• Ceclin
out 10, 2018 0 Comentário


5 coisas que você precisa aprender com os japoneses para viver mais feliz e por mais tempo

livro Ikigai é uma palavra em japonês

Ikigai é uma palavra em japonês que significa uma razão para viver ou uma razão para pular da cama todos os dias pela manhã. Para os japoneses é fundamental encontrar um perfeito balanço na vida e também uma grande satisfação nela. Sendo que esta é um dos principais motivos pelas quais os japoneses vivem por mais anos e também mais felizes. Uma das ilhas com mais idosos japoneses é a Okinawa, sendo que lá o Ikigai é levado bastante a sério.

Diferentemente do que acontece no Japão, onde grande parte dos idosos japoneses são mais felizes e mais saudáveis, em outras partes do mundo, como por exemplo o Brasil e França, os idosos sofrem com diversos tipos de doenças, entre elas depressão e Alzheimer’s. Veja abaixo 5 coisas que você precisa aprender com os japoneses para viver mais feliz e por mais tempo:

1. Praticar atividades físicas e mentais 

A rotina dos japoneses desde a forma como tomam banho ou vão ao banheiro é mais ativa. Sendo que eles precisam se agachar muito mais, já que há banhos sentados e também privadas na altura do chão. Para cuidar da mente, os japoneses praticam mindfulness na qual eles refletem sobre as suas vidas com frequência diária para que seus atos estejam alinhados com seus propósitos e para que eles tenham mais foco.

2. Ter uma alimentação saudável 

Os japoneses não consomem muito sal em suas refeições, como também se alimentam com vegetais e frutas. Além disso, ingerem bastante fibras e oxidantes. Um ponto importante da dieta japonesa, principalmente a de Okinawa, é o fato de se comer menos, de maneira a nunca se sentir estufado. Por fim, há uma perfeita combinação dos tipos certos de carboidratos, gorduras e proteínas.

3. Equilibrar vida em comunidade com vida individual 

Para os japoneses é fundamental ter um perfeito equilíbrio, como dito acima, dessa maneira tanto o tempo sozinho como o tempo em companhia são importantes. Para os japoneses é importante se encontrar com outras pessoas respeitando os seus tempos e oferecendo presentes como também cuidar de si mesmo, respeitando o tempo para si e se sentindo bem em suas próprias peles.

4. Ter mais hábitos de limpeza do ambiente e de si mesmo

Ter uma casa limpa e organizada é uma das prioridades na vida dos japoneses, sendo que durante o verão, eles tomam dois banhos por dia, para sempre se manterem limpos. Em adição, os japoneses vivem uma vida minimalista, muito pelo fato dos altos preços das propriedades e também da alta concentração populacional em cidades como Tóquio, por exemplo.

5. Viver em continuo desenvolvimento na vida 

Existe mais um termo japonês que é fundamental na vida dos japoneses, o kaizen. Este termo é dividido em duas partes, mas significa um estado de continuo desenvolvimento na vida. A primeira parte é formada por ações, ou seja, o que é preciso ser feito para melhorar o que não está dando certo na vida, já a segunda parte é formada pela filosofia, de forma a analisar quais são os valores para se ter nada vida e como se pode melhorá-la, ou seja, as ideias. Isso também significa uma constante formação de bons hábitos.

Por fim, somando essas 5 coisas, os japoneses também tem um conceito para a vida: Wabi-Sabi, na qual para se viver feliz e por mais tempo é preciso aceitar que a vida é perfeitamente imperfeita, ou seja, é preciso aceitar a vida como ela é e ir caminhando sempre para frente, dando o melhor que se pode sem pressa para chegar em algum lugar, mas vivendo um dia de cada vez.