• Ceclin
fev 04, 2019 0 Comentário


8ª Feijoada da ABTV marca o passo para a folia em Vitória de Santo Antão

8ª Feijoada da ABTV marca o passo para a folia em Vitória

O Clube dos Motoristas, Urso Branco, a Girafa e o Jornal da Vitória foram homenageados pela ABTV por completarem décadas de pertencimento à história local

Por Lissandro Nascimento

Em sua oitava edição, a feijoada promovida pela Associação dos Blocos de Trio Elétrico da Vitória de Santo Antão (ABTV), abre oficialmente o calendário carnavalesco da cidade com as presenças dos dirigentes de blocos, clubes e troças carnavalescas, foliões, patrocinadores, vereadores e a imprensa local. Registra-se ainda representando o 21º BPM, o Tenente Ednelson que reforçou no evento ocorrido no último sábado (02/02), no Restaurante Gamela de Ouro, que a agenda montada para os desfiles de ruas se encontra devidamente ajustada. O Tenente aproveitou para elogiar as primeiras prévias carnavalescas realizadas na cidade que consideram em “exitosa ordem”.

Ciceroneada pelo jornalista José Edalvo, um dos homenageados dessa edição, a Feijoada da ABTV contou com as Orquestras Avalovara e Ciclone, bem como os cantores da Banda Asas da América, Deyse Trajano e Moraes Júnior, os quais agitaram o salão de dança.

8ª Feijoada da ABTV

A entidade é presidida por Charles Romão, organizador do Bloco Infantil Baby Alegria que agora apenas desfila no Dia das Crianças, pelo qual repetiu a exemplo das edições anteriores prestando homenagens às personalidades ligadas a folia de Momo na cidade. O reconhecimento este ano foi para José Varela – fundador do Clube dos Motoristas “O Cisne” (70 anos), Dona Birina – Clube Urso Branco (95 anos), a Girafa (70 anos), José Edalvo – Jornal da Vitória (40 anos) e uma homenagem póstuma ao carnavalesco e folião, recentemente falecido, João Potó. Para receber a honraria prestada a João Potó, o atual presidente do Coelho, Antonio Everton, representando a família, recebeu a comenda.  Potó foi fundador da Troça Balaio de Uréia e também exerceu a presidência do Clube O Coelho.

Romão aproveitou o evento para anunciar que a partir do próximo mês de março a ABTV conta com novo presidente. Trata-se de Cristiano Pilako, do Bloco A Saudade, que comandará a entidade até 2021.

homenageados ABTV 2018

HOMENAGENS - Clube o Coelho, José Varela dos Motoristas, a Girafa representado por Helder Néri, e os diretores do Urso Branco receberam a comenda em nome dos homenageados. Fotos: A Voz da Vitória

A Associação designou para entregar a homenagem pelos 40 anos do Jornal da Vitória, o Professor Pedro Ferrer, presidente do Instituto Histórico, o qual enfatizou os desafios do que é fazer o papel da imprensa no Município. Ferrer destacou que os que estão à frente da produção de conteúdo da imprensa local merecem ser respeitados e valorizados, além do que levantou críticas de que uma imprensa livre não se deve intimidar com os pólos políticos do “amarelo & vermelho” impregnados no poder local há meio século. Segundo ele, a edição impressa do Jornal da Vitória é um ato de resistência e se tornou uma memória importante e de valorosa contribuição ao patrimônio histórico do Município ao longo dessas quatro décadas.

Pedro Ferrer & José Edalvo

Também como um dos fundadores da ABTV, José Edalvo, por sua vez, aproveitou o evento da entidade carnavalesca para também comemorar seu aniversário nesta data e confessar seu compromisso, agradecimento e testemunho de vida intrinsecamente ligada a Vitória de Santo Antão. “Aqui minha vida se confunde com Vitória. Tenho importantes laços na vida social dando minha humilde contribuição, fiz um legado profissional e conquistei minha família. Tudo isso me inspira a continuar fazendo imprensa diante do amor incondicional que tenho a esta terra!”, bradou emocionado, sendo aplaudido pelo público presente ao evento.

Com esse evento da ABTV, Vitória marca o passo da folia de Momo e já respira desde a semana passada com movimentos de ensaios e prévias carnavalescas agendadas para a contagem regressiva rumo ao carnaval.