de Santo Antão

Troça Carnavalesca ÉTesão & ÉTesuda

Por Lissandro Nascimento 

É hoje! A folia, que há dias tomou conta das ruas da Vitória de Santo Antão, foi recebida oficialmente na noite da ultima quinta (08/02). Agora sim, é Carnaval! 

E como o tema de 2018 é “Vitória das Tradições”, não podia faltar na festa de abertura um cortejo pelas principais ruas do Centro promovido pela prefeitura local com as presenças do Rei Momo, a Rainha e a princesa. O Carnaval da Vitória é conhecido por sua tradição das Alegorias e pelo nome dos Bichos que emprestam suas alcunhas às tradicionais agremiações. A folia toma conta com shows de ritmos para todos os gostos, em estilos diferentes e para todas as classes, a exemplo do Frevo, Maracatu, Axé, Pagode e demais. O Município conta com 03 Polos de animação, tradicionalmente o da Praça Duque de Caxias (O Quartel do Frevo!), além da Matriz, e em Pirituba – Distrito de Vitória.

Além do cortejo, houve o desfile do Bloco do Fera com a Banda Tá de Boa sob novo vocalista Kekel que arrastou uma grande moçada também na noite da quinta. O Boi Gereba, a Troça Carnavalesca Melhor Idade em Folia, O Bezerrão, Só Volto na Quinta, Os Depravados também marcaram presença no corredor da folia, somado a montagem de um palco alternativo na Matriz na noite da sexta promovida pelo Coletivo Belas Artes.

Agremiações começaram a tomar ruas da Vitória de Santo Antão 2018

O desfile do Clube de Fados Taboquinhas foi o principal destaque na noite da sexta (09).  Única agremiação remanescente no País ao som de orquestra de pau e cordas, prestou homenagem nesta edição ao ex-prefeito José Aglailson (2000 / 2008) que aos 80 anos, sempre externou sua simpatia ao tradicional Clube vitoriense.

Neste sábado de Zé Pereira, aquecendo oficialmente aqueles que vão conduzir os quatro dias da Festa de Momo em Vitória, os músicos das Orquestras Ciclone | Venenosa vão comandar uma multidão com a Troça Carnavalesca “ÉTesão & ÉTesuda” sob a coordenação de Elminho Cândido. A tradicional agremiação que mais reúne na cidade folião fantasiado, tomará as ruas no início da tarde com saída do Livramento, prometendo, como sempre, arrastar uma multidão no corredor da folia exibindo o seu mais novo estandarte, assim como reverenciando os 80 anos de fundação da Pitú. Contudo, certamente à noite quem comandará o frevo serão Os Monges em Folia com a Orquestra A Temperada de Chã Grande. Ainda O Pereirinha – Bloco do Javan, bem como O Sapo completam o dia, mais o destaque com o Bloco Papa-léguas sob o comando de Bolsa da Madame | Trio Asas da América, com saída do Livramento, às 20h.

Para 2018, os shows de Palco ocorrem de 10 a 13 de fevereiro, nos três polos de animação conforme aconteceu em edições anteriores. A programação dos polos pode ser conferida AQUI.

 Alegoria Carnaval 2018 Vitória de Santo Antão