• Ceclin
abr 13, 2018 0 Comentário


Aeronáutica lança processo seletivo para preencher 180 vagas em curso preparatório

Aeronáutica FAB

A partir do dia 18 de abril, a Força Aérea Brasileira (FAB) estará com inscrições abertas para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar 2019.  Ao todo, são ofertadas 180 vagas (160 para homens e 20 para mulheres) a adolescentes com idades entre 15 e 18 anos. O prazo vigente para realização das inscrições vai até o dia 8 de maio, e a taxa de inscrição a ser paga pelo candidato custa R$ 60.

O processo seletivo é composto por provas escritas (língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental.  As provas serão realizadas no dia 8 de julho em Pernambuco, Pará, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Amazonas, Roraima e Rondônia.

Com duração de três anos, o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) é ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, Minas Gerais. O treinamento destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo.

Durante o CPCAR, os recrutas estudantes receberão alimentação, alojamento, fardamento e assistências médico-hospitalar e dentária, além de remuneração inicial de R$ 1.044 mil, conforme a tabela de salários dos militares das Forças Armadas.

Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), no dia 19 de janeiro de 2019, para habilitação à matrícula no curso.

Após a conclusão, com aproveitamento, o aluno fará jus aos certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR e poderá concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).

Confira outros detalhes no Edital ou no site da FAB.