• Ceclin
jan 06, 2011 39 visualização 2 Comentários


386ª Festa do Padroeiro Santo Antão

por Lissandro Nascimento

Vitória de Santo Antão celebra as comemorações de seu Padroeiro no próximo dia 17 de janeiro (feriado municipal). A Paróquia de Santo Antão começa neste sábado (08) sua programação religiosa que deve encerrar com a Procissão no dia 17, marcando os 386 anos de uma das mais antigas procissões do interior nordestino. O Tema escolhido para este ano foi: “A exemplo de Santo Antão, sejamos missionários e autênticos seguidores de Jesus”.

Além da parte religiosa que abre com o hasteamento das bandeiras do Padroeiro e de São Sebastião no pátio da Igreja, todas as noites a partir das 19h. acontecerão as celebrações eucarísticas organizadas pelas comunidades e celebradas por Padres convidados de outras paróquias da região, além de já está definida as atrações culturais durante o evento.
Para o dia 17 de janeiro haverá às 10 horas a Concelebração Eurarística presidida Dom Felipe José Cláudio da Silva, Abade do Mosteiro de São Bento, em Olinda.

Já a tricentenária Procissão está marcada para às 16 horas com as imagens de Sto. Antão e São Sebastião. A procissão será conduzida por Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife. E, encerrando com uma especial celebração no Calçadão da Matriz no início da noite, coordenado pelo Pároco da Matriz – Pe. Renato da Cunha Cavalcanti.

SANTO ANTÃO


Pai do monaquismo cristão, Santo Antão nasceu no Egito em 251 e faleceu em 356; viveu mais de cem anos, mas a qualidade é maior do que a quantidade de tempo de sua vida, pois viveu com uma qualidade de vida santa que só Cristo podia lhe dar.

Com apenas 20 anos, Santo Antão havia perdido os pais; ficou órfão com muitos bens materiais, mas o maior bem que os pais lhe deixaram foi uma educação cristã.
Ao entrar numa igreja, ele ouviu a proclamação da Palavra e se colocou no lugar daquele jovem rico, o qual Cristo chamava para deixar tudo e segui-Lo na radicalidade. Antão vendeu parte de seus bens, garantiu a formação de sua irmã, a qual entrou para uma vida religiosa e passou um vasto período recluso.

Eventos Culturais durante o Novenário no Calçadão da Matriz:

Na Barraca

Dia 08 – Nordestinos do Forró
Dia 09 – Quinteto Dourado
Dia 14 – João Caverna e Edilma
Dia 15 – Arquivo do Brega e Vava do Acordeom
Dia 16 – Augusto Cezar e Ricardo Rico
Dia 17 – Vilma de Gravatá

No Calçadão

Dia 09 – Grupo folclórico “Perna de Pau”
Dia 11 – Pastoril “Lírio do Deserto” (GDL)
Dia 14 – Nossa Gente, Nossa Cara (GDL)


por Lissandro Nascimento.